fbpx

Inteligência Artificial em Projetos de Segurança e Marketing

12 jun 2020 AMS, Áudio e Vídeo, Avantia Labs, Experiência do Cliente, Varejo

Muito se fala sobre a retomada dos estabelecimentos comerciais. No mais recente episódio do Security Talks Online, debatemos sobre a nova experiencia de compra e como a tecnologia ajudará neste momento pós Covid-19, tanto para o varejista quanto para o consumidor. Falamos sobre inovações tecnológicas e tendências como 5G, Big Data, AR – Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Reconhecimento Facial, entre muitas outras.

Conrado Caon é especialista em inovação e IoT, e já esteve à frente de projetos complexos de segurança e de marketing, para o varejo e Shopping Centers.

Inteligência Artificial e Internet da Voz

A internet do áudio é uma das tecnologias que estão crescendo com maior rapidez atualmente. Muito útil em ambientes com alto fluxo de pessoas, para operações de segurança e de marketing. Com ela, é possível detectar situações de risco, conversar com clientes, e inúmeras outras aplicações que beneficiarão um estabelecimento comercial.

 Reconhecimento facial, contagem de pessoas, linha de perímetro, mapas de calor

Algoritmos de análise de vídeo extraem insights e alertas estratégicos em tempo real, permitindo a execução de tarefas, tanto para o âmbito da segurança, como acionar um serviço de emergência antes mesmo de que um incidente aconteça, quanto também para a gestão de clientes e determinar atendimentos diferenciados para clientes VIPs de um estabelecimento comercial. Muito úteis também para agilizar a entrada de funcionários, com controles de acesso inteligentes.

Neste período do novo corona vírus, é possível controlar multidões, fazer contagem de pessoas, e manter o distanciamento corporal de forma saudável.

São aplicações que não são complexas e trazem grandes benefícios para a gestão de controle, como acesso, perímetro, mapa de calor, que no varejo auxiliam na percepção das áreas mais visitadas em uma loja, permitindo o lojista a distribuir seus produtos de forma a propiciar o aumento das vendas.

Aferição de temperatura corporal, detecção de aglomeração de pessoas, detecção de utilização de máscara. Visualização em um único dashboard, em tempo real.

A ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers fez um protocolo para a reabertura dos estabelecimentos comerciais. Em tempos de COVID-19, para o empresário é muito importante oferecer a sensação de segurança para seus clientes. Tecnologia para a mensuração de temperatura, através das câmeras térmicas é uma solução que contribui para a contenção sanitária e aumentar esta sensação, gerando mais negócios para os estabelecimentos comerciais. Ainda, é possível agregar à estas câmeras térmicas, os analíticos que permitem a contagem de pessoas, detectam uso de máscara, gerando um benefício para a segurança sanitária, para a segurança patrimonial, e até para objetivos de marketing, possibilitando a análise de recorrência, preferencias de compras, e maximização da experiência do cliente. Estas funcionalidades integradas em dashboards únicos, geram muito resultado.

Tecnologias que ajudam o varejo a vender mais:

  1. Analíticos que garantem a segurança sanitária, deixando o cliente seguro para realizar compras;
  2. Reconhecimento facial para perceber a presença de clientes fiéis no seu estabelecimento;
  3. Mecanismos que permitem benefícios cruzados, como o uso de QR Code em campanhas digitais, mesclando e-commerce com vendas presenciais;
  4. Inovações nos meios de pagamento.

A junção de diferentes soluções tecnológicas, como a união de vídeo IP, com a coleta anônima dos dados (protegendo identificação das pessoas) e o cruzamento de dados de wi-fi, ou então a contagem de pessoas na vitrine ou em diferentes locais de uma loja, maximiza o valor do aluguel e ajuda na negociação entre o lojista e o administrador do shopping, gerando informações reais sobre o retorno do investimento.

Gestor de segurança com visão 360º: A informação que gera valor.

Em um ambiente corporativo, o reaproveitamento das estruturas entre diversas áreas internas, geram mais informação e mais valor para a empresa, e ainda propicia o rateio do orçamento.

A disponibilização de dados a partir de todos os sensores e a correta demonstração destes dados, são transformadas em ações facilmente aplicáveis que propiciam mais segurança, mais negócios e criam mais benefícios, para todos os envolvidos.

Assista na íntegra:

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish