fbpx

Áudio Alerta nos jogos do Rio

12 jul 2016 Institucional

Nossos profissionais e soluções merecem medalha de ouro, mas não foi para competir que chegamos ao jogos do Rio de Janeiro. A Avantia está presente na cidade que sediará os jogos olímpicos de 2016 para proteger: o Áudio Alerta foi instalado na região portuária do Rio pela Cisco para audiomonitorar o local. A tecnologia se junta a outras soluções para cidades inteligentes implantados no Porto Maravilha pela patrocinadora dos jogos e ficará para a cidade como um legado das Olimpíadas.

No Porto Maravilha, foram implantadas duas câmeras com a tecnologia do Áudio Alerta. Uma na Praça Mauá, próximo ao Píer Mauá, ao Museu de Arte do Rio (MAR) e junto a uma estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Outra na Boulevard, em frente ao Armazém 3, próximo do desembarque dos cruzeiros. Ao identificar um som estranho, os operadores do Centro de Monitoramento são alertados pelo sistema.

A solução identifica se o som foi um tiro e de qual tipo de arma, solicitando assim a ajuda apropriada. As câmeras com o sistema de microfones foram instalados em localizações estratégicas, que identificam os eventos sonoros a uma distância de até 170 metros. Nesse projeto, utilizamos câmeras da Cisco, mas o Áudio Alerta já é compatível com modelos de diversos fabricantes.

“É uma grande satisfação para a gente auxiliar a segurança de pessoas que virão para o Rio presenciar o maior evento esportivo do mundo”, orgulha-se Ivo Frazão, gerente de produto do Áudio Alerta, que acompanhou de perto a implantação do sistema. “Após a instalação e integração ao Centro de Monitoramento da Concessionária do Porto, focamos em calibrar o sistema para que ele desconsiderasse os ruídos que são padrão do ambiente e pudesse identificar eventos não desejados”, comenta Ivo.

Sobre o Áudio Alerta

Relembrando o que já conversamos em outro post aqui no blog, o Áudio Alerta é uma tecnologia que monitora sinais sonoros, detectando sons incomuns no ambiente. Microfones são acoplados à câmeras, captam o barulho e acionam o centro de monitoramento integrado. O Áudio Alerta foi desenvolvido por uma startup com o mesmo nome e que a Avantia se tornou sócia em 2015.  A solução foi vencedora do Desafio Cisco de Inovação Urbana, que premiou os melhores projetos para cidades inteligentes.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish