fbpx

5 mitos sobre o uso de Inteligência Artificial nas empresas

04 abr 2019 AMS

Inteligência Artificial (IA) já está presente em muitas funcionalidades nas empresas, e com sua ascensão, vêm junto algumas falsas ideias sobre como aplicar os conceitos dessa tecnologia, desafiando diretores e gerentes de TI. Para esclarecer alguns pontos dados como verdade no universo da IA, vamos apresentar 5 mitos sobre seu uso nas empresas apontados pela Gartner, especialista em pesquisa e aconselhamento relacionados a tecnologia.

O uso de inteligência artificial é uma realidade, mas ainda é rodeado de algumas falsas ideias.

Mito 1: A Inteligência Artificial funciona da mesma maneira que o cérebro humano

A Inteligência Artificial é uma disciplina de engenharia da computação. Em seu estado atual, consiste em ferramentas de software destinadas a resolver problemas. Embora algumas formas de IA sejam altamente capacitadas e habilidosas, seria impossível pensar que as aplicações inteligentes atuais são semelhantes ou equivalentes à inteligência humana.

O estudo da Gartner aponta que algumas formas de aprendizado de máquina (Machine Learning), que é uma categoria de inteligência artificial, podem ser sido inspiradas pelo cérebro humano, mas não são equivalentes. A IA pode resolver muito bem uma tarefa para a qual foi treinada, mas se alguma condição desta atividade mudar, a tecnologia pode falhar.

Mito 2: Máquinas inteligentes aprendem por conta própria

A intervenção humana é necessária para desenvolver uma máquina ou um sistema baseado em Inteligência Artificial. O envolvimento pode vir de experientes cientistas de dados humanos, que são imprescindíveis para executar tarefas como definir e enquadrar quais são as questões a serem executadas, preparar os dados, determinar conjuntos de informações apropriados para a análise, remover possíveis erros (ver mito 3) e – o mais importante – para atualizar continuamente o software, permitindo a integração de novos conhecimentos e de aprendizagem para o próximo ciclo de inovação presente nas máquinas.

Sua empresa tem se apropriado das vantagens da Inteligência Artificial?

Sua empresa tem se apropriado das vantagens da Inteligência Artificial?

Mito 3: Inteligência Artificial pode ser livre de preconceito

Toda tecnologia de Inteligência Artificial é baseada em dados, regras e outros tipos de informações fornecidas por especialistas humanos. Semelhante aos humanos, as aplicações inteligentes também são intrinsecamente enviesadas por uma forma ou outra de análise.

De acordo com especialista da Gartner, ainda não há como banir completamente o preconceito, mas cabe a mão de obra humana tentar reduzi-lo. Uma das alternativas para minimizar este erro é garantir a diversidade nas equipes que trabalham com a Inteligência Artificial, iniciativa que pode mudar os conceitos de seleção e confirmação da tecnologia.

Mito 4: A Inteligência Artificial só substituirá trabalhos repetitivos e que não exigem graus avançados

A Inteligência Artificial permite que as empresas tomem decisões mais precisas por meio de previsões, classificações e agrupamentos da análise de dados. Essas habilidades das soluções baseadas em IA permitiram que as empresas reduzissem as demandas acerca das tarefas mais comuns, mas, por outro lado, também aumentaram a complexidade das tarefas remanescentes.

Um exemplo é o uso de Inteligência Artificial na avaliação de imagens na área da saúde. Uma radiografia de tórax baseada em IA pode detectar doenças mais rapidamente que radiologistas. No setor financeiro e de seguros, robôs estão sendo usados para o gerenciamento de rendas ou detecção de fraudes.

Essas capacidades não eliminam o envolvimento humano nessas tarefas, mas permitem que os humanos lidem apenas com os casos incomuns ou mais específicos. Com o avanço da Inteligência Artificial no local de trabalho, os líderes de negócios e de TI devem ajustar os perfis de trabalho e o planejamento das habilidades de suas equipes, além de oferecer opções de certificações e reciclagem de conhecimento para os profissionais já presentes na companhia.

Mito 5: Nem todas as empresas precisam de uma estratégia de Inteligência Artificial

Todas as organizações devem considerar o impacto potencial das soluções de Inteligência Artificial em suas estratégias e investigar como essa tecnologia pode ser aplicada às demandas de suas operações. Evitar a exploração da Inteligência Artificial é o mesmo que abandonar a próxima fase da automação, o que, em última análise, poderia colocar as companhias em desvantagem competitiva.

Os especialistas reiteram a importância da avaliação do tema para tomar uma decisão consciente da solução que visam adotar. Assim como para as demais ações que impactarão a empresa operacional e financeiramente, recomenda-se que as companhias revisitem periodicamente seus planos, alterando diretrizes e rumos de acordo com as necessidades da organização.

As ferramentas de Inteligência Artificial podem passar a ser fundamentais para o exercício das tarefas e na entrega dos serviços aos clientes, que seguem aumentando seu nível de exigência cada vez mais. Analise e conheça as soluções que colocarão sua empresa em destaque no seu segmento, garantindo também segurança.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish