fbpx

Você sabe o que é Tecnologia de Segurança as a Service (TSaS)?

18 fev 2016 AMS

Nesse post você vai descobrir como funciona o modelo de contratação de tecnologia de segurança as a service e saber porque optar por soluções como serviços é mais vantajoso acessível para pequenos, médios e grandes negócios

Apesar de não ser um conceito novo, muita gente ainda não sabe como funciona a tecnologia de segurança as a service. Este modelo de serviço já se estabeleceu na área de TI e promete se consolidar no mercado de segurança como um grande diferencial competitivo para quem os contrata.

Uma pesquisa divulgada pela Gartner, em 2014, mostra que no ano passado, a expectativa era que o mercado de infraestrutura as a service crescesse 32,8%. Isso é consequência de um número cada vez maior de empresas que estão tomando consciência de que esse modelo de serviço, oferecido por diferentes setores da área de tecnologia, é mais econômico, seguro e tem o potencial de se adaptar a diferentes necessidades e infraestruturas.

Nesse post você vai descobrir como funciona o modelo de contratação de tecnologia de segurança as a service e saber porque optar por soluções como serviços é mais vantajoso acessível para pequenos, médios e grandes negócios:

Definição de TSaS

Entender o conceito de tecnologia as service é mais fácil do que parece. Segundo Silvio Aragão, diretor da Avantia, o modelo funciona de maneira muito simples, “É que o cliente, ao invés de adquirir um produto de tecnologia de segurança, ele vai contratar isso como um serviço”. Na prática, significa que as empresas não precisam mais comprar equipamentos como câmeras, servidores e storage, mas vão poder pagar somente pela prestação do serviço de segurança proativa, de acordo com a proporção que o utilizam.

É o mesmo conceito do mundo de TI, que é usado para infraestrutura as a service (Iaas), por exemplo. Na Iaas, em vez de investir em produtos como roteadores, racks, etc, as empresas contratam servidores virtuais e pagam pelo número de dados trafegados, armazenados e por aí vai. No caso de soluções de segurança, a diferença é que os componentes de tecnologia da informação estão integrados a equipamentos que fazem comunicação via IP.

Quais as vantagens deste tipo de contratação

Para Silvio, a primeira vantagem é que o cliente sai de um modelo de investimento e passa para um de serviço. “Com uma economia hoje como é a do Brasil, em que o dinheiro está escasso, isso é uma solução muito interessante para empresas que precisam investir em sistemas de tecnologia de segurança,mas que não estão com disponibilidade de caixa. Ela [empresa] vai trocar e, no lugar de investir em sistema de grande porte gastando milhões, ela vai contratar isso como um serviço.”

Além disso, quando uma empresa investe na compra de equipamentos, ela corre o risco de ver a sua infraestrutura de monitoramento ficar obsoleta em pouco tempo. Porém, se ela adquire uma solução de tecnologia de segurança as a service, o fornecedor já prevê em contrato os trabalhos de manutenção preventiva, corretiva e, dependendo do caso, até de upgrade tecnológico.

Se você quer levar todos esse benefícios para a sua empresa e ainda economizar uma boa parte do seu capital, conheça as soluções oferecidas pela Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish