fbpx

Como funciona a segurança no mercado de luxo?

08 out 2021 Áudio Alerta, Experiência do Cliente, Tecnologia de Segurança, Varejo

Saiba como planejar um projeto eficiente para o seu negócio.

O mercado de luxo no Brasil conta com praticamente todas as marcas importantes deste segmento, segundo o relatório Global Powers of Luxury Goods, da Delloite, que traz dados de grandes categorias de bens de luxo: designer de aparência (pronto para usar), bolsas e acessórios, joias finas e relógios e cosméticos e perfumes. 

Este mercado, de público exigente, requer altos padrões de segurança. Desta forma, as medidas de segurança devem levar em consideração algumas etapas:

  • Planejamento do projeto de segurança a partir da análise da planta e determinação dos principais pontos para a instalação de câmeras, sensores e sistemas de controle de acesso, para ambientes como: ponto de venda, estoque, logística, fábrica, colaboradores e, claro, os clientes
  • A distribuição dos equipamentos no ponto de venda deve levar em consideração o projeto arquitetônico, e seu layout diferenciado, em relação a outras lojas do varejo;
  • O gerenciamento do projeto de segurança deve ser regular e automatizado, de forma a garantir uma pronta resposta efetiva em caso de roubos e furtos;
  • Protocolos de identificação das vulnerabilidades e protocolos de resposta, para garantir um Risk Assessment minucioso e eficiente

Como a segurança ajuda a melhorar a experiência do cliente?

Quando um cliente, de perfil exigente, entra em seu estabelecimento de luxo, ele tem a expectativa de receber um atendimento rápido e eficiente, de encontrar rapidamente o seu produto, de receber uma atenção diferenciada do vendedor, de vivenciar o contato com o objeto de desejo, e de receber um atendimento personalizado. E todos estes pontos de interação devem ser minunciosamente cuidadosos, para evitar exposições ou riscos a este cliente. E é aqui que a tecnologia da segurança entra em ação. Ela pode contar o número de pessoas em uma loja, balanceando o fluxo de atendimento e pagamento, ela pode perceber as reações e comportamentos dos clientes através de analíticos de vídeos, ajudando aos vendedores a terem reações rápidas para beneficiar as emoções, ela pode inclusive entender as preferências de cada cliente para oferecer um atendimento personalizado.

Com os ativos a serem protegidos que já citamos no início do texto em mente, como lojas, fábricas, logística, colaboradores, fornecedores e clientes, é hora de planejar a estratégia da segurança e escolher suas ferramentas e equipamentos, para atuar proativamente e evitar perdas e danos para a empresa, que podem ocasionar desconfortos para o cliente final. Adicionalmente aos fatores que falamos, quando pensamos no mercado de varejo de luxo, precisamos pensar também no zelo pela marca, fator que agrega ainda mais valor ao produto, elevando desejo e vulnerabilidade do bem.

A segurança neste mercado deve ser pensada de maneira personalizada e adaptada de acordo com as necessidades e especificidades de cada marca.

Como implementar equipamentos de segurança em ambientes de luxo?

Na maioria das vezes, as lojas que vendem produtos luxuosos levam projetos arquitetônicos assinados por grandes arquitetos e possuem estruturas baseadas em layouts arrojados e voltados para uma funcionalidade estética.

Levando isso em consideração, é necessário trazer a solução adequada para esses ambientes, de maneira criativa, inovadora e personalizada. A tecnologia que conta com softwares e inteligência artificial integrada, protege além de otimizar os processos, evitando danos, roubos e perdas, e ainda melhora a experiência de todos que permeiam este ambiente.

Inteligência Artificial nas câmeras

O CFTV é sempre uma das opções quando o assunto é monitorar ambientes e mantê-los seguros. Quanto mais câmeras instaladas, mais informações, entretanto, sem inteligência artificial, a gestão desse tipo de monitoramento é mais complexa e trabalhosa. Para otimizar o resultado, analíticos de vídeo ou de áudio, aliados às câmeras, são uma solução vantajosa, pois podem ser inseridas às câmeras já existentes, resultando em melhores processos, resultados e segurança, além de uma melhor gestão e controle. 

Neste episódio do Security Talks, falamos muito sobre a segurança no mercado de luxo, assista aqui!

Gostou do post? Entre em contato, nós podemos te ajudar a planejar e implementar um projeto eficiente e inteligente para o seu estabelecimento comercial.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish