fbpx

Câmeras de segurança: qual a importância para a indústria?

06 jul 2019 AMS

Todo gestor de segurança conhece a importância de sua indústria segura. Para isso, já a realidade de muitas fábricas o uso de câmeras de segurança e softwares. CFTV – Circuito Fechado de Televisão – permite que seja feito o gerenciamento remoto ou local das imagens, assim como gravação de eventos ou de todo o dia. Dessa maneira, equipes de segurança, manutenção, segurança do trabalho e até a de controle de qualidade podem analisar as imagens novamente sempre que sentirem essa necessidade ou precisarem detectar algum problema.

Mesmo sendo tecnologias bastante difundidas, não são todos que entendem a importância do monitoramento e das câmeras de segurança. Por isso, neste artigo explicaremos melhor tudo o que esses equipamentos podem fazer por você, seus colaboradores e processos. Confira os principais pontos a seguir.

Prevenção de roubos

A primeira vantagem de adotar um sistema monitoramento por câmeras é até óbvia: minimizar as situações de furto e roubo que ocorrem dentro de uma unidade. Ao utilizar um equipamento com boa resolução de imagem, é possível apurar posteriormente ocorrências como essa e identificar culpados. Além disso, a presença do sistema de câmeras em si já se apresenta como um empecilho aos criminosos, dificultando e, por vezes, desencorajando suas ações.

Em fábricas com plantas extensas ou com diversas unidades, esse benefício é ainda mais valioso, pela proporção dos riscos que poderiam ocorrer e economia que pode ser gerada. O uso de análise de vídeo inteligente e ronda virtual, por exemplo, podem tornar a atividade de vigilância mais eficaz e produtiva, necessitando menos operadores.

As câmeras de segurança e monitoramento podem ser integradas facilmente com dispositivos de proteção perimetral, controle de acesso, alarmes, áudio, identificação de movimento ou emoções, entre outros. Com isso, você obtém uma solução de segurança integrada para a sua fábrica, pois diversos pontos críticos são atendidos de forma ampla.

Controle de qualidade do processo industrial

É possível observar remotamente se processos estão sendo realizados dentro das exigências padrão nas suas fábricas. O monitoramento a distância através de filmagens torna a tarefa de controle de qualidade mais prática e rápida, além de economizar tempo e recursos, pois exclui a necessidade de fiscais presentes no local por grande período de tempo.

Com a aplicação de analíticos de vídeo, é possível obter ainda mais eficácia, pois os sistemas de monitoramento inteligente possuem a capacidade de detectar eventos específicos e gerar alertas na tela do operador, caso ocorram situações como: tempo de permanência excedido, cruzamento em linha, excesso de tempo em repouso, entre outros. É possível, inclusive, configurar o sistema para gerar alertas por e-mail ou SMS e trazer mais agilidade e garantia ao processo.

Manutenção Remota de equipamentos

Em fábricas de grande extensão ou com múltiplos sites, é possível realizar um diagnóstico preventivo de possíveis falhas nos equipamentos e até mesmo realizar manutenções a distância.

Imagine uma companhia com sede em São Paulo e filiais na Bahia, através do circuito de câmeras qualquer inconformidade nos equipamentos da planta industrial são identificadas a distância por meio da central única. Dessa forma, é possível instruir uma equipe e designá-la para o local necessitado, excluindo a necessidade da presença inicial de fiscais na unidade da Bahia. Isso reduz custos com a equipe de manutenção, o que torna o processo de gestão unificado e seguro.

Segurança dos trabalhadores da industria

A adoção de condutas seguras pelos funcionários é uma questão de extrema importância para trabalhos realizados em indústrias e que pode se tornar ainda mais crítica a depender do tipo de maquinário e insumos manipulados na rotina de atividades. Pensando nisso, o circuito de câmeras representa um grande aliado nesse cenário.

Ao posicionar os equipamentos de vídeo em áreas de risco, o acompanhamento das dinâmicas se torna mais eficaz, pois permite o controle simultâneo de diversas áreas da planta. Assim, ações preventivas podem ser checadas, como o uso correto de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e a distância ideal de áreas perigosas. Novamente, o uso de analíticos de vídeo otimiza a tarefa de monitoramento, tornando automática a identificação de situações definidas. Sensores de movimento, calor e identificação de cores podem ser aplicados para detectar ocorrências como: derramamento de produto, superaquecimento, retirada de objeto, uso de capacetes amarelos, etc.

Administração da indústria

Nas indústrias, a quantidade de funcionários a ser acompanhada é muito alta e, por isso, contar com a ajuda de um sistema de monitoramento pode ser a saída mais assertiva e segura. Além disso, até mesmo a área de carga e descarga pode ser integrada ao gerenciar entrada e saída de veículos a distância, oferecendo, assim, mais agilidade no processo e na detecção de problemas que estejam atrapalhando todo o sistema.

Por isso, o CFTV atende às suas necessidades tanto nas áreas operacionais quanto em segurança e consegue englobar seu negócio por completo, facilitando não apenas o monitoramento, mas também a tomada de decisão e agilidade com a qual as mudanças são realizadas.

 Avantia entende a importância do sistema de monitoramento e, por isso, conta com serviços assertivos que pensam na sua indústria de maneira única. Quer saber mais? Entre em contato conosco ou deixe suas dúvidas nos comentários.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish