fbpx

A importância do uso de analíticos na área de energia

28 Maio 2020 Energia, Security Talks, Tecnologia de Segurança

Data: 27 de maio de 2020
Convidado: Luciano Rosa, área de segurança na CPFL
Participantes Avantia: Mário Tranche, gerente de pré-vendas, Douglas Brito, gerente comercial; Sidarta Varela, coordenador de produtos do Avantia Labs.

Neste episódio do Security Talks Online, falamos sobre as vantagens dos analíticos, com a presença de Luciano Rosa, gestor da área de segurança da CPFL, um grande grupo do setor de energia que atende a aproximadamente 22 milhões de brasileiros dos estados de SP, RS, PR e MG.

Com distribuição, transmissão e geração de energia, a CPFL precisa trazer sensação e condição de segurança para seus colaboradores em locais de atuação distantes e com deficiências no link de comunicação.

Com operação muito grande, é preciso saber o que está acontecendo em todas as pontas. Com algumas unidades sem link, é interessante fazer processamento e classificação na ponta para receber somente as imagens que precisam ser vistas, gerando economia de banda, poupando o servidor de gravações, e assim atuar com maior abrangência nas unidades.

Infraestrutura
Existe a preocupação sobre o compartilhamento da banda, já que a rede operativa da CPFL trafega dados, que consome pouca banda de internet, e se inserir o tráfego de imagens, sobrecarregará a rede.

O uso do analítico de vídeo pode ser a resposta para a gestão em unidades com poucos recursos tecnológicos. Desta forma, será possível receber imagens em tempo real e verificar o que está acontecendo nos locais mais remotos da companhia, sem sobrecarregar a rede com imagens sem relevância.

E para não consumir muita banda, há a possibilidade de utilizar processamento híbrido, que permite trafegar uma parte dos dados na estrutura no cliente e a outra parte na nuvem. Ou ainda, analisar apenas frames de interesse, dimensionando o fluxo de dados e o consumo de banda.

Vantagens para o negócio
Além da área da segurança, os analíticos poderão contribuir para outras áreas da empresa, como por exemplo o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, que tem processos rigorosos e poderá detectar uso de EPI e controlar rigorosos processos de autorização de acesso à áreas restritas, como subestações.

Além de olhar para a frente e permitir ações proativas na segurança, os analíticos permitem também “olhar para trás” para detectar um fato que ocorreu, sem a necessidade e assistir a todas as imagens.

Momentos atuais
Neste momento de pandemia, houve um aumento de número de invasões, roubo de cabos e cobre, aumentando a função e vantagens dos analíticos de vídeo.

Estratégias para o futuro
Fazer a tecnologia trabalhar a favor da empresa, aplicando inteligência artificial e técnicas de machine learning em todas as estruturas que já tem CFTV, para receber informações em tempo real e oferecer respostas imediatas.

O que você quer enxergar hoje?
Nós colocamos os olhos e o cérebro no seu negócio!

Assista o episódio na íntegra.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish