fbpx

Como reduzir custos com monitoramento no estacionamento

21 Maio 2019 AMS

Uma das maiores preocupações dos gestores atualmente é implementar formas de reduzir custos relativos à execução das mais diversas atividades em seus negócios. Quando o assunto é segurança nos estacionamentos, a grande maioria das empresas busca soluções mais tradicionais e que dependem quase que exclusivamente da atuação humana, estando sujeitas a erros de funcionários e, ainda por cima, gerando custos altos para a empresa relativos à manutenção de funcionários que nem sempre conseguem atuar no ambiente da forma mais eficaz possível.

Distribuição de cartões por catracas eletrônicas ou por funcionários costuma ser a única solução implementada, deixando o estacionamento sujeito à entrada de suspeitos e ações criminosas (arrombamentos, furtos e roubos), já que os critérios para liberação das entradas não são bem definidos e dependem da capacidade de avaliação do vigilante. Ao longo do artigo, mostramos estratégias que fornecem resultados positivos, tanto na redução de falhas e ocorrências perigosas, quanto na redução de custos a longo prazo.

A gestão de um estacionamento pode ser muito mais inteligente e automatizada do que você pensa.

Realizar leitura e registro de placas

Estacionamentos que possuem sistema de câmeras de segurança podem incrementar seu monitoramento por vídeo através do analítico LPR, software capaz de ler placas de identificação dos veículos e registrar o momento exato de suas respectivas entradas e saídas na propriedade. Com isso, há precisão de dados ao saber quais carros, motos ou caminhões circularam na propriedade em determinado período e ainda se obtém o controle de fluxo, demarcando dias e horários de pico no estacionamento.

Outra vantagem é que, a partir das listas geradas pelo leitor de placas, é possível realizar buscas em bancos de dados para averiguar se algum daqueles veículos foi roubado ou utilizado em ação criminosa, fazendo as equipes de segurança agirem de forma proativa. Com isso, o sistema de câmeras inteligentes diminui a necessidade de presença de vigias próximos às cancelas de estacionamento para conferir e registrar a placa de cada veículo e seus horários de permanência no local.

Automatizar a liberação de acessos

A partir da leitura realizada pelo analíticos de vídeo LPR, é possível criar listas positivas e negativas e associá-las a plataformas de gestão para que haja liberação automática de entrada dos veículos cadastrados. Isso permite também definir períodos em que os portões ficaram abertos ou fechados (mesmo que placas autorizadas tentem entrar).

Dessa forma, a ação dos vigias se mostra necessária apenas para registrar veículos desconhecidos nas listas para seu acesso à propriedade. Em negócios que utilizam essa estratégia, é comum pedir aos visitantes que enviam seus dados com 24h de antecedência para o devido registro no sistema.

Registrar ocorrências automaticamente

Por último, você ainda pode incrementar o sistema de CFTV do seu estacionamento para reduzir custos com operações relativas ao tratamento de situações de risco, economizando tempo e recursos. Através da análise inteligente de vídeo, câmeras de segurança observam os frames das imagens e buscam cenas que indiquem algum perigo, gerando alertas imediatos nas telas da central de monitoramento.

Eventos como cruzamento de linha (indicando invasões) ou objeto abandonado (podendo indicar elementos explosivos) são detectados automaticamente, permitindo que as equipes de segurança estejam a postos imediatamente para tratar a situação em tempo hábil. Todas as ocorrências ficam registradas, fornecendo maior controle e gestão da segurança local e, ainda, auxiliando na posterior identificação de culpados.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish