fbpx

Analíticos de Vídeo: 4 Setores que precisam ter monitoramento inteligente

17 jul 2017 AMS, Tecnologia de Segurança

O monitoramento inteligente é uma alternativa eficaz para aumentar a segurança de empresas em diversos segmentos, pois os analíticos de vídeo e sensores permitem uma gestão da segurança proativa. Ou seja, enquanto operadores de sistemas de CFTV tradicionais são focados em monitorar imagens ou averiguá-las após uma ocorrência, os operadores de sistemas com análise de vídeo inteligente atuam com monitoramento de eventos (não de imagens) e são capazes de tratar uma ocorrência assim que ela ocorre.

A diferença está no uso de softwares com visão computacional e inteligência artificial. Através desses recursos, a equipe de monitoramento não precisa observar cada segundo dos vídeos, pois as câmeras inteligentes identificam situações que fogem ao padrão, e geram uma alerta na tela do operador. Após isso, a equipe avalia a ocorrência detectada e toma as medidas cabíveis para tratar a situação.

Com isso, eventos perigosos são remediados em tempo hábil ou mesmo evitados. A depender do seu ramo de atuação, isso pode ser extremamente importante. Vamos mostrar neste artigo alguns setores onde a presença de analíticos de vídeo é um fator crítico para a segurança. Confira a seguir!

#1 Analíticos de Vídeo para Instituições de Ensino

proteção dos alunos e professores dentro de escolas e universidades é uma preocupação constante, tanto para entidades privadas quanto para órgãos públicos. No Brasil, a questão já apresenta índices alarmantes em certas regiões. A seguir alguns dados da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo):

  • Em São Paulo, 4 a cada 10 professores já sofreram violência nas escolas;
  • Ainda sobre os educadores, 72% já presenciaram brigas entre alunos e 62% já foram xingados;
  • Quanto ao estudantes, 70% já sofreram violência dentro da escola;
  • As ocorrências de violência se dividem principalmente entre pátios, salas da aula e corredores.

Os episódios de violência variam entre depredações, furto/roubo de patrimônio, agressões entre alunos e agressões aluno/professor. Todo esse cenário pode ser tratado com o uso do analíticos de vídeo para conter previamente situações de riscos. A redução desses casos implica em melhorar índices de faltas ou abandono escolar devido ao clima de insegurança.

Confira algumas aplicações possíveis:

  • Analíticos que identificam aglomeração de pessoas podem detectar indícios de brigas em pátios ou corredores e acionar a equipe de funcionários;
  • Objetos retirados de locais (como secretarias ou laboratórios) podem ser identificados imediatamente com análise de vídeo inteligente;
  • Softwares de reconhecimento facial identificam pessoas suspeitas nas imediações;
  • Perímetros podem ser monitorados para detectar invasões (de infratores) ou evasões (de alunos).

Além das diversas funcionalidades dos analíticos de vídeo e sensores de presença, sistemas como sensores de áudio compõem uma boa associam devido à sua capacidade de identificar ruídos sonoros, como tiros e distúrbios.

#2 Construção civil mais segura com o monitoramento inteligente

A segurança é uma grande preocupações do setor de construção civil, tanto no que diz respeito à proteção do patrimônio, quanto à segurança no trabalho em relação ao uso de normas e equipamentos de proteção pelos funcionários. O monitoramento inteligente também é um grande aliado para a prevenção de ocorrências adversas, como furtos e acidentes, diminuindo riscos à equipe e transtornos com apurações legais.

Algumas aplicações práticas nesse setor englobam:

  • Análise de invasão de perímetro, fundamentais para obras com grandes extensões;
  • Detecção de objeto retirado (bastante útil para monitorar materiais e equipamentos em obras);
  • Contagem de pessoas em determinado local, para fiscalizar a presença total das equipes;
  • Identificação de placas de veículos e controle de acesso em portões e cancelas.
  • Identificação de Equipamentos de Segurança do Trabalho.

Os sensores de áudio também podem ser associados ao videmonitoramento neste setor e auxiliar na identificação de ruídos que indiquem acidentes, como queda de paletes ou pane em equipamentos específicos.

Além disso, é importante investir em uma estrutura de câmeras em obras para permitir uma  gestão remota, por meio da qual gestores possam acompanhar a planta através de sites ou aplicativos. Assim, empresas podem ter reduções significativas em seus custos com equipes de fiscalização e manutenção preventiva dos equipamentos.

#3 Mais eficiência para a indústria

Controle de estoques, acesso de pessoas, monitoramento de ambientes restritos e a prevenção de ocorrências adversas são alguns dos benefícios do monitoramento inteligente para a indústria. Assim como a construção civil, a indústria é uma área que lida com diversos ativos, como grande fluxo de pessoasmateriais perigososequipamentos de alto valor e planta extensa. Tudo isso requer uma atenção especial na área de segurança.

Vamos a algumas aplicações da análise de vídeo inteligente nesse setor:

  • Análise de invasão de perímetro, é possível monitorar a invasão a fábrica ou áreas dentro da fábrica;
  • Detecção de objeto retirado, essencial para monitorar materiais de alto valor;
  • Contagem de pessoas em determinado local;
  • Acesso indevido de pessoas, fora do horário de trabalho (um analítico pode ser configurado para alarmar somente em horários específicos);
  • Identificação de pessoas não autorizadas em áreas restritas (um analítico pode reconhecer, por exemplo, um capacete de um visitante em uma área só para funcionários);
  • Identificação de placas de veículos e controle de acesso em portões e cancelas.

Ao unir todos os benefícios do vídeo inteligente na indústria, temos uma solução completamente integrada, desde o momento em que os funcionários adentram as fábricas até o ponto em que eles manipulam maquinário pesado. Isso confere agilidade e eficácia no acompanhamento das atividades diárias, algo que seria bastante difícil em condições onde o monitoramento é apenas analógico, pois iria exigir uma equipe extensa de operadores para lidar com todo o monitoramento em tempo real.

#4 Monitoramento Inteligente para Hospitais

A questão da segurança é vital em ambientes no ramo da saúde, pois neles há um constante e alto fluxo de pessoas, sem falar no cuidado com a vida de pacientes e familiares, o que torna primordial o investimento em tecnologias de segurança.

Situações como entrada de pessoas não autorizadas em locais restritos, furto de medicamentos ou objetos pessoais são difíceis de controlar e  acabam por representar grandes demandas de esforço e tempo pelas empresas de saúde. Para solucionar isso, os softwares monitoram automaticamente todas as dependências do hospital, gerando alertas específicos para a equipe responsável.

O videomonitoramento em hospitais funciona com inteligencia de software em casos como:

  • Monitoramento de perímetro para identificar invasões;
  • Identificação de objetos retirados, indicando furtos ou roubos;
  • Objetos abandonados, não pensem só em explosivos, mas objetos podem contaminar áreas inteiras de um hospital;
  • Reconhecimento de placas e controle de veículos em portões e cancelas;
  • Reconhecimento facial para identificação de pacientes, funcionários ou pessoas suspeitas.

Como vimos, nos 4 setores citados acima, o uso de videomonitoramento inteligente pode ser crucial para a segurança patrimonial e de pessoas. No entanto, mesmo em ramos com menos riscos, suas aplicações são bastante benéficas. A Avantia oferece serviços personalizados para o seu negócio, entre em contato conosco para mais detalhes!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish