fbpx

Entenda a importância dos procedimentos operacionais para a segurança da sua empresa

06 jun 2016 Tecnologia de Segurança

Toda empresa, seja ela de qualquer tamanho ou setor, que tenha a pretensão de crescer e se destacar no seu mercado de atuação deve buscar métodos de padronizar suas atividades e minimizar os riscos de erros ou falhas. Isso trará aspectos positivos tanto no que diz respeito à qualidade de produção e dos serviços ou produtos ofertados, quanto à proteção da organização como um todo.

Um dos métodos mais utilizados no meio corporativo para tal finalidade é a adoção do Procedimento Operacional Padrão. Trata-se de um tipo de documento que tem como finalidade expressar o planejamento das rotinas operacionais para chegar à perfeição e reduzir a ocorrência de falhas.

Quer saber melhor quais são as vantagens do Procedimento Operacional Padrão para o seu negócio? Então, veja aqui a importância dos procedimentos operacionais para a segurança da sua empresa e como ele pode oferecer uma maior eficiência para a sua equipe.

Determinar Processos

Como já dissemos, um dos principais objetivos dos documentos de procedimentos operacionais é, exatamente, o de expressar quais são os processos de cada uma das operações executadas. Nele devem ter as instruções claras e sequenciais das atividades, as especificações dos profissionais responsáveis por cada tarefa, quais são os equipamentos que devem ser utilizados e ainda o que não se deve fazer.

Assim, ainda que ele seja visto como uma ferramenta de qualidade, olhando especificamente pela perspectiva da segurança empresarial, o Procedimento Operacional Padrão também é fundamental para minimizar consideravelmente o número de erros e variáveis e, caso aconteça alguma falha, fica muito mais fácil de identificar de onde está vindo o problema.

Estabelecer respostas

Ainda que os Procedimentos Operacionais Padrões tenham por objetivo evitar qualquer tipo de desvio nas atividades executadas e na linha de produção, algumas falhas ainda podem acontecer. Nesses casos, o Procedimento Operacional Padrão também deve oferecer direcionamentos sobre quais são as ações que precisam ser tomadas para corrigir eventuais erros e minimizar os possíveis prejuízos.

Facilitar o trabalho da equipe

Documentos como os manuais de procedimentos operacionais padrões são instrumentos essenciais para garantir que os funcionários sigam o mesmo padrão de produção, independentemente do tempo de “casa”. Ao descrever minuciosamente como é feita a execução de cada atividade dentro da empresa e indicar o respectivo responsável, pelo o que é possível instruir os novos funcionários e certificar que logo nos primeiros dias eles acompanhem a mesma linha de trabalho do restante da equipe, sem perda da qualidade e atendendo as medidas de segurança necessárias.

Atender às normas e leis brasileiras

Hoje, existem diferentes órgãos regulamentadores das atividades exercidas por diferentes setores que determinam a utilização do Procedimento Operacional Padrão para assegurar os resultados esperados em cada tarefa executada. A Anvisa, por exemplo, regulamenta diversas resoluções, tais como a RDC Nº 275, que preveem a utilização dos Procedimentos Padrões para garantir a qualidade dos produtos e a segurança dos trabalhadores.

Ainda que a importância da adoção dos Procedimentos Operacionais Padrões seja evidente, é necessário também que haja uma rigorosa supervisão para saber se este documento está tendo a devida adesão. Para isso, as organizações podem contar com sistemas de monitoramento, que ajudarão a garantir a eficácia do Procedimento Operacional Padrão e que toda a equipe está atuando de acordo com as normas estipuladas nesse documento.

Conheça as soluções de monitoramento da Avantia que oferece soluções de segurança usando Procedimento Operacional Padrão associado a tecnologia e profissionais capacitados na área de proteção empresarial.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish