fbpx

Controle de placas: uma solução para entrada e saída de veículos em shoppings e lojas de varejo

21 jan 2019 AMS, Varejo

O reconhecimento de placas de automóveis por câmeras de vídeo é uma importante ferramenta de controle do setor de segurança em estabelecimentos comerciais, como shoppings, lojas e farmácias. Mas só ler as placas pode não ser suficiente na prática de ações preventivas.

Pensando nisso, foi criado o Avantia Heimdall, um sistema de gestão de dados obtidos pelo LPR (License Plate Recognition). Voltado para os setores público e privado, o software inteligente auxilia na busca por placas que foram lidas e armazenadas no sistema, facilitando a gestão de segurança.

Em estacionamentos de shoppings, lojas e demais estabelecimentos comerciais, os problemas mais comuns incluem a entrada ou saída de veículos não autorizados sem o conhecimento dos responsáveis; a entrada de um veículo roubado sem que o vigilante perceba; a dificuldade em encontrar a informação de quando o veículo entrou no caso de ocorrências, dentre outras dificuldades.

Seu estabelecimento consegue identificar todos os carros que entram e saem dele? Foto: Marty Luther on Unsplash

Reconhecimento de placas

O LPR (ou License Plate Recognition) é um tipo específico de analítico de vídeo para reconhecimento de placas de veículo. Quando uma câmera lê uma imagem, o LPR reconhece a placa e envia os dados para o Avantia Heimdall. Com base nisso, um operador pode tomar alguma ação (se for o caso) através do AMS (Avantia Monitoring System), enviando, por exemplo, um SMS para o gestor de segurança.

Relatório de buscas para maior controle

Com o Avantia Heimdall é possível gerar um relatório de buscas de placas registradas pelo analítico. Com o auxílio de filtros, essa funcionalidade permite ao usuário procurar por uma ou mais placas armazenadas no sistema. Os filtros são separados em:

  • Período de Exibição: é possível filtrar as placas armazenadas durante o período selecionado;
  • Restrição: é possível filtrar as placas que tenham uma determinada restrição. Por exemplo: ex-funcionário;
  • Placa: se você já souber a placa que quer buscar, basta informar neste campo;
  • Equipamentos: é possível buscar as placas que foram capturadas por uma determinada câmera.
O Avantia Heimdall permite o controle mais assertivo dos veículos que passam por um estacionamento

O Avantia Heimdall permite o controle mais assertivo dos veículos que passam por um estacionamento

Quais tipos de problemas podem ser resolvidos com o Avantia Heimdall?

O Avantia Heimdall foi projetado pensando em problemas comuns dos clientes. No setor privado, como em um shopping por exemplo, veículos não autorizados podem entrar (ou sair) do estacionamento sem o conhecimento dos responsáveis ou não ter o controle sobre quais câmeras determinado carro passou. Outro contratempo enfrentado por empresas e instituições privadas é a possibilidade de funcionários esquecerem de registrar a entrada (ou saída) de veículos.

Sem um sistema inteligente de análise de vídeo, quando há alguma ocorrência, pode não ser tão fácil encontrar quando o veículo entrou (ou saiu) da empresa ou um veículo autorizado pode entrar na empresa sem que o vigilante saiba que é roubado.

Tão importante quanto o setor privado, no setor Público se um carro for roubado, como encontra-lo de forma rápida? Será que um carro suspeito possui outros carros andando junto com ele, como em uma fuga de um assalto)? Tais ocorrências podem gerar uma série de transtornos para a operação de uma entidade ou instituição.
Entre em contato conosco e identifique a solução ideal para assegurar os pontos críticos do seu empreendimento.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish