fbpx

A importância do conselho consultivo para a governança da Avantia

13 jun 2016 Institucional

Eduardo Ferreira Lima compartilha sua experiência com conselho consultivo

A implantação de um conselho é uma boa prática de governança corporativa que vem sendo adotada por grandes empresas brasileiras ou em crescimento. E para compartilhar a nossa experiência e explicar os benefícios de ter um conselho consultivo, Eduardo Ferreira Lima, nosso diretor comercial, foi convidado para conversar com empresários e gestores no workshop Capital para Crescer da Bovespa realizado no Recife, a convite da Endeavor.

Desde que ingressamos no quadro de empresas apoiadas pela Endeavor como uma empresa de alto impacto, seguimos a sugestão para que adotássemos um conselho consultivo. Então, no segundo semestre de 2015, estruturamos um conselho formado por empreendedores da rede da Endeavor e passamos a ter reuniões para acompanhamento da execução do nosso planejamento estratégico. O conselho é formado por um grupo heterogêneo de empreendedores que possuem backgrounds difrerentes e atuam em mercados distintos.

“É muito importante para a Avantia ser acompanhada pelos conselheiros. As reuniões são uma ótima oportunidade para ouvirmos a experiência de outros empreendedores que já passaram pelos mesmos desafios de crescimento que estamos passando hoje”, pontua Eduardo. Diferente de um conselho administrativo, o conselho consultivo não delibera, mas apenas sugere e levanta reflexões sobre a estratégia ou até o modelo de negócios. No evento, Eduardo mostrou que os questionamentos dos conselheiros são baseados na análise de indicadores da Avantia que são compartilhados com eles: “é um exercício de transparência”, completa Eduardo.

Mas para ter resultados efetivos, Eduardo enfatiza que é preciso ter foco: “Não adianta ir para reunião com o conselho com tópicos muito operacionais”. Além disso,  é preciso ter a disciplina de voltar para as reuniões com os conselheiros e discutir tudo aquilo que foi previsto, senão trabalho não evolui e pouco agrega.

Convite da Endeavor

Estivemos presentes no Capital para Crescer graças ao convite da Endeavor. “A Avantia está sabendo usufruir dos benefícios do conselho consultivo, pois encara os insights levantados nas reuniões do conselho realmente como dever de casa. É  um ótimo exemplo de quem soube incorporar o conselho às suas práticas de gestão, por isso entendemos que era importante compartilhar essa experiencia com empresas locais.”, analisa Pedro Almeida responsável pela Endeavor no Nordeste.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish