fbpx

Como a segurança eletrônica pode deixar as férias mais tranquilas

07 jan 2020 AMS

A segurança é uma questão fundamental a se pensar na hora de passar as férias. Não apenas para o consumidor final, que está mais vulnerável nessa época do ano, mas para pontos comerciais e de alto fluxo de pessoas.

Um controle mais assertivo e inteligente do patrimônio e também de locais públicos pode evitar e inibir ataques e possíveis furtos, além de permitir o mapeamento da movimentação das pessoas. Para colocar em prática a segurança proativa, quando você se prepara antes de uma ocorrência e evita prejuízos, acompanhe alguns pontos chave que mostram que a segurança eletrônica pode deixar as férias – suas e do seu público – mais tranquilas.

O monitoramento eletrônico inteligente pode registrar e gerar alertas de ocorrências em tempo real

  • Trace um plano de ação

Antes de tudo, você precisa conhecer bem a área que deseja proteger e o fluxo de pessoas que terá na região monitorada. Seja uma rua ou uma loja, é preciso traçar uma estratégia de ações para todo o sistema de segurança, desde antes do ocorrido até o que será feito após uma possível ocorrência.

Dentro deste planejamento deve ser respondido: o que é primordial proteger? As joias de uma loja, pequenos alimentos em um supermercado ou mesmo a integridade física das pessoas? Identificar isso vai facilitar na escolha da melhor solução, que citaremos nos próximos tópicos.

  • Considere ter analíticos de vídeo no sistema de segurança eletrônica

Não basta ver, é preciso enxergar. O videomonitoramento é uma prática comum e até antiga, mas nem sempre é feita com máxima eficácia. A simples transmissão de imagens para um vigilante ou mesmo central de monitoramento sem qualquer tipo de alarme pode ser uma ferramenta de uso reativo – só depois do ocorrido você poderá descobrir o que aconteceu, frustrando não apenas clientes mas arcando com grandes prejuízos neste período de alta temporada.

A inteligência artificial embarcada em equipamentos de videomonitoramento – câmeras IP ou analógicas – possibilita a identificação de ações específicas, como aglomerações, objetos retirados ou deixados, contagem de pessoas em uma loja, reconhecimento facial entre outros. 

O uso destas ferramentas no sistema de segurança eletrônica tornam a prática de monitoramento mais eficaz, proativa e ainda reduz custos, seja pelo menor número de perdas ou por uso consciente dos seus equipamentos.

As tecnologias usadas no AMS permitem o reconhecimento facial e linguagem corporal

As tecnologias usadas no AMS permitem o reconhecimento facial e linguagem corporal

  • Classificadores de áudio para identificar ocorrências

No período de férias, é comum as pessoas ficarem mais fora de casa, demandando uma intensidade e rigor ainda maiores na segurança. Para auxiliar os sistemas de monitoramento, sensores de áudio com classificadores auxiliam na captação de ruídos específicos no momento que acontecem, localizando o ponto exato da fonte sonora que gerou o evento na central.

A classificação sonora dos eventos utiliza inteligência artificial para identificar a natureza da ocorrência com precisão capaz de reconhecer, por exemplo, o calibre de uma arma em um tiroteio. Essa inteligência é responsável pelo baixo índice de falso positivos e a capacidade de mesmo em um ambiente extremamente ruidoso, conseguir separar diversas fontes sonoras e identificar situações de risco.

LEIA MAIS: Áudio Alerta auxilia na prevenção de furtos no varejo

  • Menos filas nas férias

Se tem uma coisa que todo mundo torce o nariz quando se fala em férias é ficar parado em uma fila. Supermercados, drive-thru, farmácia e até bancos são alvos do público em massa nessa temporada. Mas um sistema inteligente de segurança eletrônica pode ajudar nesse quesito.

Lembra dos analíticos de vídeo que mencionamos mais cedo? Eles permitem que o estabelecimento controle também o tempo de filas, dando ao gestor a possibilidade de se prevenir para esta época e traçar planos imediatos, como abrir mais um caixa, agilizar o processo de atendimento e verificar qual o comportamento do cliente.

Shoppings centers demandam monitoramento preciso pelo alto fluxo de pessoas

Shoppings centers demandam monitoramento preciso pelo alto fluxo de pessoas

A segurança eletrônica é uma grande aliada dos negócios, e já caminha junto da tecnologia há um tempo para tornar essa gestão mais assertiva e proativa. Além de proteger patrimônios e seu principal ativo, as pessoas, é possível reduzir custos e ter maior controle sobre a operação em todas as épocas do ano, seja em férias ou baixa temporada.

Quando pensar em segurança, reflita sobre os pontos mencionados acima para garantir a tranquilidade tão desejada nas férias e no restante do ano. Sistemas inteligentes permitem que toda a cadeia – desde o fornecedor até o cliente final – sejam beneficiados com mais segurança e melhor controle de processos.

Conheça nossas soluções e outras maneiras de garantir a tranquilidade do seu negócio. 

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish