fbpx

Câmeras inteligentes para estacionamentos: saiba o que são e como são usadas

02 Maio 2019 AMS

Controlar a entrada e saída de pessoas e veículos é uma tarefa complexa por si só, pois identificar as pessoas e placas dos carros/motos/caminhões requer constante checagem e uma gestão rigorosa para evitar fraudes e a consequente entrada de veículos não autorizados. Além disso, ainda há o desafio de monitorar a atividade dos motoristas, uma vez que já se encontrem dentro do estacionamento: batidas, arranhões e paradas em locais proibidos são alguns exemplos de problemas que costumam ocorrer nesses locais.

Pensando nesse contexto, mostramos a seguir uma solução que busca tratar preventivamente tais situações e servir de aliado aos gestores de hospitais, escolas, universidades, supermercados, e diversos outros negócios que utilizem estacionamento. Em casos assim, a análise inteligente de vídeo traz diversas vantagens para o monitoramento de imagens obtidas pelas câmeras de segurança, pois permite detectar automaticamente situações de risco (como as citadas anteriormente), auxiliando no controle correto e eficaz dos ambientes de estacionamento.

O monitoramento em estacionamentos é fundamental para controlar a entrada e saída dos veículos

O que são câmeras inteligentes?

Câmeras inteligentes utilizam softwares para análise de vídeo e, com isso, conseguem detectar eventos específicos de maneira automática. Acontece da seguinte forma:

  • A câmera de segurança captura imagens do local;
  • O software de análise de vídeo (presente dentro da câmera ou no servidor) analisa os frames das imagens em busca de cenas específicas;
  • Quando uma cena catalogada é identificada, o software consegue gerar alertas automáticos nas telas da equipe de monitoramento.

As cenas que cada analítico de vídeo consegue detectar variam de acordo com o software e com a empresa que o desenvolveu. Alguns dos eventos mais comuns detectados por analíticos de vídeo são: cruzamento de linha, invasão de perímetro, objeto abandonado, objeto retirado, entre outros. A escolha final pelo tipo de software vai depender do local que se deseja monitorar e das necessidades do ambiente em si.

Quando utilizar vídeo inteligente em estacionamentos

Para o caso específico em que se deseja aplicar análise inteligente de vídeo em estacionamentos privados (dentro de prédios, hospitais, universidades, etc), é possível aproveitar as funcionalidades das câmeras inteligentes para obter vantagens no monitoramento do fluxo de carros e motoristas na propriedade. Listamos, a seguir, alguns cenários úteis para estacionamentos e seus respectivos resultados.

  • Reconhecimento de placa: identifica as placas de registro dos veículos, podendo liberar apenas o acesso daqueles que se encontram em listas pré-configuradas; permite também a integração com banco de dados de veículos roubados para saber se um carro ou moto envolvido em algum crime esteja adentrando o local.
  • Estacionamento ilegal: identifica quando um veículo está parado fora das vagas designadas, gerando um alerta para a central de monitoramento.
  • Detecção de congestionamento: detecta o trânsito intenso dentro do estacionamento, informação valiosa para universidades ou escolas, onde geralmente formam-se filas ao término das aulas (quando parentes ou visitantes precisam buscar alunos).
  • Detecção de direção errada: informa quando um veículo transita na contramão, o que pode gerar acidentes com pedestres ou danificar veículos de terceiros (neste caso, a questão da impunidade é reduzida, pois obtém-se a placa do infrator).
  • Abuso de permanência: detecta indivíduos que permanecem parados no mesmo local por grande período de tempo, podendo indicar que estão à espreita/vigiando outra pessoa ou veículo (planejando furtos ou outros delitos).

Todas essas soluções podem ser implantadas em conjunto ou separadamente, a depender das demandas da propriedade. De modo geral, as câmeras inteligentes para estacionamento entregam bons resultados para gerenciar situações corriqueiras que fogem ao controle total da equipe de segurança/vigilantes. Os analíticos conseguem monitorar de forma rápida, segura e eficaz o ambiente, permitindo ainda monitoramento remoto através da central de câmeras, o que economiza tempo e recursos dos gestores.

Analíticos de vídeo em estacionamento conheça 3 vantagens

Exemplo de aplicação em estacionamento da USP

A Avantia fez um projeto de videomonitoramento para a USP, com instalação completa dos equipamentos e softwares prevista para ser finalizada no primeiro semestre de 2018. Um dos destaques do empreendimento será a utilização da tecnologia para leitura de placas de carros nos portões de acesso da universidade.

A USP fez a aquisição de 45 licenças de software para leitura de placas através de análise inteligente de vídeo, que permitem a identificação de veículos de dia ou à noite. Um dos objetivos é integrar a análise de placas a listas de dados positivos e negativos da instituição. O intuito principal da adoção dessa estratégia é ter uma controle mais assertivo daqueles que circulam no câmpus e do acesso de veículos a fim de proporcionar um ambiente mais seguro e confortável aos estudantes através do videomonitoramento.

Quero saber mais!

Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish