fbpx

O que são sistemas de segurança preditivos?

06 jun 2016 AMS

Na área de tecnologia de segurança, à medida que dispositivos e equipamentos para diferentes finalidades tornam­-se cada vez mais integrados por redes de internet, aumenta-­se, consequentemente, o volume de dados gerados. Com isso, um dos grandes desafios atualmente é exatamente o de conseguir administrar essa quantidade exorbitante de dados, para que se possa extrair o máximo de proveito deles.

É nesse contexto que os sistemas de segurança preditivos têm se destacado, ao conseguirem transformar números e estatísticas em informações valiosas, não somente para a proteção de empresas, como também para a diferenciação competitiva de diferentes negócios.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, confira neste artigo ​o que são sistemas de segurança preditivos ​e como eles podem beneficiar diversas organizações.

Como funcionam os sistemas de segurança preditivos?

Os sistemas de segurança preditivos utilizam dados e algoritmos fornecidos pelos equipamentos de monitoramento para identificar as chances de certos eventos futuros acontecerem, mesmo que haja pouca probabilidade para isso.

Basicamente, esses sistemas são capazes de aprender por meio de resultados passados, a partir de dados pré-configurados, e usá-­los para prever diferentes variáveis que possam oferecer algum risco para o ambiente monitorado. Dessa forma, não é preciso que aconteça algo de anormal para que um sistema de segurança com análise preditiva crie um alerta, uma vez que ele irá acionar o evento com base em um comportamento que sugira um perigo.

Aplicações dos sistemas preditivos

Além das estruturas de monitoramento e segurança, os sistemas preditivos também podem ser utilizados para diferentes finalidades. Eles conseguem identificar tendências, melhorar o desempenho dos negócios, facilitar a tomada de decisão estratégica e prever o comportamento de funcionários e clientes, de acordo com cada tipo de negócio.

Assim, além de questões relacionadas à proteção e monitoramento de ambientes, os sistemas preditivos também podem contribuir para os setores:

Marketing: Facilitam a compreensão do comportamento de clientes, prevendo respostas e reações dessas pessoas, e até encontram oportunidades de vendas cruzadas. Eles são muito eficientes para analisar o desempenho de campanhas e entender quais produtos são mais adequados para determinados perfis de consumidores.

Operacional: Neste quesito, as possibilidades com sistemas preditivos são infinitas. Eles podem ser usados para prever estoque, fazer manutenção de ativos, gerenciar recursos, entre outros.

Detecção de fraude: ​Mais do que conseguir apontar possíveis ações criminosas, os sistemas preditivos também são capazes de combater atividades fraudulentas, já que fazem análise comportamental em tempo real e detectam anormalidades que podem sugerir ações de fraudes, vulnerabilidades e ameaças constantes.

Aqui na Avantia, nosso departamento de pesquisa e inovação está desenvolvendo soluções que integram vídeos analíticos e sensores para entregar sistemas que possam prever ocorrências. Fique de olho nos próximos posts para saber mais sobre tendências e inovações do setor.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish