fbpx

Um sistema de segurança proativo reduz o custo com pessoas?

28 abr 2016 AMS

Em tempos de crise, uma das maiores preocupações das empresas ao contratar um sistema de monitoramento é o seu custo-benefício. Ainda que as tecnologias de segurança já sejam tidas como indispensáveis para uma empresa, é necessário procurar um equilíbrio entre equipamentos, serviços e profissionais que forneçam preços acessíveis, sem colocar em risco a qualidade.

Além do valor necessário para se investir em um sistema de segurança, muitas empresas também procuram as soluções que permitem reduzir o número de profissionais envolvidos na segurança e uma flexibilidade maior para se adaptar a diferentes infraestruturas, sem precisar, pro exemplo, ampliar o quadro de funcionários ou até criar um setor apenas para cuidar das tecnologias de monitoramento.

De acordo com a pesquisa da Accenture e do Instituto Ponemon, as empresas que empregam estratégias de segurança proativas recebem um maior retorno sobre os investimentos em segurança do que aquelas que dependem de abordagens mais tradicionais. Mas, será que quando se trata da contratação de equipe capacitada, um sistema de segurança proativo reduz custo com pessoas? Vamos ver a resposta nos tópicos a seguir.

Inteligência aumenta eficiência

O número de locais monitorados só aumenta dentro do ambiente corporativo, o que gera uma sobrecarga no operador de videomonitoramento. Com o tempo monitorando um grande número de câmeras, é natural que ocorra um deficit de atenção na atividade do operador. Assim, alguma situação pode escapar do seus olhos. A análise de vídeo inteligente minimiza essa possibilidade, pois os eventos são monitorados por software e o operador é direcionado para olhar apenas para as câmeras que identificaram algum evento.

Como o próprio nome sugere, os sistemas de segurança proativos são compostos por diferentes tipos de equipamento que permitem prevenir situações de risco. O uso de inteligência na análise de vídeos é um dos principais pilares desse tipo de solução. Ela pode substituir a ação de mão de obra humana graças ao uso de tecnologia mais assertivas e eficazes. Um operador torna-se capaz de monitorar mais câmeras devido ao suporte dado por softwares ou câmeras com analíticos.

Otimizam o monitoramento por equipe

Com soluções de controle de acesso (com biometria e reconhecimento facial), análise de vídeos inteligentes, sensores de movimento, temperatura e muitas outras tecnologia, diminui-se a necessidade da ampliação da equipe de monitoramento e ainda atua-se com uma maior precisão no monitoramento de segurança.

Os monitoramentos com proatividade oferecem um serviço otimizado de captura e sinalização de eventos, o que permite que um número menor de funcionários, ainda que terceirizados, estejam dedicados ao monitoramento o que, consequentemente, reduzirá os custos das soluções no longo prazo.

Considerando esses pontos, é possível entender que um sistema proativo muitas vezes reduz o número de profissionais necessários para prover a segurança da sua empresa, converse com um dos nossos profissionais e veja como levar essa solução para a sua empresa!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish