fbpx

Por que analítico de vídeo é a melhor solução para hospitais

14 jun 2019 AMS, Saúde

O analítico de vídeo vem sendo cada vez mais adotado como opção segura e eficiente para a proteção patrimonial, principalmente em plantas com área extensa e alto fluxo de pessoas, a exemplo de hospitais e centros de saúde. Neste ambiente, uma série de riscos podem comprometer a integridade e a segurança das pessoas, além de manter equipamentos, utensílios e medicamentos a salvo de quadrilhas e esquemas de roubo.

Um grande exemplo da necessidade de um forte sistema de segurança nestes locais são os crimes sexuais ocorridos dentro de estabelecimentos de saúde no estado de São Paulo, como hospitais e clínicas, que aumentaram 19% em 2017 na comparação com 2016, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 2018.

De acordo com a SSP, entre 2016 e 2017 os números passaram de 291 para 345 casos registrados, quase um por dia. São casos como o ocorrido em uma clínica odontológica no Ipiranga, bairro da Zona Sul da capital paulista, no ano passado. Um jovem de 19 anos que atuava sem registro como técnico de radiologia foi preso suspeito de abusar de ao menos duas meninas de 12 anos.

Também em São Paulo, a polícia investiga uma quadrilha que em mais de uma ocasião  levou equipamentos médicos do Centro de Especialidades e um laboratório particular neste ano de 2019. O laboratório teve equipamentos no valor de R$1,5 milhão roubados. No momento do furto, ainda havia funcionários trabalhando, mas ninguém percebeu que eles arrombaram a porta da sala onde ficavam os equipamentos.

Pensando nesses índices, se torna clara a necessidade de maiores investimentos em vigilância eletrônica com análise inteligente no ambiente de saúde para garantir integridade e bem-estar na rotina dos pacientes e dos profissionais de saúde que ali transitam e permanecem por longas horas. Leia o artigo e entenda para quais situações o analítico de vídeo é aplicável e gera resultados positivos no setor.

Os corredores de um hospital podem ser alvo de muitos perigos para pessoas e bens contidos nele.

Primeiro, vamos compreender como atua um analítico de vídeo: o software de análise inteligente é associado às câmeras de segurança do local para buscar automaticamente eventos de risco entre as imagens. Isso é possível pois os programas analisam os frames de vídeo a procura de cenas catalogadas e geram alertas nas telas da central de monitoramento assim que as imagens específicas são identificadas.

Dessa forma, não há risco dos operadores da central deixarem passar alguma cena perigosa, já que o analítico de vídeo gera um alerta automático de todas as situações assim que elas ocorrem. A seguir, explicamos cada um dos softwares aplicáveis para o ambiente das universidades e mostramos as vantagens da sua implementação. Um detalhe importante é que seu sistema de câmeras pode atuar com um ou mais tipos de analíticos em conjunto, tudo vai depender das necessidades da planta.

Estacionamento

No local específico dos estacionamentos, a leitura de placas é uma das principais soluções. Câmeras posicionadas nas entradas registram as placas de identificação de todos os carros e motos que entram no local e, com isso, é possível criar listas positivas e negativas para liberar o acesso nos portões. Ainda é possível conferir as informações obtidas com bancos de dados para checar se algum dos veículos tenha sido roubado ou utilizado para ação criminosa.

Já o registro de permanência é fornecido através dos relatórios mensais obtidos pelos programas de gestão de imagens associados aos analíticos. Através desses dados, as equipes de segurança têm acesso aos dias e horários de pico nos estacionamentos (podendo se preparar previamente) e também obtêm dados precisos sobre quais motoristas estiveram ali e em que períodos.

Cruzamento de linha

Esse tipo de software serve para monitorar perímetros, alertando quando determinada linha demarcada digitalmente é cruzada, podendo indicar um invasor. É comumente usado em muros para detectar quando alguém tenta pular para entrar na propriedade.

Objeto retirado/abandonado

No caso de objeto abandonado, o software pode ser aplicado em corredores, salas ou consultórios para detectar quando alguém deixa um objeto no local (um explosivo, por exemplo), buscando evitar um atentado. Já a identificação de objeto retirado é útil para laboratórios, farmácia e almoxarifado, visando manter a integridade do patrimônio ao evitar furtos.

Analíticos de vídeo em laboratórios e farmácia geram alertas caso algum item seja retirado sem autorização.

Analíticos de vídeo em laboratórios e farmácia geram alertas caso algum item seja retirado sem autorização.

Abuso de permanência

O programa é responsável por identificar indivíduos que permaneçam em certos ambientes por grandes períodos de tempo, podendo indicar que aquela pessoa está à espreita, vigiando alguém ou um veículo para cometer algum delito. Com o alerta, as equipes de solo já podem ficar a postos e, assim, evitar mais facilmente a concretização de alguma situação perigosa.

Aglomeração

O software detecta quando há grande aglomeração de pessoas no ambiente, podendo indicar brigas ou confusões. São aplicáveis em corredores, pátios, salas de espera, entre outros. Aqui, mais uma vez, com o devido aviso prévio, as equipes responsáveis podem atuar preventivamente com medidas mais ágeis.

Movimento/Ausência de movimento

O analítico para detecção de movimento é bastante útil em salas com acesso restrito, almoxarifados e outros ambientes para alertar assim que alguém adentrar o local, fornecendo, ainda, dados para checar se a pessoa entrou em horário proibido. Já o software de ausência de movimento é aplicável na central de monitoramento, caso ela funcione dentro da própria universidade, apontando quando um funcionário se encontra muito tempo parado (podendo indicar que cochilou, por exemplo).

Todos os analíticos explanados acima trazem benefícios para o plano de segurança das universidades ao tornar a identificação de riscos automatizada e mais assertiva. Com isso, a produtividade e eficiência das equipes que gerenciam a proteção patrimonial e de pessoas aumenta consideravelmente.

Deseja realizar um projeto com análise inteligente de vídeo para sua instituição? Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma visita para conhecer as melhores opções para o seu negócio.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish