fbpx

5 benefícios do reconhecimento facial em escolas

22 jul 2019 AMS

A tecnologia de reconhecimento facial está em alta em diversos setores, desde empresas privadas até o setor público, com o uso da tecnologia em estações de metrô, nas ruas e demais repartições. Quando falamos em segurança, sua aplicação traz grandes benefícios, mas também necessidades específicas para o funcionamento correto.

Confira o artigo e entenda detalhes do uso de um sistema de reconhecimento facial para a segurança da sua escola.

A identificação de alunos com inteligência artificial otimiza o tempo de entrada

Como funciona o reconhecimento facial?

O reconhecimento facial é uma tecnologia que está presente em equipamentos que vão desde smartphones até aparelhos para segurança patrimonial. Os modelos mais tradicionais, porém, atuam de forma lenta, pois só conseguem reconhecer um rosto humano por vez, exigindo que a pessoa fique parada em frente ao equipamento para ter seu acesso reconhecido.

Em ambientes com alto fluxo de pessoas, como as escolas, essa dinâmica é inviável, pois geraria enormes filas de entrada e saídas nos horários de pico (início das aulas, intervalos e final das aulas). Diante desse problema, fabricantes já conseguiram desenvolver soluções que identificam de forma ágil diversos rostos humanos simultaneamente.

Para isso, câmeras de segurança com funções específicas para reconhecimento facial são posicionadas estrategicamente, de modo que possam capturar o maior número de rostos e realizar suas respectivas classificações. O sistema funciona da seguinte forma:

  1. A câmera captura a imagem do rosto de uma pessoa;
  2. O sistema de reconhecimento facial presente na câmera mensura características faciais dessa pessoa criando um código numérico específico para ela;
  3. Essas medidas são armazenadas em um banco de dados e comparadas com rostos de outras pessoas que apareçam em frente às câmeras.

Ao monitorar essas imagens através de plataformas configuradas para gestão de reconhecimento facial, obtém-se uma lista de rostos detectados pelas câmeras e é possível definir aqueles com acesso negado à propriedade. Assim, quando determinado suspeito entrar no local, um alerta é gerado na tela de monitoramento. Tais câmeras conseguem realizar a detecção simultânea de diversos rostos, sendo ideal para locais movimentados, como shoppings e as próprias escolas.

Em 2017, a Polícia Britânica utilizou a estratégia durante a final da UEFA Champions League, em Cardiff, no País de Gales, para fazer reconhecimento facial da população e comparar com perfis de 500 mil indivíduos procurados pelas autoridades. Em 3 de junho de 2017, câmeras foram responsáveis por escanear o rosto de aproximadamente 170 mil visitantes na principal estação de trem de Cardiff e ao redor do Estádio Principality, onde ocorreu a partida, situado no centro comercial do distrito.

1. Otimização do tempo

Como as câmeras podem ser instaladas em todas as entradas da propriedade, a agilidade se torna um grande fator para a dinâmica de segurança da escola, pois os funcionários não precisam se deslocar em grandes distâncias para atender todas as demandas em cada portão de acesso.

Além disso, é possível liberar o acesso ao rosto dos alunos e professores, que têm frequência constante na escola. Então, assim que um visitante não cadastrado entrar no local, o alerta é gerado imediatamente avisando sobre sua presença. Em seguida, a equipe pode chegar ao local com maior rapidez para atender essa pessoa.

2. Eficácia na identificação

A alta precisão dos programas de reconhecimento facial permite uma alta taxa de acerto na identificação das pessoas, informando a porcentagem de correspondência entre o indivíduo cadastrado e quem aparece em cada gravação. Esse ponto garante maior certeza aos funcionários no momento em que um responsável for buscar um estudante, por exemplo, impedindo que o aluno deixe a escola com alguém que não seja seu familiar.

3. Controle de frequência de alunos

Outra vantagem do uso de inteligência artificial no processo de monitoramento de uma escola é o controle da frequência dos alunos. Em alguns sistemas, os estudantes serão previamente cadastrados, e sempre que chegarem à escola, terão seus rostos escaneados no equipamento, que em seguida, registrará a presença. Os pais receberão o registro de frequência no celular em um aplicativo ou via SMS. Desta forma, é possível implantar melhorias nas condições de planejamento e intervenção imediata nas escolas que apresentam baixos índices de frequência.

Este controle traz outro benefício para a gestão da escola. Com o número exato de alunos que foram à escola diariamente, existe um melhor gerenciamento da merenda, já que as cozinheiras poderão determinar quantas refeições precisam ser servidas para aquele determinado grupo que está presente no dia.

Saber quem entra  e sai de uma escola  é fundamental para proteger alunos, professores e funcionários

Saber quem entra e sai de uma escola é fundamental para proteger alunos, professores e funcionários

4. Melhor uso dos recursos

Com reconhecimento facial, todo o controle de acesso do ambiente escolar tem sua dinâmica otimizada, pois o gerenciamento da entrada e saída de pessoas fica a cargo da plataforma de monitoramento e a equipe pedagógica pode focar sua função no controle da rotina dos alunos, tendo certeza de que estão cumprindo as atividades da forma prevista.

A longo prazo o sistema se mostra bastante vantajoso gerando economia de recursos, já que não é preciso manter um grande número de funcionários para vigiar cada portão, além de fornecer um importante banco de dados com informações sobre todos aqueles que circulam em sua escola diariamente.

5. Segurança

Além de todos os benefícios que impactam a gestão escolar, a segurança é o ponto principal no processo educacional. Manter a integridade de alunos, professores, coordenadores e demais membros da instituição deve ser sempre a prioridade. O reconhecimento facial possibilitará a identificação dos alunos e registrará todo indivíduo que entrar nas dependências da escola, evitando ataques e outros problemas.

Conheça as opções que a Avantia oferece para controle de acesso e gestão escolar com o uso de inteligência artificial a partir das suas necessidades.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish