fbpx

Transformação digital e segurança nas transações financeiras

16 set 2020 Infraestrutura, Mercado Financeiro, Security Talks, Tecnologia de Segurança

Cada vez mais, o papel da segurança vai além das questões físicas. No mercado financeiro, o desafio é grande, afinal, é um dos alvos preferidos para ataques e fraudes cibernéticos.
No episódio desta semana do Security Talks Online, recebemos Bento Filho, Assessor de Inovação, Tecnologia e Cyber na Febraban, que nos ajudou a ampliar a visão sobre o futuro da tecnologia do mercado financeiro, e os seus riscos.
Segundo pesquisas recentes, a indústria financeira é a que mais investe em tecnologia, e visivelmente estes investimentos estão relacionados à ampliação da Transformação Digital e às precauções contra os riscos eminentes. Na era da hiper conectividade, percebemos muitos avanços tecnológicos, que impactam diretamente o nosso dia a dia. Listamos aqui alguns exemplos:

  • Maior utilização da IoT – Internet das Coisas, com a capacidade de controlar tudo ao nosso redor através de aparelhos e acessórios;
  • BlockChain: apesar de não ser uma tecnologia nova, a sua utilização é recorrente e produtiva e possibilita a utilização de procurações eletrônicas, validações jurídicas, e avanços como a “Digital ID” – em um futuro próximo, teremos todos os nossos documentos digitalizados e prontos para utilização através do celular;
  • PIX: Novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências do Banco Central, que deve ser lançado nos próximos meses no Brasil.

Para evitar riscos “invisíveis”, mas reais, precisamos de mecanismos de defesa aflorados, listamos abaixo algumas dicas para a sua instituição:

  • Simular ataques cibernéticos e instruir sobre defesas;
  • Oferecer treinamentos, cursos e informações sobre as ações, periodicamente;
  • Fomentar inteligência, através de meios de investigação, e ampliar o olhar sobre estes riscos;
  • Se preocupar com padronizações através de certificações que garantam que a sua estrutura esteja protegida.

Qual a função da segurança neste cenário?
Como profissionais de segurança, precisamos nos atentar aos mecanismos de defesa cibernético. Independentemente do mercado, seja financeiro, indústria ou varejo, os riscos são eminentes e estão cada vez mais próximos.

Assista completo:

Assista os anteriores

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish