fbpx

4 dicas para não gastar com câmeras demais

12 abr 2016 Tecnologia de Segurança

Implantar um sistema de monitoramento é indispensável para qualquer tipo de negócio. Ao instalar câmeras de segurança é possível inibir a ação de criminosos, minimizar a ocorrência de situações de risco, produzir evidências criminais e certificar-se,inclusive, que os próprios funcionários estejam agindo de acordo com as normas da empresa.

Contudo, ao contrário do que muitos imaginam, nem sempre um maior número de câmeras existentes em uma empresa representa mais segurança. Na verdade, o excesso de equipamentos pode significar mais gastos e não garantir a total eficiência do sistema de monitoramento.

Pensando nisso, separamos nesse post 4 dicas para não gastar com câmeras demais e ainda assim afastar as situações de risco de sua empresa.

Faça a análise de risco

O primeiro passo para evitar gastar excessivamente com câmeras de monitoramento é fazer a análise de riscos de sua empresa. Com um estudo técnico detalhado é possível identificar as prioridades e determinar exatamente qual será a complexidade do sistema de monitoramento.

A análise de riscos deve ter como meta apontar os principais pontos de vulnerabilidade, qual é o nível crítico de segurança de cada área e o que merece mais cuidado. Dessa forma, a probabilidade de ser assertivo no momento da compra ou contratação de equipamentos como câmeras de segurança é muito maior, uma vez que se sabe exatamente o que quer e onde é mais necessário ser monitorado.

Além disso, vale a pena sempre, antes de chamar os integradores, listar quais são as necessidades ou problemas que se desejam coibir, deixando a cargo dos especialistas a sugestão dos melhores produtos para suprir tais demandas.

Planeje o posicionamento das câmeras

Outro fator muito determinante para ajudar na economia com câmeras de segurança é conseguir fazer um planejamento eficaz do posicionamento de cada uma delas. Para isso, é preciso sempre tentar minimizar ao máximo os pontos cegos de captura de imagens, tirando total proveito da tecnologia para que ela trabalhe a favor da sua finalidade.

Além dos pontos cegos, a montagem na altura correta é fundamental. Uma câmera muito alta, por exemplo, pode perder muito em qualidade, enquanto que um equipamento com posicionamento muito baixo pode facilitar atos de vandalismos e gerar custos de manutenção.

Considere o uso de câmeras de alta qualidade

Não apegue-se apenas ao preço dos equipamentos. Mesmo que tenham um custo de mercado mais alto, as câmeras de melhor qualidade duram mais, precisam de menos reparos e geralmente dão menos custos de manutenção. Sem falar que muitas vezes, graças à tecnologia avançada, elas permitem diminuir consideravelmente a quantidade de equipamentos de um sistema de monitoramento.

Outro ponto importante é saber qual é a real necessidade de qualidade e armazenamento de imagens em cada área que você pretende monitorar. Quanto maior for a resolução que você escolher, de mais espaço você precisará para armazenar as imagens e vídeos e, consequentemente, terá custos mais altos.

Por isso, escolha sempre o mínimo possível de resolução necessária para atender às suas demandas. Uma dica é usar o tamanho da área a ser monitorada, por exemplo, como parâmetro para escolher a resolução: quanto maior o local, melhor deverá ser a qualidade da imagem.

Aposte em tecnologia inteligente

Ainda que as câmeras inteligentes possam parecer mais caras, elas ajudam a reduzir gastos já que evitam a compra ou contratação de equipamentos desnecessários. Algumas tecnologias funcionam, por exemplo, com sensor de movimento, sendo acionadas somente quando há presença de algo na área que estão instaladas e se mexem de acordo com a movimentação no local; existem também aquelas com audiomonitoramento, que apesar de serem mais caras, economizam ao reduzir a necessidade de uso de um grande número de
câmeras, pois se posicionam de acordo com o som captado no ambiente.

Por fim, é preciso ressaltar que grande parte do custo de um sistema de segurança recai sobre a mão de obra. Otimizar a utilização da força humana de trabalho deve ser o principal objetivo de um sistema de segurança bem estruturado.

Porém, tenha cautela! É preciso deixar que a tecnologia faça o seu melhor, ao detectar e responder a eventos, enquanto a força de trabalho deve ser capacitada para tomar as melhores decisões.

Se quiser saber mais sobre como implantar um sistema de segurança eficiente, sem gastar com câmeras demais e com o melhor custo benefício, acesse o site da Avantia e solicite uma solução personalizada de proteção para o seu negócio!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish