fbpx

7 tecnologias para otimizar a infraestrutura de segurança

16 jun 2016 Tecnologia de Segurança

Mesmo em épocas de crise, o mercado de segurança eletrônica é um dos poucos que ainda tem conquistado um crescimento significativo no Brasil. Segundo a Associação das Indústrias de Segurança no Brasil (SIA), a expectativa é que esse ano o setor movimente até R$ 1,8 bilhão.

Seja pelo fato do Brasil ser considerado 11º país mais inseguro do mundo, ou até porque as empresas começaram a perceber que investir em segurança pode oferecer uma verdadeira vantagem competitiva perante a concorrência, a verdade é que cada vez mais as organizações investem em sistemas de seguranças mais modernos, tecnológicos e eficazes.

E se você também deseja modernizar o seu sistema de monitoramento, veja aqui 7 tecnologias para otimizar a infraestrutura de segurança!

Câmeras com maior resolução e alcance

Muitas vezes, o barato sai caro! É o que algumas empresas aprendem quando investem em equipamentos muito básicos que não atendem as suas reais necessidades. Ao optar por câmeras com maior resolução, é possível ter maior clareza das imagens capturadas e diminuir o risco do operador deixar passar algum evento por não conseguir identificar a ocorrência.

Além disso, essas câmeras podem até ter um valor maior, quando comparadas as de menor resolução, contudo, por oferecem uma qualidade superior, você pode conseguir diminuir o número total de equipamentos.

Câmeras noturnas

Um dos principais desafios de um sistema de monitoramento é o de ser eficaz, mesmo em ambientes com pouca iluminação. Por isso, investir em câmeras noturnas, que são capazes de capturar imagens nítidas, graças as seus sensores infravermelhos, pode garantir a eficiência de infraestrutura de monitoramento mesmo em situação adversas.

Câmeras wireless

Em algumas situações, as câmeras wireless podem representar uma melhora significativa para a sua infraestrutura de segurança. Se, no ambiente a ser monitorado, a distância entre os equipamentos de segurança for muito longa, as câmeras wireless são as opções para reduzir o custo com infraestrutura.

Além disso, se for necessário fazer a expansão do sistema de monitoramento, ao optar por câmeras wireless, você só precisará colocar novos equipamentos com a mesma tecnologia sem fio e novas portas switches, sem precisar fazer novas instalações complexas.

Solução de análise inteligente de vídeo

As soluções baseadas em análise de vídeo inteligente oferecem grandes vantagens para qualquer sistema de monitoramento. Isso porque, além de capturar imagens, este tipo de equipamento é composto por softwares que são capazes de detectar ocorrências no ambiente monitorado e gerar alertas.

Consequentemente, é possível diminuir a dependência de operadores e ainda se consegue respostas mais rápidas e efetivas em eventuais situações de risco, a qualquer hora do dia.

Sensores específicos para suas necessidades

Para que se consiga, de fato, otimizar uma infraestrutura de segurança, muitas vezes, é preciso utilizar sensores. O mercado de monitoramento e proteção criou diversas soluções.

Em caso de áreas com acesso restrito de pessoas, existem tecnologias que indicam quando há movimentação anormal, como o sensor de presença. Essa tecnologia de baixo custo pode verificar se existe algum intruso no horário específico. Esses são só alguns exemplos e existem muitas outras opções, basta entender o que o seu negócio precisa e optar pela solução que melhor irá te atender.

Tecnologia de controle de acesso biométrico

Um tipo de equipamento que ajuda muito na otimização de um sistema de segurança é o de controle de acesso. Eles podem usar tecnologia de biometria digital ou até RFID para identificar pessoas e disparar alarmes específicos em situações que saiam da rotina pré­-determinada.

Com este tipo de tecnologia é possível identificar se alguém entrou em uma área proibida, reconhecer quem é o indivíduo e ter o registro de todas as pessoas que acessaram um determinado lugar.

Sistema para gestão de eventos

Ainda que você aposte em equipamentos mais modernos e de última geração, será necessário adquirir um sistema que consiga fazer toda a gestão de eventos capturados por essas tecnologias. Um software de gestão dispara para o operador um guia de passos pré-configurados para tratamento da ocorrência identificada. Assim, você conseguirá garantir que nenhum alerta disparado seja esquecido pelo operador e nem corre o risco de perder o registro dessas ocorrências.

A Avantia é especializada em tecnologia de segurança, que abrangem todas essas soluções de última geração. Acesse: http://www.grupoavantia.com.br/ e conheça nossos serviços!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish