fbpx

Monitoramento e controle de acesso: 4 passos fundamentais

10 Maio 2019 Tecnologia de Segurança

Conferir quem entra em um ambiente privado nos momentos exatos é essencial para assegurar a integridade física de quem está ali dentro. Por isso, adotar estratégias de segurança que unam monitoramento e controle de acesso faz grande diferença na hora de proteger sua propriedade. Além de gerir as atividades de colaboradores, gerentes ou coordenadores de equipes por vezes se veem enfrentando demandas relativas à segurança da equipe.

Para garantir o foco correto da equipe em suas funções primordiais, medidas de segurança devem fornecer insumos para um ambiente com maior controle e tratamento das demandas. Confira no artigo a seguir 4 passos para por essas medidas em prática.

O monitoramento com CFTV e controle de acesso são medidas básicas essenciais para garantir segurança 

#1 Adote um sistema de CFTV

Instalar um circuito com câmeras de segurança é o primeiro passo para se obter informações valiosas sobre a rotina da sua instituição, pois garante o monitoramento diário do estabelecimento, conferindo maior proteção não apenas à sua propriedade, mas principalmente aos alunos e seus familiares. Utilizando câmeras de segurança com boa qualidade de resolução, seu sistema consegue gravar imagens satisfatórias para que a equipe de monitoramento observe as atividades do cotidiano.

O sistema de CFTV também cumpre a função de fornecer provas legais em caso de quaisquer ocorrências, o que facilita averiguações posteriores de incidentes e auxilia na identificação de suspeitos. Outro ponto positivo é que as imagens gravadas também auxiliam na resolução de conflitos internos entre alunos, quando seus responsáveis são chamados pela diretoria para ficarem cientes de determinados comportamentos dentro da escola.

Para aqueles que possuem uma rede de pontos comerciais ou instituições, o sistema de CFTV é um grande aliado, pois une as imagens de todas as suas unidades escolares em uma só central de controle, tornando o processo de monitoramento mais prático. Se o sistema instalado em sua escola disponibilizar transmissão online das imagens, você ainda acompanha as atividades remotamente, observando tanto o bem estar dos alunos no dia-a-dia quanto o desempenho dos professores e demais funcionários.

#2 Use tecnologia para detectar situações de risco automaticamente

Análise inteligente de vídeo é uma boa opção para complementar a atuação do seu sistema de CFTV, trazendo mais precisão e possibilidade de resposta em tempo real para ocorrências, além de prevenção de situações perigosas. Com os programas de analíticos de vídeo, ocorrências sem tratamento são reduzidas, já que as câmeras inteligentes filtram as imagens  e analisam cada cena em busca de ações específicas que estejam fora da conformidade. Assim que as ocorrências são verificadas pelos softwares, alertas automáticos são gerados nas telas da central de monitoramento. Em seguida, as equipes de segurança podem tomar medidas imediatamente, evitando, por vezes, a concretização de crimes e outros atos.

Um primeiro exemplo seria o alerta de reconhecimento facial: software capaz de detectar quando uma pessoa desconhecida (visitante ou prestador de serviço não cadastrado) entra na sua empresa, impedindo, assim, o acesso de um indivíduo perigoso. Em escolas, por exemplo, o alto fluxo diário de pessoas exige agilidade e precisão na hora de identificar qualquer evento de risco, pois as consequências podem tomar grandes proporções facilmente, por isso, um software com detecção automática é tão valioso nesse cenário. Outro exemplo seria o software para detecção de aglomeração, responsável por notificar sempre que um grande número de pessoas se encontram juntas, podendo indicar um briga entre alunos.

#3 Controle a entrada de pessoas

Em grande parte das escolas, vigias são contratados para monitorar o acesso às principais entradas, porém, essa medida é sujeita a inúmeras falhas, principalmente pelo fato de que dificilmente esse funcionário terá controle correto de todas as vias de entrada da escola e não poderá verificar a totalidade dos visitantes. Além disso, ele precisará lembrar com precisão de todos os familiares que têm acesso permitido à instituição, algo bastante difícil, considerando o movimento diário dos portões de acesso durante o ano letivo.

Devido a esses fatores, é essencial implementar soluções que atuem em conjunto com a atividade dos funcionários de pátio, trazendo mais eficácia ao processo. Portanto, aliado ao circuito de câmeras e aos analíticos de vídeo inteligente, utilize tecnologias para controle de acesso dos indivíduos que circulam em sua propriedade, isso irá garantir conferência da identidade daqueles que entram em contato direto com os colaboradores.

Algumas das opções mais difundidas para a segurança no ramo pedagógico são: catracas eletrônicas associadas a cartões magnéticos/biometrias/senhas, tecnologia RFID e até mesmo reconhecimento facial. O importante é associar sempre tais sistemas ao seu circuito interno de câmeras, pois os dispositivos atuam em conjunto com os aparelhos de vídeo, conferindo resultados mais assertivos para controle e monitoramento dos que acessam seu estabelecimento.

O sistema de leitura de placas pode ser mais assertivo para controlar o acesso em estacionamentos

O sistema de leitura de placas pode ser mais assertivo para controlar o acesso em estacionamentos

#4 Controle a entrada de veículos

Por fim, esteja atento também ao acesso de carros, motos e caminhões dentro da , seja de visitantes, familiares de alunos ou fornecedores. Os analíticos de vídeo inteligente também são uma ótima opção nesse caso, pois existem programas específicos para a leitura de placas veiculares. Com isso, é possível criar listas positivas e negativas dos veículos que podem adentrar seu estacionamento escolar e em quais horários. Também há a vantagem de poder buscar tais placas em um banco de dados para conferir se algum veículo roubado ou utilizado para ações criminosas esteja acessando sua propriedade escolar.

Assim como o monitoramento correto das pessoas que adentram sua instituição de ensino, a gestão dos veículos liberados ou negados é essencial para garantir ainda mais a segurança dos estudantes. Um detalhe importante nesta última estratégia é que ela auxilia no controle de quem está buscando seus alunos no horários de saída das aulas, o que garante que eles estão deixando a escola apenas com seus responsáveis e não com indivíduos desconhecidos ou suspeitos se passando por parentes. Por fim, em escolas, a identificação do veículo do respectivo familiar pelo vídeo inteligente permite localizar o aluno com maior rapidez, evitando filas e demoras na saída.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish