fbpx

O impacto da tecnologia no crescimento do Agronegócio

19 abr 2021 Agronegócios, Institucional, Tecnologia de Segurança

Entenda a importância da inovação neste setor 

O mercado Agro foi dos que mais prosperaram em 2020 mas, infelizmente, este crescimento vem acompanhado do aumento do índice de criminalidade e a vulnerabilidade física das grandes áreas.  

A busca por inovação, potencializada neste cenário, é um caminho sem volta. Técnicas de Inteligência Artificial muito tem a agregar aos empresários do campo, apoiando funções que vão além da segurança eletrônica, patrimonial, sanitária, agregando inclusive nos processos de negócios. 

Capacitar equipamentos de segurança já em utilização podem trazer melhorias diretas para o negócio e diminuir prejuízos financeiros. 

Para contextualizar, vamos pensar em situações comuns no agro, que todo empresário rural gostaria de evitar: 

  • Roubos de itens de grande porte e alto valor agregado, como gado, maquinários, veículos, painéis de pivôs de irrigação, entre outros: 
    • Analíticos de imagem detectam inconformidades imediatas e permitem ações proativas, evitando maiores prejuízos; 
    • Analíticos de áudio são capazes de identificar ruídos incomuns ao ambiente em determinados períodos do dia, alertando sobre inconformidades no ambiente; 
  • Invasões em galpões, sedes, silos de armazenamento, residências e ambientes familiares: 
    • Áreas rurais sofrem com ações policiais nem sempre ágeis, por conta das grandes distâncias. O monitoramento inteligente permite ações imediatas e proativas, e o aplicativo WeSafer permite o compartilhamento de localização, com comunicação bidirecional e ações imediatas para a segurança pessoal. 
  • Inconformidades, como tratores circulando em vias indevidas ou na contramão, pessoas em áreas de risco, não-utilização de EPIs: 
    • Processos de negócios podem melhorar com ações proativas e gerar impacto na saúde financeira do negócio, evitando inclusive ações trabalhistas. 

Tecnologias inovadoras para o setor 

Além da inteligência que pode ser acoplada nos equipamentos, novos dispositivos e soluções técnicas estão surgindo e, hoje contamos com algumas soluções que muito agregam com os negócios rurais, como radares, que ajudam, por exemplo, a detectar drones de espionagem, muito comuns no segmento, e os drones, para consultas das áreas, averiguação, e mapeamento das áreas. 

Em outros tempos, o uso do CFTV reativo promovia providências após prejuízos serem consumados. Hoje, com o conceito proativo e uso de monitoramento inteligente, é possível monitorar apenas as imagens que interessam, gerando maior eficiência no processo. Aplicações de monitoramento remoto centralizado e proativo diminui custo de transmissão de imagem, oferece a possibilidade de trabalhar com eventos específicos e monitora efetivamente o que está acontecendo, garantindo ganho de produção, melhoria de processos, e resultado efetivo no monitoramento. 

Quer saber mais sobre soluções de tecnologia inovadoras e customizáveis para o seu ambiente no agronegócio? Entre em contato com os nossos consultores! 

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish