fbpx

Dicas para selecionar uma solução com bom custo-benefício de videomonitoramento

28 abr 2016 Tecnologia de Segurança

O uso de sistemas com videomonitoramento já tornou-se indispensável para a segurança de empresas de todos os setores. Por isso, não é de se entranhar que mesmo em épocas de crise, esse setor vem conquistando um crescimento gradual, contrariando as expectativas do mercado. Segundo dados da Abese Associação Brasileira de Segurança Eletrônica, somente em 2015, o faturamento da área pode ter ultrapassado os R$ 5,6 bilhões.

Consequentemente ao aumento da demanda, o setor de segurança eletrônica tem investido cada vez mais em novas tecnologias, fazendo com que, atualmente, os sistemas de videomonitoramento baseados em tecnologia IP (Internet Protocol) representam uma relação entre custo e benefício superior ao de sistemas analógicos similares. Mas, com tantas ofertas no mercado e diante dos diferentes tipos de contratações possíveis, é difícil saber qual é o melhor serviço para atender à sua empresa.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de como selecionar uma solução com bom custo-benefício de videomonitoramento, independentemente do tipo de negócio. Confira!

Monitoramento Remoto como Serviço

Uma das maneiras de ter um bom custo-benefício ao investir em sistemas de videomonitoramento é optar pelo serviço remoto. Graças às tecnologias baseadas em IP é possível fazer a visualização das imagens seja do console central, como de qualquer computar pré-configurado, tanto em tempo real como de material armazenado.

Além disso, com esse tipo de solução é possível contratar o serviço de terceiros, o que trará vantagens como não precisar ter um espaço físico para abrigar uma equipe dedicada a esse tipo de trabalho, diminuir os riscos de corrupção e, consequentemente, reduzir os custos com todos esses fatores.

Solução Wireless

No primeiro momento, as soluções wireless podem parecer mais caras do que os sistemas cabeados. Contudo, em alguns cenários, esse tipo de solução pode representar uma redução de custos significativa, tendo em vista que se economiza ao eliminar a necessidade de usar materiais como a fibra ótica, que têm um valor elevado.

Se, por exemplo, na área em que o sistema será implementado a distância entre os equipamentos que se comunicarão for longa, a solução wireless pode ser mais vantajosa. Assim como nos casos em que os produtos não transmitirão grandes pacotes de dados ou em que as intermitências são aceitáveis.

Além disso, quando é preciso fazer a expansão do sistema de segurança, no caso de equipamentos wireless, basta apenas colocar novas câmeras e portas switches, sem precisar fazer novas instalações complexas.

Reaproveite sua infraestrutura

Se a sua empresa já possui uma infraestrutura de segurança não é preciso se desfazer completamente dela para ter um sistema mais moderno e tecnológico. Nesse cenário, a melhor alternativa é buscar por contratos que permitam fazer a expansão de tecnologia com o seu próprio legado. Ou seja, você pode contratar uma empresa para integrar seus equipamentos a novas tecnologias e até a uma Central de Monitoramento próprio dentro de um modelo as a service.

VMS fácil de utilizar

O VMS é um tipo de software de gerenciamento de vídeo que permite gravar e exibir imagens em tempo real, a partir de múltiplas câmeras de vigilância, sejam elas baseadas em IP ou analógicas com alarmes codificador-monitor.

É preciso ressaltar que uma VMS com boa usabilidade pode tornar o gerenciamento mais intuitivo e a gestão de eventos também se torna mais eficaz quando este tipo de tecnologia oferece funcionalidades de fácil acesso.

Esteja preparado para crescer

Ao investir em um sistema de videomonitoramento é preciso fazer um planejamento a longo prazo e não pensar somente na situação atual do seu negócio. Em um primeiro momento, as soluções mais tradicionais e mais baratas podem atender às suas necessidade momentâneas, contudo, se a sua empresa crescer ou até se for preciso fazer uma mudança física, é possível que você tenha que gastar demais para expansão ou locomoção de um sistema analógico. Com equipamentos e sistemas avançados é possível expandir suas soluções com custos menores e mais vantajosos para o seu negócio.

Por fim, para ter o melhor custo-benefício de videomonitoramento você deve procurar uma empresa que agregue todos esses tipos de tecnologia, com equipamentos e profissionais reconhecidos no mercado de segurança eletrônica. A Avantia é uma das empresas com maior credibilidade nesse setor, sendo capaz de atender às necessidade de sua empresa em diferentes momentos. C onheça as soluções e veja como elas podem beneficiar o seu negócio!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish