fbpx

Integração de sistemas

Confira as principais vantagens da integração de sistemas de segurança eletrônica e como elas ajudam sua empresa a otimizar recursos Saiba por que a integração de sistemas de segurança eletrônica é a melhor alternativa para sua empresa

O segmento de segurança eletrônica tem apresentado inovações constantes, especialmente devido ao avanço da Inteligência Artificial. Em 2022, faturou R$ 11 bilhões no Brasil, de acordo com a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança). A expectativa é fechar 2023 com um crescimento de 19%, com destaque para as soluções de controle de acesso e portaria remota. Com o crescimento das opções de tecnologia para proteção de bens e de pessoas, a integração de sistemas de segurança eletrônica se tornou uma alternativa estratégica para melhorar a eficiência e reduzir custos nas organizações.

As inúmeras soluções disponíveis para o mercado, bem como as novas tecnologias que surgem cada vez mais rapidamente, abrem um leque enorme de recursos de proteção: CFTV – com ou sem inteligência artificial aplicada às imagens, sistemas de controle de acesso, portaria remota, proteção perimetral, intrusão, alarme de incêndio, de fumaça e de temperatura, sensores de vazamento e de ruído, gestão de ativos, contagem de pessoas, portaria remota, reconhecimento de placas, entre outros. A cada dia, a quantidade de produtos e serviços só aumenta, dificultando a gestão dos sistemas de segurança de forma separada.

Como a integração unifica e facilita a gestão

Nesse sentido, a integração de sistemas é uma solução estratégica, pois além de otimizar custos, permite a gestão unificada de um sistema de maneira personalizada, flexível e escalável.

Não existe um projeto ou modelo pronto de integração. Cada solução é dimensionada conforme a necessidade do cliente, visando facilitar a gestão, centralizando as soluções e otimizando custos. A experiência da Avantia com uma das maiores integradoras do país tem nos mostrado que esse é um caminho sem volta, pois ajuda as corporações a pararem de gastar energia gerindo seus sistemas de proteção, direcionando seus esforços estratégicos no core business.

Alarmes de incêndio, sensores de vazamento ou de fumaça, por exemplo, podem ser integrados a câmeras, permitindo que o operador na Central de Monitoramento receba, ao mesmo tempo, o alerta e as imagens da câmera, que é direcionada automaticamente para o local da ocorrência. A integração também pode ser feita a sistemas sonoros, emitindo avisos automáticos de evacuação, ou a controles de acesso, liberando a passagem das pessoas, em caso de situações de risco, para um local seguro.

Vantagens da integração de sistemas de segurança

Independentemente da quantidade de soluções de proteção implementadas em uma empresa, a integração tem o papel de simplificar a gestão dos sistemas. Confira os principais benefícios:

  • Eficiência na identificação e monitoramento de anomalias: Esse, sem dúvidas, é um dos principais benefícios, pois a integração conduz de forma automática a detecção de falhas e a comunicação entre os sistemas, agilizando as medidas corretivas. O cruzamento de informações dos dispositivos elimina a possibilidade de ocorrências passarem despercebidas e reduz a chance de falhas da equipe na identificação das anomalias.
  • Agilidade no processamento e compartilhamento das informações: Em situações de emergência, quando há risco para a segurança de pessoas e patrimônios, quanto mais rápido a informação certa chegar às pessoas certas, maiores serão as chances de êxito nas tratativas. Alguns segundos podem significar muito em determinadas ocorrências, como incêndios, vazamentos, invasões, etc. Por isso, o aumento na velocidade de resposta aos incidentes é outra grande vantagem entregue pela integração.
  • Otimização de custos: A unificação de sistemas reduz a necessidade de intervenção humana, e, portanto, de operadores. A possibilidade de falhas também diminui, o que significa que haverá menor custo com ocorrências. A agilidade na solução das anomalias também impacta nos custos, pois quanto menor o tempo com processos interrompidos, menores as perdas.
  • Aumento nos níveis de segurança: O monitoramento constante e unificado reduz a possibilidade de problemas não serem detectados e ainda agiliza a identificação de não conformidades. A integração inteligente de tecnologias eleva, portanto, os níveis de proteção, garantindo mais segurança a pessoas e estruturas.
  • Controle e Flexibilidade: A integração de sistemas agrega todos os recursos de segurança em um único software, simplificando o controle dos dispositivos de segurança. Ainda, permite mais liberdade no momento de adicionar ou retirar recursos do escopo. Isso ocorre porque, antes da integração, é realizado um planejamento que prevê as possibilidades futuras de modificações, escalabilidade ou implantação de novos recursos.
  • Suporte para a tomada de decisão: A integração permite que dados sejam transformados em informações úteis. Por meio de painéis e relatórios, é possível ter acesso a métricas que permitem analisar processos e atividades, antecipando melhorias que poderiam impactar na produtividade ou segurança se não fossem feitas.

A Avantia é uma integradora de soluções de tecnologia para a área de segurança eletrônica, análise inteligente de vídeo e infra de TI, com 25 anos de história. Possui clientes dos setores público e privado com produtos desenvolvidos pelo seu centro de desenvolvimento e inovação. Fale com nossos especialistas e conte com a Avantia para oferecer a melhor solução para integrar os sistemas de segurança de sua empresa.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish