fbpx

Análise de Risco: o que é e por que sua empresa precisa

20 mar 2019 AMS

Quando falamos em segurança patrimonial, muitos gestores podem pensar em postos de vigilância e sistemas de CFTV para videomonitoramento. À medida que a segurança eletrônica se expande, cada vez mais clientes buscam soluções com tecnologia de ponta, mas não direcionam a mesma preocupação para elaborar uma análise de risco.

Isso provavelmente acontece pelo fato de muitos não compreenderem do que se trata a ferramenta ou acharem que ela representa um investimento desnecessário. Neste texto, damos detalhes sobre toda a atividade e importância relacionadas à análise de risco para projetos de segurança patrimonial.

A análise de risco ajuda na identificação do sistema ideal de segurança, evitando gastos desnecessários.

O que é análise de risco

Compreender os riscos aos quais sua empresa está sujeita é o primeiro passo para poder atuar corretamente, protegendo-a. A análise de risco é justamente a técnica que dará todos os recursos necessários para investir nas estratégias de proteção que a sua planta necessita.

Através dela, todos os possíveis eventos são analisados e planos de ação podem ser apontados para prevenir tais perigos, tratando-os devidamente. Para uma prevenção otimizada, alguns recursos são largamente utilizados, como: cercas elétricas, portões eletrônicos, catracas de acesso e câmeras de monitoramento.

Tais táticas são adotadas em ambientes de trabalho com o objetivo de impedir algum tipo de ameaça, seja ela direta ou indireta. É bastante comum deduzir que, quanto mais recursos como esses sejam instalados numa empresa, mais ela estará protegida. No entanto, isso nem sempre é verdade.

Às vezes, sua estratégia é bastante robusta, mas não será eficaz para prevenir os riscos específicos aos quais sua companhia está sujeita. Assim, todo o seu aparato e investimento em segurança será em vão, devido à falta de estudo prévio dos seus pontos críticos.

Importância da análise de risco

Diante dos alarmantes indicadores de violência urbana, a segurança e a prevenção de riscos são assuntos bastante visados por toda a população, principalmente empresários que compreendem a urgência de assegurar a integridade de seu espaço físico, colaboradores, clientes e visitantes.

Mesmo levando em conta o contexto atual, muitos gestores de segurança e tecnologia somente realizam uma análise de risco em suas plantas após o acontecimento de uma situação grave. Na verdade, como vimos, a função principal dessa estratégia é visualizar ameaças antes que elas se concretizem. Portanto, o ideal seria iniciar qualquer plano de segurança com a elaboração prévia da análise de riscos.

Como ela é feita e quais suas vantagens?

Profissionais capacitados utilizam métodos científicos que incluem fórmulas matemáticas para categorizar elementos que representem os maiores fatores de risco dentro do seu negócio. Após isso, os melhores métodos para solução são apontados a fim de evitar/tratar o maior número possível de ocorrências perigosas.

Trio da análise de risco

Existem 3 focos principais nesse estudo detalhado (que pode levar semanas para ser elaborado): vulnerabilidade, impacto negativo e probabilidade.
A avaliação é feita da seguinte forma:

  1. Sua planta está vulnerável a alguma ameaça específica?
  2. Qual seria o pior impacto negativo dessa ameaça?
  3. Qual a probabilidade dessa ameaça afetar sua propriedade, clientes e funcionários?

Métricas para análise de risco

Para obter tais informações, algumas ferramentas são utilizadas, conheça-as seguir:

  • Matriz de vulnerabilidade/medida defensiva – define possíveis ações para o tratamento de cada situação de vulnerabilidade através de tabelas
  • Diagrama de sequências adversas – analisa a ação de invasores
  • Registro de eventos de segurança – identifica frequência de eventos e mostra vulnerabilidades não tratadas
  • Registro de patrulhas – identifica eventos não tratados pela equipe de patrulhamento
  • Análise anual de riscos – compara a progressão dos eventos de risco ano a ano
análise

Vantagens para o seu negócio

Ameaças únicas da sua organização são mais facilmente neutralizadas, graças à implementação de estratégias direcionadas para o cenário atual. Esse é o primeiro ponto positivo de adotar a análise de riscos para a segurança patrimonial, garantindo maior tranquilidade quanto à proteção de todos que transitam em sua companhia.

Outro benefício diz respeito à redução de custos com seguros para bens patrimoniais devido a furtos/roubos/depredações. Uma estratégia de segurança bem planejada é capaz de economizar grande volume de recursos, pois fornece maior retorno de investimento ao diminuir perdas.

Por fim, toda a sua equipe sai ganhando. É importante divulgar internamente todo o plano de ação montado para a segurança da sua empresa a partir da análise de riscos. Isso faz seus funcionários se tornarem uma peça ativa na proteção patrimonial, pois, ao conhecerem detalhadamente os riscos iminentes, poderão agir de forma proativa.

Assim, ações perigosas que poderiam ser cometidas por membros da equipe perdem a probabilidade de acontecer quando há um conhecimento geral sobre a política de segurança vigente. Além disso, funcionários que trabalham sentindo-se seguros tendem a ser mais produtivos e estimulados do que aqueles que atuam em situações de tensão física/emocional.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish