fbpx

Entenda como aproveitar seu legado de câmeras e reduza custos com segurança

30 jan 2019 AMS

No quesito segurança, para aqueles que já possuem um parque de câmeras analógicas totalmente estruturado em sua empresa, o uso de analíticos de vídeo inteligente parece fora de cogitação. Muitos empresários pensam que não vale a pena investir grandes recursos e trocar todos os equipamentos porque acreditam que precisarão começar do zero e não consideram as diversas vantagens do videomonitoramento inteligente para garantir a segurança.

O que poucos sabem é que essa troca nem sempre é obrigatória, sendo possível utilizar analíticos de vídeo em seus aparelhos analógicos. O aproveitamento de legado permite a atualização do sistema de segurança sem grandes modificações e novos investimentos em novos equipamentos. Saiba como aprimorar suas câmeras analógicas com analíticos inteligentes ao longo deste artigo.

Câmeras analógicas podem ter analíticos de vídeo que garantem eficácia na segurança

Como as câmeras inteligentes atuam

Câmeras IP que possuem tecnologia embarcada de análise de vídeo realizam automaticamente a gestão dos dados captados. Situação de risco (como objeto retirado e cruzamento de linha) são identificados pelo equipamento e alertas são enviados para a equipe de operadores responsável, iniciando o tratamento de segurança para aquela ocorrência específica.

Em modelos que possuem sensor de movimento acoplado, as gravações são iniciadas apenas quando há captação de algum movimento na cena, liberando muito mais espaço para armazenamento.

Uma das principais vantagens do monitoramento inteligente é que sua equipe de operadores passa a atuar de forma mais produtiva e eficaz. Como não é mais necessário observar cada segundo dos vídeos em busca de mínimos detalhes, a detecção inteligente de eventos torna a atividade mais assertiva e menos sujeita a erros por desgaste humano. Assim, é possível monitorar mais telas ao mesmo tempo e ainda manter a eficiência graças à ação dos analíticos.

Em modelos de câmeras de segurança que possuem sensor de movimento acoplado, as gravações são iniciadas apenas quando há captação de algum movimento na cena

Como as câmeras analógicas podem atuar

Sabemos que os modelos analógicos são aqueles tradicionais e não conectados em rede. Além disso, não possuem nenhum software embarcado que permita a detecção automática de eventos. Qual seria a solução nesse caso?

É possível rodar os softwares de análise inteligente fora da câmera. Se o seu aparelho não suporta tal tecnologia e não é vantajoso para você investir na troca total da sua estrutura, a saída está em utilizar a plataforma inteligente através de uma nuvem e aplicá-la no aparelho que realiza o armazenamento dos vídeos.

Ou seja, sua câmera analógica continuará gravando imagens normalmente. Apenas na etapa de storage haverá tratamento das imagens e o analítico inteligente, então, transmitirá para a central de monitoramento os respectivos alertas quando ocorrências forem verificadas pelo sistema presente na nuvem.

O que acontece nesse cenário é que o sensor de movimento não se aplica, trazendo a necessidade de filmagem 24h por dia, algo que sobrecarrega o armazenamento de dados. Outro fato que influencia nesse ponto é que o tratamento será feito também no equipamento de storage, pesando mais nesse arquivamento.

Por que devo ter analíticos no meu monitoramento de segurança?

É importante ter a ciência da possibilidade de aplicação de analíticos sem alterar o parque de câmeras analógicas. O videomonitoramento de segurança precisa ir além da captura e observação de imagens, fazendo uso da inteligência para tornar a atividade mais eficiente, trazer insights e reduzir custos com a operação. Desenvolver softwares para identificar eventos e padrões nas imagens monitoradas foi o caminho que a Avantia encontrou para tornar o monitoramento uma atividade completa e que agregue valor ao negócio.

Com imagens online, onde a gravação vai para nuvem, as imagens dos eventos possuem alta disponibilidade, graças à otimização no uso da banda, inclusive para acesso mobile. Com a automação, o uso de analíticos de vídeo e áudio, ronda virtual e a gestão acontecem em tempo real por software dos dispositivos ativos, que garantem maior eficiência do operador.

Com analíticos inteligentes, também é possível acionar dispositivos remotamente, seguindo procedimentos que podem estar no protocolo do operador. Além disso, essa tecnologia permite que relatórios possam ser configurados para cada evento ocorrido ou em compilação de dados periódicos.

Entre em contato e encontre a melhor opção para realizar a análise de vídeo inteligente em sua empresa.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish