fbpx

4 tecnologias de segurança para varejo

05 jun 2019 Tecnologia de Segurança, Varejo

O cuidado com a segurança em um estabelecimento de varejo precisa ser constante. Com a exposição de produtos e um alto fluxo de visitantes em lojas, o risco para este tipo de negócio é iminente. Para combater ataques, roubos e furtos nos estabelecimentos e principalmente proteger a vida de colaboradores e clientes, os lojistas apostam em medidas rápidas de segurança, mas que podem se tornar ineficazes se usadas da maneira incorreta – além de representarem perda de dinheiro investido.

Dentro da propriedade dos estacionamentos de lojas e empreendimentos varejistas, a questão da segurança é um ponto que chama a atenção de diversas equipes de gestão destes locais, desde gestores até vigias que atuam ativamente liberando a entrada e saída de veículos diariamente. Para auxiliar a reduzir alguns problemas mais comuns na rotina desses ambientes, listamos 4 tecnologias de segurança eletrônica que podem ser implementadas de forma eficaz, aumentando o monitoramento preventivo e o controle de acesso correto.

Acompanhar os passos de quem entra e sai de um estabelecimento comercial é essencial para garantir a segurança não apenas patrimonial, mas de funcionários e clientes

#1 LPR

A tecnologia LPR (License Plate Recognition) é um software aplicado nas câmeras de segurança, que podem ser estrategicamente posicionadas nas entradas do estacionamento, para realizar a leitura das placas de identificação dos carros e motos que entram nesses locais. Com o LPR associado ao seu sistema CFTV, além de obter imagens gerais do ambiente, você ainda terá acesso a listas com o registro de todos os veículos que ali circularam.

Tais informações são bastante valiosas para o controle de acesso dos visitantes e clientes no interior da loja ou shopping, garantindo que apenas pessoas autorizadas entrem com seus veículos. Caso você utilize algum programa de gestão para o monitoramento das câmeras, é possível ainda configurar listas pré-cadastradas e associá-las a cancelas eletrônicas nas entradas dos estacionamentos, fazendo o equipamento liberar automaticamente os acessos marcados como positivos.

#2 Analíticos de vídeo

Além de monitorar diretamente o fluxo de veículos, a análise inteligente de vídeo serve também para garantir a segurança e bem estar das pessoas que ali transitam. Com essa estratégia, câmeras de segurança conseguem detectar automaticamente diversas situações de risco. Veja a seguir alguns tipos de analíticos e exemplos de situações que eles conseguem identificar:

  • Cruzamento de linha: algum suspeito tentando invadir o perímetro ao pular o muro;
  • Objeto abandonado: alguém deixando uma caixa com artefatos explosivos para um possível ataque;
  • Abuso de permanência: indivíduo parado em certo lugar por grande período de tempo, podendo estar à espreita ou vigiando outra pessoa ou veículo;
  • Identificação de aglomeração: muitos golpes têm início com uma aglomeração de pessoas, chamando a atenção para um ponto enquanto outros atacam um ponto diferente.
Com o monitoramento inteligente, o analítico aplicado às câmeras auxiliam o trabalho de gestão da segurança

Com o monitoramento inteligente, o analítico aplicado às câmeras auxiliam o trabalho de gestão da segurança

#3 Áudio monitoramento

Nessa estratégia, microfones são acoplados às câmeras de segurança de dentro do estabelecimento de varejo para realizar a detecção automática de eventos sonoros que possam indicar perigo a partir da análise de características acústicas do local. Quando associados a câmeras 360º, os softwares de áudio identificam a origem do ruído e direcionam a lente para o local, iniciando a gravação da cena.

Com isso, a precisão e a eliminação de fraudes são muito maiores do que sistemas que utilizam apenas a análise de imagens, pois, mesmo que criminosos tentem manipular os equipamentos previamente desviando as câmeras dos pontos originais, o audiomonitoramento irá direcioná-las de volta. Além disso, ainda é possível utilizar o áudio gravado para investigações posteriores, auxiliando a identificar suspeitos, por exemplo. No caso dos estacionamentos, os analíticos de áudio podem detectar eventos como:

  • Batida de carro: detecta um acidente assim que ele ocorre, podendo acionar as equipes responsáveis para tratar o problema e buscar culpados;
  • Freada brusca: identifica freadas no interior do estacionamento que possam alertar para algum perigo no momento, notificando de imediato a central de monitoramento;
  • Vidro quebrado: detecta vidro sendo estilhaçado, podendo indicar uma tentativa de arrombamento de veículo.

Dentro de lojas, este recurso possibilita a detecção de:

  • Tentativa de quebra de vitrines: muitos estabelecimentos deixam seus produtos expostos mesmo após seu fechamento em vitrines, o que demanda um monitoramento ainda mais preciso. Na primeira batida ou quebra de vidro, o sistema já envia um alerta para a central para que uma ação seja tomada no momento da ocorrência;
  • Perdas: qualquer produto que caia e quebre gera um som que será captado pelo Áudio Alerta, permitindo uma medida imediata pelo lojista.

#4 Câmeras Ultra HD

No caso de lojas de grande porte, como outlets por exemplo, existe ainda a opção de utilizar equipamentos específicos para filmagem de grandes áreas. Modelos de câmeras com Ultra High-Definition possuem alta resolução e proporcionam a captura de imagens de plantas extensas e, ao mesmo tempo, mantêm uma alta resolução.

Com esse tipo de equipamento é possível dar zoom nas imagens capturadas e ainda conseguir distinguir detalhes, como as placas dos veículos e os rostos dos indivíduos. Por esse motivo seu uso é vantajoso em estacionamentos, pois permite substituir diversas câmeras de modelos mais simples por uma menor quantidade de câmeras Ultra HD e com uma qualidade de imagem bastante superior.

A Avantia é referência nacional em serviços de integração de tecnologias de segurança eletrônica utilizando diversas estratégias de monitoramento e controle de acesso. Se você deseja implementar um projeto em sua loja, entre em contato com a nossa equipe e conheça a solução ideal para seu negócio.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish