fbpx

Áudio Alerta auxilia na prevenção de furtos no varejo

27 fev 2019 AMS, Institucional, Varejo

A preocupação com furtos e perda de negócios é constante para os empresários de varejo. Entre os setores mais visados estão as redes de supermercado, farmácias e lojas de roupa. Portanto, cada vez mais, soluções alternativas despontam no mercado para coibir tal prática.

Neste setor, 45% das perdas totais são causadas por furtos e fraudes, de acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE). Em segmentos como Moda e Magazine, esse número chega a 75%.

Segundo estudo realizado pelo Clube dos Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2018 o varejo fluminense gastou R$900 milhões em aparatos de segurança, 20% a mais do que no ano anterior. Esses dados só mostram o quando este segmento é carente por soluções mais eficazes e específicas de segurança.

Em 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), somente o varejo alimentar teve perdas de cerca de R$6,4 bilhões. Dentro desse montante, 15% respondem a furtos externos e 10% a furtos internos, entre outros fatores. A pesquisa também demonstrou que entre os itens mais visados, estão: energético, cerveja, carne bovina, chocolate e queijo.

Entre as soluções adotadas pelo varejo para intensificar a segurança está a aquisição de câmeras, contratação de pessoal de vigilância e etiquetas antifurto. Mas, essas medidas geram um custo alto e nem sempre se mostram assertivas.

Os supermercados são alvo número 1 de furtos e perdas

Detecção de sons

O Áudio Alerta, um sistema que detecta e classifica sons relevantes, como disparo de armas de fogo, vidros se quebrando e arrombamento de portas, tem como objetivo através de tecnologias de áudio inovadoras  aumentar a segurança e a qualidade de vida das pessoas.

Em ambientes fechados, o Áudio Alerta pode funcionar  integrado a um sistema de videomonitoramento ou de forma independente, emitindo alertas sempre que detectar situações importantes para o negócio. Entre seus principais benefícios estão: alarme e comunicação em tempo real, inteligência artificial capaz de identificar o que é pertinente e ignorar o que é rotineiro, monitoramento de ambientes que não podem ter câmeras, como banheiros.

Áudio Alerta Indoor

Pensado para ambientes fechados, ele é capaz de monitorar eventos sonoros que alcancem até uma distância de 30 metros, em ambientes com ruído de até 40dB. O sistema pode ser integrado às centrais de videomonitoramento existentes para emitir notificações diretas para a equipe de segurança , podendo ser configurado para processar eventos apenas em horários definidos.

O sistema Áudio Alerta é capaz de detectar sons  (tiros, explosões, violação de portas, quebra de vidros, maçarico, furadeiras – por exemplo) com taxa de acerto entre 85 a 95%, a depender da classe do evento monitorado.

atenção (2)

Alerta em ambientes movimentados

O sistema faz monitoramento real em 360°, captando ruídos em todas as direções; enquanto o videomonitoramento tradicional se resume a um ângulo restrito, cerca de 60o . Além disso, ele pode ser integrado a câmeras de vídeo, podendo direcioná-las para o local exato do evento detectado.

O Áudio Alerta tem a capacidade de identificar situações adversas, ocorrências em ambientes externos, mesmo se for instalado internamente. Outra vantagem desta tecnologia é o aproveitamento de sistemas de segurança preexistentes, sendo capaz de se integrar às câmeras e centrais de alarme do cliente, aumentando a capacidade e eficiência da estrutura de segurança já existente.

Solução anti- furtos: Monitoramento inteligente

A detecção inteligente de eventos baseia-se no monitoramento constante do ambiente e compreensão das mudanças sonoras. A detecção não está baseada simplesmente no nível de decibéis do evento, mas nas características acústicas de cada fonte sonora captada, permitindo captação de múltiplos eventos ao mesmo tempo.

Classificação de eventos

A classificação sonora dos eventos utiliza inteligência artificial para identificar a natureza da ocorrência com precisão capaz de reconhecer, por exemplo, o calibre das armas em um tiroteio. Essa inteligência é responsável pelo baixo índice de falso positivos e a capacidade de mesmo num ambiente extremamente ruidoso, conseguir separar diversas fontes sonoras e identificar situações de risco.

A tecnologia do Áudio Alerta eleva a eficiência dos sistemas de segurança utilizando sensores de áudio para monitoras ambientes e deterctar eventos como tiros, explosões e batidas.

A tecnologia do Áudio Alerta eleva a eficiência dos sistemas de segurança utilizando sensores de áudio para monitorar ambientes e detectar eventos como tiros, explosões e batidas.

Localização precisa

A localização identifica o ponto exato da fonte sonora que gerou o evento, podendo ser apresentado em um mapa ou integrado a uma câmera de videomonitoramento que é, automaticamente, direcionada para o local.

Sistema reconhecido

O sistema Áudio Alerta também já foi premiado. Ele foi uma das cinco startups vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana em 2016, programa que selecionou empresas com soluções inovadoras e inteligentes comprometidas a melhorar a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro.

O Desafio fez parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro.

Áudio Alerta no Porto Maravilha

Áudio Alerta no Porto Maravilha

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish