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6 momentos em que a inteligência artificial auxilia a controlar processos

20 jan 2020 AMS

Conhecer os gostos e comportamento do cliente é fundamental para entregar uma experiência inesquecível ao consumidor. A aplicação de inteligência artificial já permite a análise e registro de dados que auxiliam a controlar processos e definir estratégias de marketing e vendas e pode ser uma grande aliada do gestor.

O uso de tecnologia inteligente fornece informações de grande utilidade para evitar perdas e ainda entender melhor o negócio. Varejo, agências bancárias, restaurantes e outros estabelecimentos que recebem grande fluxo de pessoas podem ser monitorados de forma estratégica a partir de câmeras de segurança.

Processos no varejo são otimizados e a experiência do cliente transformada

Câmeras inteligentes são capazes de processar o que acontece nas imagens gravadas e alertar o operador quando há uma ocorrência relevante, pré-determinada segundo as necessidades do estabelecimento. Hoje, além de usar a técnica para fazer contagem de quem entra e sai, é possível criar algoritmos para entender a popularidade dos produtos, o padrão de movimentação dentro da loja, o comportamento diante das gôndolas, o padrão de venda e de consumidores de determinada loja, região ou grupo.

Desta forma, as marcas passam a ter o poder de analisar o mercado, entender o comportamento e motivações das pessoas e tomar decisões de negócios mais concretas – resultando na expansão de negócios se necessário.

Veja a seguir 6 situações em que a inteligência artificial auxilia a controlar processos:

1. Mapeamento do fluxo de pessoas

Onde e como o cliente circula por uma loja diz muito sobre suas preferências. Ter ciência de seus gostos, o tempo que tem disponível para cada corredor ou setor, os lugares mais atrativos para ele, entre outras informações podem auxiliar na melhor distribuição de produtos. Conhecer a jornada do cliente na loja dá ao varejista a oportunidade de criar uma experiência personalizada, mesmo que seja para um grupo de pessoas.

Para este monitoramento, utiliza-se o Heatmap (Mapa de Calor em inglês). A tecnologia inserida nas câmeras de segurança dos estabelecimentos mostra através de cores quentes onde há mais movimento, e com cores frias, onde os clientes passam com pouca ou nenhuma frequência.

Com este dado, é possível reorganizar os produtos onde há mais movimento e até criar estratégias para compras, como campanhas e promoções – além de repensar as áreas que estão “frias”. Esta estratégia pode minimizar as perdas de produtos pouco vistos e ainda gerar campanhas promocionais que podem fidelizar o cliente.

2. Contagem de clientes para controlar processos

O recurso de contagem de pessoas possibilita aos varejistas mais uma possibilidade de analisar dados de clientes. Ele é usado por lojas, para calcular taxas de conversão e avaliar os resultados de suas campanhas, museus e empresas de eventos para obter facilmente estatísticas sobre visitantes, agências bancárias e outros estabelecimentos.

O gestor pode registrar o número de visitantes em sua loja e analisar o horário de maior fluxo, criando estratégias para receber melhor esses clientes. Assim, é possível otimizar cronogramas de equipes e operações diárias, medir filas, ter visões demográficas e estimar a ocupação do local.

Controlar estoques com inteligência artificial auxilia na redução de perdas

Controlar estoques com inteligência artificial auxilia na redução de perdas

3. Detecção de aglomeração

Muitas pessoas próximas a uma gôndola ou a um caixa eletrônico: isso é bom ou ruim? A aglomeração de pessoas é mais um item a ser identificado por meio da inteligência artificial, auxiliando no controle de processos do negócio em questão.

Caso seja em uma situação com uma promoção, e em um mesmo local tenham muitas pessoas, o gestor pode identificar esta aglomeração e mandar mais vendedores para auxiliar os clientes, por exemplo. Ou se este acúmulo de pessoas acontecer em uma agência bancária, isso pode não ser um bom sinal. O alerta permitirá que uma ação seja tomada enquanto as pessoas ainda estão no local.

4. Abuso de permanência em drive-thru

Não é agradável para ninguém ficar parado ou preso em uma fila, ainda mais para comer. Muitos restaurantes com drive-thru já têm se modernizado para identificarem o tempo de permanência dos veículos na fila, permitindo uma ação rápida no caso de demora no pagamento ou entrega.

Isso gera uma experiência marcante ao cliente e mais vendas para o estabelecimento, que entrega mais em menor tempo.

5. Reconhecimento facial na entrada

Além de ser usado para aprimorar a segurança do local, o reconhecimento facial é mais um recurso para auxiliar no controle de processos e acesso de pessoas.

Tecnologias de biometria para validação tornam o ambiente mais tecnológico e moderno. Os smartphones já fazem isso, desbloqueando seu acesso através de reconhecimento facial. Logo, trazer esta tecnologia para o controle de acesso é uma realidade.

A tecnologia possibilita a identificação de pessoas à distância, sem a necessidade de leitura da impressão digital ou apresentação de crachás. Em estabelecimentos comerciais e locais de alto fluxo, ela pode ser bem aproveitada para identificar dados como gênero e idade, para análise posterior dos dados e criação de ações estratégicas.

6. Uso de EPI em indústrias e restaurantes

Quando os processos internos são bem geridos, o serviço prestado ao cliente é otimizado. A necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) existe para proteger a saúde de funcionários em fábricas e cozinhas, e o gestor pode acompanhar se esta exigência está sendo seguida.

Com analíticos específicos para identificar capacetes, luvas e óculos de proteção, um alerta é gerado cada vez que qualquer item obrigatório não estiver sendo utilizado. Assim, o gestor pode tomar uma ação de educação dos colaboradores e se prevenir em casos de processos trabalhistas.

A inteligência artificial não está sendo aprimorada para tomar o lugar do trabalho humano, mas para auxiliá-lo. A Avantia atua com esta e outras tecnologias para tornar os processos de trabalho de lojas, indústrias, instituições financeiras e educacionais mais simples e controlados. Fale conosco e saiba como podemos auxiliar seu negócio a controlar processos.

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