fbpx

Leitura de placas: como supermercados e shoppings podem se beneficiar

28 jan 2020 AMS, Varejo

Ao falar em estacionamento, a segurança e a gestão do tempo são itens bastante importantes. O avanço da tecnologia já permite que cancelas sejam acompanhadas ou até substituídas por uma solução de inteligência artificial. Um sistema de leitura de placas em supermercados e shoppings pode ser uma saída para o gestor que busca agradar seu cliente e também ter maior controle sobre quem entra e sai do estabelecimento.

O controle de acesso via LPR (License Plate Recognition) pode ajudar no controle do ambiente, evitando fraudes que podem mudar as operações. O sistema trata os dados de acesso e possibilita integração com cancelas e alertas.

Confira a seguir como shoppings, supermercados e outros estabelecimentos com grande fluxo de carros no estacionamento podem se beneficiar.

O sistema de leitura de placas em estacionamentos ajuda a gerir o fluxo e evitar entradas indesejadas

Como funciona

Para identificação das placas dos carros, uma câmera com analítico de vídeo é posicionada para focar na frente do veículo. Assim que o carro para em frente ao espaço de posicionamento da câmera, ela é acionada e em menos de um segundo faz a leitura da placa e informa ao sistema.

É possível criar blacklists, com placas de veículos indesejados e whitelists, de clientes frequentes. Com o registro da placa, o estabelecimento identifica a chegada de cada um deles e pode tanto facilitar a entrada dos clientes como tomar providências quando um veículo não autorizado entrar.

Benefícios da leitura de placas

São muitas as aplicações de um sistema de leitura de placas. Em estabelecimentos de varejo como supermercados e shoppings, um sistema inteligente de análise de vídeo permite que qualquer ocorrência seja tratada imediatamente, de forma proativa.

Sem ele, pode não ser tão fácil encontrar quando o veículo entrou (ou saiu) do estacionamento ou um veículo autorizado pode entrar na empresa sem que o vigilante saiba que é roubado.

A leitura de placas otimiza o tempo de parada para entrega de tickets e comprovantes na entrada e saída, tornando mais fluido o trânsito de veículos.

A partir das listas geradas pelo leitor de placas, é possível realizar buscas em bancos de dados para averiguar se algum daqueles veículos foi roubado ou utilizado em ação criminosa, fazendo as equipes de segurança agirem de forma proativa. Com isso, o sistema de câmeras inteligentes diminui a necessidade de presença de vigias próximos às cancelas de estacionamento para conferir e registrar a placa de cada veículo e seus horários de permanência no local.

LEIA TAMBÉM: 4 tecnologias de segurança para varejo

camera-dome indoor

Relatório de buscas para maior controle

Além do sistema de identificação das placas, é igualmente importante contar com um relatório de buscas de placas captadas pelo analítico. Com o auxílio de filtros, essa funcionalidade permite ao usuário procurar por uma ou mais placas armazenadas no sistema.

Os filtros são separados em:

. Período de exibição: é possível filtrar as placas  armazenadas durante o período selecionado;

. Restrição: é possível filtrar as placas que tenham uma determinada restrição. Por exemplo: ex-funcionário;

. Placa: se você já souber a placa que quer buscar, basta informar neste campo;

. Equipamentos: é possível buscar as placas que foram capturadas por uma determinada câmera.

A Avantia conta com o Heimdall,  sistema próprio que identifica as placas de veículos de forma automatizada, gerando  dados para um sistema de gestão de veículos. O programa é  otimizado para evitar falso positivos, diminuindo a quantidade  necessária para armazenamento e banda.

O sistema tem integração facilitada com sistemas de gestão, permite extrair relatórios de acesso a qualquer momento e identifica rapidamente a placa de todos os veículos nas áreas monitoradas.

Fale conosco e conheça esta e outras soluções para beneficiar o seu negócio.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish