fbpx

Veja 4 vantagens de ter um sistema de segurança proativo com software

18 mar 2016 AMS

Atualmente, grande parte das organizações já reconhecem a importância de disponibilizar recursos para aplicar em sistemas de segurança. O mais comum é que empresas, de pequeno a grande porte, invistam em câmeras, equipamentos e até seguranças privados para fazer o monitoramento de atividades, impedir tentativas de roubo e ajudar a identificar os responsáveis por qualquer tipo de dano em diferentes setores.

Contudo, apesar de cumprir a função de monitorar ambientes e passar uma sensação de segurança, esse tipo de solução funciona apenas de maneira reativa, ou seja, atua somente na correção de um problema. Por outro lado, as soluções proativas com software são aquelas que utilizam tecnologia avançada e equipamentos inteligentes capazes de sinalizar e tratar eventos que acontecem em situações de perigo, atuando muito mais na prevenção de riscos do que no reparo.

Neste post, mostraremos 4 vantagens de ter um sistema de segurança proativo com software e explicaremos porque com ele é possível reduzir custos e perdas, fazer a prevenção e até melhorar o desempenho operacional de uma empresa:

Economia

Um dos benefícios de contratar um sistema de segurança proativo é que ele pode ser considerado mais econômico do que investir em um sistema reativo e, ainda assim, apresentar uma qualidade superior. Alguns estudos e pesquisas de mercado apontam que as empresas que empregam estratégias de segurança proativas recebem um maior retorno sobre os investimentos em segurança do que aquelas que dependem de abordagens mais tradicionais.

A grande vantagem financeira de uma solução proativa é que ela diminui os custos com mão de obra humana, graças aos sistemas que podem ser integrados por câmeras inteligentes, controle de acesso, sensores específicos de monitoramento e muitos outros tipos de equipamentos que funcionam com total autonomia. Além disso, por poder ser contratada como serviço, economiza-se ainda mais ao não precisar encontrar, capacitar e manter uma equipe dedicada ao monitoramento dentro da própria empresa.

Ação preventiva

Um sistema de segurança proativo, muitas vezes, contempla o controle de acesso, sensores e alarmes, videomonitoramento, a visualização e o tratamento de eventos. Assim, diferente dos sistemas reativos, eles não agem apenas quando as situações de risco acontecem, mas atuam na sua prevenção.

Além disso, enquanto em um sistema reativo uma situação de risco só identificada quando alguém analisa as imagens capturadas pelas câmeras (o que muitas vezes não acontece na mesma hora da ação), no sistema proativo o próprio software faz o tratamento de eventos assim que eles acontecem e emite um alerta imediato à Central de Monitoramento, que consegue tomar as devidas providências de maneira hábil para controlar a ocorrência.

Redução de perdas

Ao apostar em medidas preventivas para antecipar potenciais situações de risco, as empresas conseguem, consequentemente, evitar situações devastadoras que podem levar a perdas significativas causadas por roubos, furtos, corrupção, incêndio ou desastre natural. Muitas vezes, em um sistema reativo, quando se consegue identificar o problema, as perdas já são irreversíveis, enquanto que com a segurança proativa os prejuízos financeiros, materiais e psicológicos são minimizados desde o princípio.

Eficácia Operacional

Optando por um sistema proativo você não precisa ocupar seu tempo se preocupando com as questões que dizem respeito à rotina de segurança. Como todo o monitoramento e tratamento de eventos é feito por uma equipe terceirizada, é possível c oncentrar as suas atenções somente no seu negócio. Além disso, o investimento é menor do que em um sistema de segurança tradicional, o que possibilita direcionar recursos para otimizar outras áreas da empresa.

A Avantia tem soluções de segurança proativa no modelo as a service perfeitas para se adaptarem às reais necessidades do seu negócio, oferecendo o melhor custobenefício e mais alta tecnologia do setor. Acesse o site e conheça todos os produtos.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish