fbpx

Muito conteúdo sobre segurança no Security Talks Recife

12 abr 2017 Security Talks

Estamos bastante orgulhosos em trazer para Recife o Security Talk em Recife. Depois de realizarmos uma edição em novembro de 2016 em São Paulo, agora foi a vez dos profissionais de segurança do capital pernambucana passarem uma manhã inteiro com nós da Avantia e convidados conversando sobre segurança. Acreditamos que foi uma grande oportunidade de aprendizado e trocas para todos os envolvidos.

O evento ocorreu no dia 28 de março, no Hotel Radisson, trazendo conteúdos exclusivos e relevantes para mais de 100 gestores de segurança e tecnologia de diversas empresas, tanto públicas como privadas. Planejamos uma manhã inteira de imersão em diferentes cases e temas para proporcionar aos convidados diferentes visões para os desafios antigos e melhor preparação para questões futuras. Além disso, também abordamos temas de grande importância não só para profissionais de segurança, como também para os da área de TI.

Para isso, convidamos 7 palestrantes, que conversaram sobre assuntos como análise de riscosanalíticos em vídeo e áudioplanos de segurança, internet das coisas e até cybersecurity.

Temas do Security Talks Recife 2017

Se você não foi ao evento, ou foi e gostaria de relembrar, fizemos abaixo um resumo sobre as palestras, conferindo em detalhes tudo o que o público pôde aproveitar durante o encontro:

Análise de Riscos para Reduzir Custos

Iniciamos a manhã com Romero Meneses, Diretor de Projetos de Segurança da Avantia, debatendo sobre a importância de analisar pontos críticos para a redução de custos. Romero  falou sobre análise de riscos em plantas corporativas.

Ele mostrou várias situações recorrentes que geram riscos para as corporações e o que fazer diante delas. Além disso, também deu várias dicas sobre o posicionamento de câmeras na planta.

Case de Outsourcing de Videomonitoramento

José Carnaúba, Consultor em Segurança Empresarial, deu sequência ao encontro falando sobre os desafios para fazer o outsourcing de videomonitoramento. Ele trouxe os obstáculos e resistências que precisou vencer quando implantou o projeto na Gerdau, tais como questões estruturais e até mesmo demissão de pessoal.

Hoje, 14 fábricas da Gerdau possuem Monitoramento Terceirizado (outsourcing) e a companhia já registra um grande ganho em economia graças à concretização do projeto.

O futuro com Analíticos de Áudio

Em seguida, subiu ao palco Ivo Frazão, Gerente de Produto da Startup Áudio Alerta e vencedor do prêmio Cisco de Inovação Urbana. Ivo falou sobre o avanço e o futuro dos analíticos de áudio e sobre os avanços dessa tecnologia em comparação aos analíticos de vídeo.

Ele mostrou como tecnologias a exemplo do deep learning permitem que o computador identifique a maioria das palavras, podendo, assim, usar a voz para autenticação (controle de acesso) e até para identificar intenção de crime, caso o ladrão verbalize isso. Também mostrou analíticos de áudio sendo usados para identificar eventos.

Os desafios de Segurança de um Complexo Portuário

Explicando questões mais técnicas, o Gestor de Segurança do Porto de Suape, Osvaldo Morais, também marcou presença na Security Talks. Ele falou sobre os desafios de gerir a segurança de um complexo portuário, como a imensidão da planta, diversas fábricas no local, carga e descarga de toneladas de produtos e como a tecnologia pode ajudar a superar esses desafios.

“É preciso ter tecnologias de monitoramento para atender requisitos da Receita Federal e do ISPS Code, protocolo internacional de segurança para portos.”, explica Osvaldo.

Revolucionando o videomonitoramento

_MG_9274_2048x1365

Contamos também com a presença do Silvio Aragão, Diretor Executivo da Avantia, que falou sobre tecnologias que prometem transformar a forma como utilizamos o videomonitoramento. Assuntos como RobóticaInternet das CoisasBig DataDronesInteligência Artificial e Wearables (tecnologias “vestíveis”) estiveram na pauta sobre os cenários futuros da Tecnologia da Segurança. Isso tudo somado ao modo como empresas e a própria população reagem a toda essa evolução tecnológica.

Debate: Cybersecurity e a segurança patrimonial

_MG_9309_2048x1365

Para finalizar a manhã, contamos com um debate entre Fernando Araújo, Gerente de TI, e Evandro Hora, CEO da Tempest. A conversa foi mediada por Raoni Franco e tratou sobre o paradoxo entre o desenvolvimento de novas tecnologias de segurança patrimonial e os riscos gerados por estar tudo “hiperconectado”.

Os temas giraram em torno de fabricação de tecnologias IOT (Internet das Coisas) e a segurança por trás desses dispositivos. Casos foram comentados, a exemplo de uma invasão de hackers ao sistema que controlava o acesso de um hotel no Alpes Austríacos. Também, o vírus Mirai, que infectou mais de 600 milhões de dispositivos de IOT, sendo a grande maioria câmeras.

Considerando isso tudo, o trabalho em conjunto entre o Gestor de TI e o Gestor de Segurança, bem como as novas preocupações desses cargos nas empresas foram bastante abordados durante a conversa.

Público satisfeito e dever cumprido

Finalizamos deixando aqui registrada mais uma vez a nossa satisfação em conseguir projetar essa iniciativa e ver os vários feedbacks positivos dos participantes em terem integrado essa manhã bastante produtiva conosco. Mais de  70% do público avaliou que o evento “Superou expectativas” e deixou alguns depoimentos como estes:

“Excelente evento! Ótimo formato e o conteúdo muito relevante para os presentes.”
Danilo Lopes – Secretaria de Educação de PE

“Extremamente importante a preocupação e disponibilidade para expor tantos temas de segurança e TI”
Jorge Cavani – Fedex

“Evento muito bem organizado! Aguardando os próximos.”
Edinaldo Pereira Junior – Real Hospital Português

Próxima edição em São Paulo

Graças à essa experiência bastante positiva, já estamos nos organizando para o próximo Security Talks!

Desta vez, o evento voltará a ocorrer em São Paulo, no mês de outubro de 2017. Em breve, divulgaremos mais detalhes sobre data, local e palestrantes. Acompanhe nossas notícias para mais informações.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish