fbpx

Como controlar a sua produção de alimentos?

03 set 2021 Áudio e Vídeo, Industria, Logística, Tecnologia de Segurança

Saiba como o videomonitoramento pode auxiliar em questões sanitárias.

A indústria alimentícia é um mercado de alta responsabilidade, pelo fato de ser encarregada de nutrir a população. As empresas do setor devem seguir padrões de grande relevância para garantir a gestão de qualidade e segurança de seus produtos. Essas práticas permitem o controle contra contaminações no decorrer de todas as etapas da cadeia de produção e distribuição de mantimentos.

Com o intuito de prevenir a sabotagem de bens comestíveis, surgiu em 2001 o conceito “Food Defense“. Este conceito tem uma norma específica (PAS 96:2017) incorporada aos sistemas de gestão de segurança dos alimentos. A partir dessa norma, define-se Food Defense como a segurança de alimentos e bebidas considerando suas cadeias de suprimentos, ou seja, toda a cadeia de negócios contra formas de ataque mal-intencionadas, incluindo ações ideologicamente motivadas, levando à contaminação de um produto ou paralisação da empresa.

Para melhor se protegerem contra fraudes alimentares, as indústrias alimentícias têm investido cada vez mais em soluções tecnológicas de segurança. Ao adotarem sistemas de monitoramento inteligente, as instituições garantem não só a preservação dos alimentos, mas também maior produtividade, eficiência e redução de custos. Seguindo esse caminho, a Avantia desenvolveu analíticos de vídeo, que podem ser inseridos nos equipamentos já em utilização, capazes de ampliar a visão e detectar qualquer forma de adulteração dos processos de produção.

Conheça alguns sistemas de segurança eletrônica que colaboram para proteger esses ambientes:

  • Circuito Fechado de Televisão: responsável por gravar pontos específicos dentro da cadeia de produção e distribuição, como máquinas e containers, é possível incorporar sistemas de inteligência para identificar comportamentos suspeitos no local;
  • Controle de acesso: previne a circulação de pessoas não autorizadas em determinados ambientes, além de realizar disparo de alarmes, sem índices de falso-positivo, quando houver movimentos fora dos horários estipulados;
  • Avantia Monitoring Services: de maneira integrada, o sistema utiliza recursos de inteligência artificial para monitorar em sistema 24/7, através de uma central de operações que trata todas as ocorrências em tempo real;
  • Monitoramento de temperaturas de freezers e geladeiras: é comum a perda de alimentos perecíveis quando a temperatura dos freezers não se encontra dentro dos limites. Neste cenário, oferecemos recursos para gestão de temperatura, com técnicas de IoT.

Buscando evitar o bioterrorismo (contaminação deliberada ou proposital de alimentos), a Avantia empenha-se no desenvolvimento de soluções responsáveis por identificar sabotagem, contaminação ou fraude na indústria alimentícia. A tecnologia tem papel fundamental para garantir a segurança do alimento que chega às mesas das famílias em todo o mundo.

Leia também: Monitoramento remoto na prevenção de acidentes e gestão das operações.

Quer ampliar a sua visão? Vamos conversar!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish