fbpx

Como transformar um sistema de segurança reativo em proativo

26 abr 2016 AMS

Ao fazer uma breve pesquisa sobre sistemas de segurança fica evidente que as soluções proativas são mais vantajosas quando comparadas às reativas. Um estudo feito pela Accenture e do Instituto Ponemon aponta que as empresas que adotam projetos de segurança proativos já recebem um maior retorno sobre os investimentos do que aquelas que dependem de abordagens reativas.

Contudo, os sistemas mais tradicionais ainda ocupam grande parte das empresas, e muitos barram na dificuldade de poder substituir o monitoramento de segurança reativo, por uma tecnologia moderna que atue na prevenção e não apenas na correção de eventos de riscos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como transformar um sistema de segurança reativo em proativo, de maneira eficaz e sem gastos excessivos par ao seu negócio.

Contrate soluções que se adaptam a sua estrutura

Mesmo aquelas empresas que possuem uma infraestrutura de segurança baseada em um sistema reativo podem transformá-lo em proativo sem ter que substituir por completo os equipamentos que já existem. Isso porque, é possível encontrar empresas no mercado de tecnologia de segurança com soluções modernas nessa área que podem se adaptar ao legado do seu negócio.

Assim, em vez de comprar ou locar toda uma infraestrutura nova para substituir os seus equipamentos, há a possibilidade de contratar um sistema de expansão integrado a novas tecnologias, que atuam de maneira mais efetiva e eficaz na identificação, sinalização e prevenção de eventos.

Agregue tecnologia inteligente ao seu sistema de segurança

Ainda que você já possua câmeras de monitoramento instaladas em diferentes áreas do seu estabelecimento, é possível ainda enriquecer o seu sistema de segurança com a implementação de tecnologia inteligente.

Mesmo para aquelas empresas que desejam manter as câmeras já instaladas, existe a opção de fazer a integração com sistemas inteligentes, compostos por softwares específicos. Vale dizer que para isso, as câmeras do seu legado não precisam ser analíticas tampouco digitais, contudo, a única exigência é que elas tenham uma qualidade mínima para que a imagem não apareça com muitos ruídos e possa ser analisada.

Invista em tecnologia de controle de acesso

Um tipo de equipamento que ajuda muito na proatividade do sistema de segurança é o de controle de acesso a áreas restritas. Seja por meio da biometria, do reconhecimento facial ou com o uso de tecnologias RFID, com este tipo de tecnologia é possível identificar pessoas e disparar alarmes específicos para situações que saiam da rotina pré-determinada. A partir desse disparo, um operador recebe o sinal de alerta, devendo tratar o evento conforme o previsto e de acordo com ação.

Dessa forma, enquanto um sistema reativo sem controle de acesso, de maneira geral, apenas visualiza a movimentação de pessoas, um sistema proativo com este tipo de tecnologia consegue, por exemplo, não somente identificar se alguém entrou em uma área proibida, como também reconhecer quem é o indivíduo.

Instale sensores específicos para cada área

Hoje em dia já existem sensores de monitoramento específicos para diferentes necessidades. É possível encontrar, por exemplo, sensores de temperatura que indicam quando um ambiente está fora do clima apontado como ideal e prevenir que produtos e mercadorias se percam ou estraguem. Há também sensores de presença, passagem, umidade, entre outros, usados para identificar automaticamente inúmeros tipo de situações que podem oferecer riscos para o seu negócio.

Após analisar esse passo a passo, fica claro que você tem a opção tanto de adaptar novos equipamentos a um sistema com legado reativo como de contratar tecnologias de segurança proativas. O importante mesmo é procurar uma empresa que ofereça especialistas em tecnologia, engenharia e segurança para prestar serviços de qualidade que atendam às suas necessidade.

No Brasil, a Avantia é uma das empresas mais renomadas desse segmento, que oferece soluções inteligentes e eficiência acima da média. Conheça os serviços e leve todos os benefícios de produtos reconhecidos pelas mais importantes fornecedores da área para o seu negócio!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish