fbpx

Por que você precisa de monitoramento inteligente de áudio

30 jul 2019 AMS

O que você sabe sobre monitoramento inteligente de áudio?

Não é raro em um sistema de videomonitoramento uma câmera ter pontos cegos ou estar mal posicionada. Também não é sempre que uma empresa vê a importância de se investir em um projeto completo de monitoramento, permitindo que alguma área fique vulnerável. Com isso em mente, responda: existem situações nas quais você gostaria de ser alertado, mas não consegue porque tem muita movimentação em cena?

Se sua resposta foi sim, saiba que sua empresa não é a única que passa por isso. Mesmo em posse de um sistema com sensores de presença, o alerta só chega depois da loja, fábrica ou escritório ter sido invadido, trazendo um grande prejuízo ao negócio. Neste cenário, a inteligência artificial se apresenta como um recurso para acabar com este problema, completando a operação humana.

O monitoramento de ambientes através do som gera alertas quando ocorre um evento importante que possa interferir na segurança, como disparos de armas de fogo, colisão de veículos, quebra de vidros, tentativas de arrombamento, entre outros. Saiba por que você precisa de um sistema de monitoramento inteligente de áudio e como este recurso vai evitar prejuízos em tentativas de roubos e ataques.

A tecnologia do Áudio Alerta eleva a eficiência dos sistemas de segurança utilizando sensores de áudio para monitorar ambientes e detectar eventos como tiros, explosões e batidas.

Monitoramento inteligente de áudio em 360º

videomonitoramento tradicional geralmente se resume a um ângulo restrito. Isso pode deixar uma área crucial desprotegida, não apenas contra ataques e roubos, mas deixa o ambiente sem controle de acidentes de trabalho, por exemplo. O monitoramento inteligente de áudio em 360º capta ruídos em todas as direções e leva o foco da câmera para o acontecimento, permitindo uma ação imediata e evitando que aquele ataque se torne uma perda.

A localização identifica o ponto exato da fonte sonora que gerou o evento, podendo ser apresentado em um mapa ou integrado a uma câmera de videomonitoramento que é, automaticamente direcionada para o local.

Identificação de situações adversas

classificador inteligente de ocorrências pode identificar situações em ambientes externos mesmo se o aparelho for instalado internamente. Ele pode enviar um alerta para a Central de Monitoramento informando se algo foi quebrado, se um tiro foi disparado ou se houve alguma explosão, por exemplo. Essa inteligência é responsável pelo baixo índice de falso positivos e a capacidade conseguir separar diversas fontes sonoras e identificar situações de risco, mesmo em um ambiente extremamente ruidoso.

A detecção do monitoramento inteligente de áudio não está baseada simplesmente no nível de decibéis do evento, mas nas características acústicas de cada fonte sonora captada, permitindo a identificação de múltiplos eventos ao mesmo tempo.

Som

Aproveitamento de sistemas

monitoramento inteligente de áudio permite o aproveitamento de legado, ou seja, é capaz de se integrar às câmeras e centrais de alarmes que já são utilizados pela empresa ou planta fabril. O sistema processa eventos apenas em horário definidos e tem taxa de acerto entre 85 a 95%, dependendo da classe do evento monitorado. O programa pode ser colocado tanto em ambientes externos como internos, sendo capaz de monitorar eventos sonoros que alcancem até uma distância de 30 metros em ambientes com ruído de até 40 decibéis.

O Áudio Alerta

Todas estas vantagens podem ser encontradas no Áudio Alerta. Trata-se de uma solução para detecção e localização de sons, que pode ser utilizado para melhorar a segurança pública, na mobilidade urbana, na segurança privada, entre outras aplicações. Detecta mais de 12 calibres diferentes de arma de fogo; tem mais de 50 outras classes de eventos detectáveis e leva menos de um segundo para envio do alerta de uma situação de risco.

Em ambientes fechados o Áudio Alerta pode ser utilizado integrado ou não a um sistema de vídeo monitoramento, emitindo alertas sempre que detecta sons que se deseja monitorar. No caso de um banco, o sistema pode fazer o monitoramento que gera alarmes antes das explosões de caixas eletrônicos, através da detecção de situações comuns que antecedem a ação (ex. quebra de porta de vidro, uso de maçarico). Já na área industrial, o Áudio Alerta pode ser utilizado para o monitoramento de galpões buscando barulhos em horários não comerciais.

Para saber como o Áudio Alerta se aplica no seu negócio, entre em contato conosco.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish