fbpx

Retomada do varejo – A tecnologia em prol de um ambiente mais seguro para funcionários e clientes

25 set 2020 Institucional, Tecnologia de Segurança, Varejo

Aos poucos, as atividades no varejo físico vêm voltando à normalidade. E essa retomada acontece justamente em um período bastante importante para o setor e que deve estimular a ida de um número considerável de consumidores às lojas: a Black Friday e as festas de final de ano.

Essa expectativa positiva vem acompanhada da preocupação dos lojistas em garantir a segurança de seus colaboradores e clientes em relação aos riscos de contaminação com a Covid-19. Muitos estão na busca constante de alternativas que os ajudem a atender aos protocolos de saúde estabelecidos pelos órgãos governamentais, que englobam, entre outras medidas, manter a higienização do local e a evitar aglomerações em estabelecimentos comerciais.

Para a sorte desses profissionais, o mercado de segurança já conta com soluções de alta tecnologia que, além de evitar situações de perigo relacionados à pandemia, também previnem o estabelecimento de ser autuado por permitir cenários de risco em seu interior e arredores.

Conheça algumas das soluções que estão à disposição do varejo:

  • O monitoramento remoto com inteligência artificial permite ao lojista acompanhar toda a movimentação do estabelecimento em tempo real, pelo computador, tablet ou smartphone, para que ele tenha uma visão geral do espaço e possa tomar decisões de forma mais ágil e assertiva.
  • Já com o alarme inteligente de aglomerações, ele consegue estabelecer a distância mínima permitida entre as pessoas. A imagem é capaz de reconhecer quando essa distância é desrespeitada e o sistema emite alertas para que alguma medida seja tomada e a aglomeração evitada.
  • As câmeras térmicas, combinada com analíticos de vídeos, conseguem monitorar, em tempo real, a temperatura corporal de colaboradores, fornecedores e clientes. O sistema realiza a aferição da temperatura sem a necessidade de qualquer contato e emite um alerta para que a pessoa seja orientada a se retirar do local e a procurar auxílio médico.
  • Há, ainda, solução capaz de detectar o uso da máscara facial. Também com o uso de analíticos de vídeo, o sistema emite alertas ao reconhecer um rosto sem o acessório. A precisão da detecção pode chegar a 95%.

Assim como o varejo, diversos setores da economia têm pela frente um grande desafio, o de conseguir retomar suas atividades sem colocar em risco a saúde das pessoas. Para isso, a Avantia mantém sua constante dedicação de criar soluções que atendam às atuais necessidades da sociedade.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish