fbpx

Controle de acesso: você conhece as opções inteligentes?

26 jun 2019 Construção Civil, Tecnologia de Segurança

Realizar um controle de acesso eficaz em sua planta garante supervisão de qualidade sobre indivíduos que ali circulam com frequência (funcionários e visitantes), além de proporcionar controle também sobre veículos e até possíveis invasores. Apesar da grande promessa desse tipo de sistema, diversos clientes costumam ficar frustrados por não terem suas expectativas alcançadas.

O que ocorre é que alarmes falsos podem ser facilmente gerados em ambientes movimentados. Como a maioria dos softwares para controle de acesso e intrusão analisam mudanças nos pixels das imagens de vídeos gravadas, qualquer alteração na cena pode gerar um falso positivo. Assim, folhas se movendo, sombras no muro, chuva e reflexos podem afetar a eficácia da análise. Confira a seguir algumas opções desenvolvidas para equipamentos de controle de acesso que vêm melhorando essa tarefa.

A biometria com digitais, que já substitui os cartões de acesso, já está dando lugar para os analíticos de vídeo

Muitos sistemas atuais de análise de vídeo sofrem por apresentarem baixas taxas de precisão, baixa adaptação ao ambiente onde são instalados e poucas categorias de reconhecimento, o que restringe bastante sua atuação no dia-a-dia. Pensando nisso, alguns fabricantes já começam a investir em tecnologias deep learning, pois os algoritmos aplicados nessa técnica são muito mais profundos que algoritmos de estruturas tradicionais.

A vantagem ao adotar o deep learning é que o seu processamento trabalha com mais camadas, transformando um entendimento superficial em uma abstração, percebendo objetos numa cena. Sistemas de vídeo para vigilância e controle de acesso equipados com deep learning conseguem operar várias funções para a área de segurança. Entenda algumas delas:

Detecção facial

Onde se vê um rosto, a tecnologia de reconhecimento vê dados. Estes dados podem ser arquivados e acessados.Softwares de detecção facial analisam imagens para determinar a presença de um rosto humano e depois sua posição, tamanho e expressão. A partir desses dados, é possível buscar características de identificação e, caso haja um banco de dados com diversos rostos humanos gravados, é possível determinar um rosto específico.

Esta solução auxilia na melhoria do serviço ao cliente e protege o patrimônio a partir da identificação de clientes importantes ou potenciais invasores. Algumas empresas estão trocando cartões de ponto por sistemas de reconhecimento. Comparado a ouitras técnicas de biometria, o reconhecimento facial é um dos que não pedem contato. Imagens de rosto podem ser captadas de uma distância e serem analisadas sem qualquer solicitação ou interação com a pessoa.

Como resultado, nenhum usuário pode imitar perfeitamente outra pessoa. O reconhecimento facial pode servir como uma excelente medida de segurança para atendimento, além de não ter alto custo e menos processamento envolvido, como em outras técnicas biométricas.

O reconhecimento facial no controle de acesso facilita e agiliza o processo para funcionários, além de auxiliar o sistema de segurança

O reconhecimento facial no controle de acesso facilita e agiliza o processo para funcionários, além de auxiliar o sistema de segurança

Filtro de alarme falso

Esse tipo de filtro faz com que sistemas realizem reconhecimento secundário focando em corpo humano dentro de eventos de detecção comportamental (detecção de cruzamento de linha e intrusão). Com isso, é possível reduzir alarmes falsos causados por folhas, galhos balançando, sombras, variações de luz, veículos e animais pequenos (pássaros, gatos, entre outros).

Contagem de pessoas

Realiza a contagem de pessoas entrando, saindo e passando por uma cena específica, a exemplo de museus e supermercados com grande fluxo de pessoas. Esse analítico é bastante útil em prevenção de perdas no setor de comércio, além de fornecer informações valiosas sobre o comportamento dos clientes no interior das lojas (fluxo de pessoas por dia, áreas mais visitadas da loja, gênero e idade dos visitantes).

Ainda é possível comparar esses dados com análises pós-vendas mensais e obter a taxa de conversão em seu negócio (quantos entram em sua loja e quantos realmente efetivam uma compra).

workers (2)

Dados estruturados de veículo

Uma tabela é construída a partir de informações do veículo (número da placa, cor, marca, modelo) que são utilizadas para recuperação do veículo. Esse tipo de analítico demonstra grandes benefícios em plantas como indústrias e fábricas, onde há fluxo intenso de carros e caminhões para realizar entregas, cargas e descargas. Com tais dados, pode-se definir listas de veículos autorizados e seus respectivos horários de entrada/saída para que programa realize a análise, liberando o acesso para aqueles que se encontram nas listas.

Busca por corpo humano

A busca por características do corpo humano nas imagens permite ao software utilizar uma figura humana fornecida para encontrar imagens correspondentes e informações em arquivos gravados. Com isso, o controle de acesso se torna mais preciso e conveniente. O mesmo ocorre com os alertas de intrusão, tornando a proteção de perímetro mais otimizada em seu negócio.

A Avantia conta com sistemas de monitoramento por vídeo e associação com soluções para controle de acesso. Entre em contato conosco e encontre a melhor opção para sua empresa.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish