fbpx

Como o Áudio Alerta identifica ocorrências em tempo real nos estacionamentos

15 abr 2019 AMS

Monitorar ambientes com imagens já é uma ação primordial em um sistema de segurança. Ter como aliado analíticos que tornam aquelas imagens em um processo proativo de tratamento de ocorrências, otimiza ainda mais esse monitoramento. Em um mundo ideal, assim que um vidro é quebrado, por exemplo, seria possível identificar esse ruído e então, já tomar as medidas cabíveis.

Esse mundo ideal existe. O Áudio Alerta é uma startup especialista em softwares para monitoramento inteligente de áudio que podem operar em conjunto com câmeras de segurança ou de forma independente. O objetivo da solução é detectar automaticamente situações de risco através de ruídos e gerar alertas para a central de comando assim que uma situação perigosa é captada pelos microfones, fazendo as equipes de segurança estarem a postos em tempo real.

No ambiente específico dos estacionamentos, o uso dessa estratégia resulta em grandes vantagens para as atividades cotidianas do local. Confira os detalhes da solução ao longo do artigo e entenda os benefícios para negócios que precisam gerenciar vagas para veículos em sua propriedade.

A tecnologia do Áudio Alerta eleva a eficiência dos sistemas de segurança utilizando sensores de áudio para monitorar ambientes e detectar eventos como tiros, explosões e batidas.

Como os analíticos do Áudio Alerta funcionam

Vamos começar explicando a atuação dos programas aplicados pelo Áudio Alerta: microfones são instalados nos locais que se deseja monitorar, capturando o áudio do ambiente (sua precisão e alcance podem variar de acordo com o equipamento ou condições do local). Os microfones conseguem atuar de forma independente ou acoplados a câmeras de vídeo, o que, neste último caso, agrega imagens ao sistema de áudio monitoramento.

Os softwares, por sua vez, utilizam características de computação cognitiva e inteligência artificial para filtrar o som ambiente, sendo capazes de diferenciar ruídos específicos que possam indicar um evento de risco. São várias as suas aplicações, desde a detecção de disparos de armas de fogo em vias públicas (diferenciando alguns calibres) até a identificação de maquinário com ruído indicando defeito dentro do galpão de uma fábrica.

Por fim, nas soluções que utilizam circuito de vídeo, os softwares conseguem rastrear o local exato onde o ruído se originou e direcionar as câmeras para aquela posição, iniciando a filmagem da cena. Já nos projetos que utilizam apenas microfones, a origem do evento é identificada e demarcada em um mapa para apontar com precisão o local da ocorrência.

Nos tópicos seguintes mostramos exemplos em que a solução do Áudio Alerta auxilia na manutenção da segurança em estacionamentos privados.

Detectar batidas e freadas bruscas

O primeiro uso dos analíticos de áudio no contexto do estacionamento que iremos citar aqui é relativo à detecção de batidas e freadas repentinas que podem indicar a ocorrência de um acidente. Os analíticos de áudio, neste caso, são capazes de alertar se houver batidas entre os próprios veículos, entre veículos e paredes/objetos/pilastras e também quando pneus freiam seu movimento bruscamente, podendo indicar um carro ou moto que estava transitando na contramão, por exemplo.

Todos os casos permitem observar com precisão o ocorrido, auxiliando na prevenção de acidentes, seja entre carros/motos/caminhões ou envolvendo pedestres em situações mais perigosas. Vale ressaltar que motoristas imprudentes são identificados, mas também se detectam vândalos e suspeitos mal-intencionados, o que pode evitar a concretização de crimes.

Vidro estilhaçado

Já este segundo tipo de analítico de áudio consegue detectar quando janelas ou vidraças estão sendo quebradas, podendo indicar uma tentativa de arrombamento de veículo dentro do estacionamento. Também pode apontar uma tentativa de invasão do posto de vigilância, caso o estacionamento trabalhe com funcionários de plantão. Em ambos os casos, a equipe na central de monitoramento tem acesso imediato à origem do estilhaço e pode tomar as providências cabíveis, chamando as autoridades em caso de furto/roubo, por exemplo.

Enquanto as câmeras estão viradas para um lado, um vidro pode estar sendo quebrado de outro - e assim, detectado pelo Áudio Alerta

Enquanto as câmeras estão viradas para um lado, um vidro pode estar sendo quebrado de outro – e assim, detectado pelo Áudio Alerta

Explosões

Por último, citamos o analítico de áudio capaz de identificar sons de explosões no ambiente, o que, no caso dos estacionamentos, poderia decorrer de uma pane de algum dos veículos ali presentes ou, mesmo, de um atentado dentro da propriedade. Novamente, a demarcação automática da origem da explosão traz precisão e agilidade ao tratamento do problema.

O Áudio Alerta é uma empresa parceira da Avantia e já foi responsável por grandes projetos de monitoramento por áudio. Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma visita para otimizar a segurança eletrônica do seu negócio através da análise inteligente de áudio.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish