fbpx

Entenda o funcionamento do vídeo inteligente e seus resultados

18 abr 2016 AMS

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum a adoção de sistemas de vigilância por vídeo, tanto que esses produtos já representam a maior parcela do mercado de equipamentos de segurança eletrônica no país. Como consequência do aumento dessa demanda, tem havido um constante aprimoramento nos softwares para atender às exigências cada vez mais complexas dos sistemas de monitoramento.

Segundo a Pesquisa sobre o Mercado de Verticais no Brasil para a Indústria Física de Segurança Eletrônica, realizada pela SIA Brasil (Associação das Indústrias de Segurança), nos últimos anos, essa evolução da tecnologia permitiu que o CFTV ganhasse diferentes funcionalidades para atuar de maneira proativa em sistemas de segurança. E um dos maiores avanços diante desse cenário foi o surgimento das soluções com vídeos analíticos, capazes de atuar de maneira eficaz na prevenção de situações de risco e, ao mesmo tempo, reduzir custos com mão de obra dedicada.

Neste artigo você vai saber mais sobre esse tipo de tecnologia, entender o funcionamento de vídeo inteligente e saber quais resultados ele pode oferecer para o seu negócio:

Como surgiu o vídeo inteligente?

A expansão do mercado de segurança evidenciou que investir em sistemas de monitoramento com quantidades excessivas de equipamentos e profissionais não garantia a eficácia dos serviços de segurança.

Na prática, os especialistas perceberam que o grande volume de ações gravadas afetava negativamente o trabalho dos operadores, que tinham que analisar diversas informações simultaneamente, sem conseguir priorizar as situações de risco. Além disso, com esse tipo de sistema reativo, muitos eventos e atividades acabavam sendo perdidos, e os comportamentos suspeitos não eram vistos a tempo de serem evitados.

Assim, para atender às exigências de todos os setores, as empresas especializadas assumiram o desafio de qualificar o número de informações e diminuir a mão de obra dedicada. A partir daí, surgiu o chamado vídeo inteligente, ou vídeo analítico, que é um tipo de equipamento com tecnologia capaz de analisar streams de vídeo para detectar e determinar eventos temporais e espaciais automaticamente, para otimizar a captação de imagens e sua gestão de maneira mais eficaz.

Como funciona o vídeo inteligente?

O vídeo inteligente tem um funcionamento muito simples de se entender. Com base no mapeamento da área e da rotina a ser monitorada, as câmeras são conectadas a um sistema capaz de codificar o vídeo em busca de ações incomuns no ambiente. A cada vez que um evento inesperado ocorre, um alerta é emitido automaticamente para a equipe de monitoramento.

Dependendo das suas necessidades de segurança, os vídeos inteligentes possuem tecnologias que os permitem atuar de maneira autônoma e eficaz quando uma situação anormal acontece. Por exemplo: se existe uma área na sua empresa onde só pode haver um número limitado de funcionários, você pode optar por softwares que fazem a contagem de pessoas e emitiem um alerta toda vez que os limites forem ultrapassados.

Quais são os benefícios do vídeo inteligente?

Quando comparados aos sistemas tradicionais de monitoramento, os vídeos inteligentes oferecem inúmeros benefícios. Em primeiro lugar, eles têm um melhor custobenefício já que podem ser contratados como serviço, precisam de uma equipe menor de profissionais capacitados e têm necessidades reduzidas de armazenamento.

Contudo, uma das principais vantagens pouco observadas é que o vídeo inteligente ainda pode oferecer novas oportunidades de negócios para as empresas. Alguns setores comerciais, por exemplo, usam este tipo de tecnologia para analisar a produção de seus funcionários, o comportamento dos clientes e até otimizar as demandas de trabalho em suas lojas.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios que o vídeo inteligente pode oferecer, conheça as soluções da Avantia e escolha os serviços que mais se adequam ao seu negócio!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish