fbpx

O que é preciso para se tornar um profissional de segurança 4.0?

30 jun 2021 Agronegócios, Construção Civil, Educação, Energia, Industria, Logística, Saúde, Security Talks, Tecnologia de Segurança, Varejo

Conheça os pontos mais importantes para obter sucesso nesta área.

Antes de entrarmos no assunto “Profissional 4.0”, vamos iniciar falando sobre as revoluções industriais, de maneira bem resumida, que ocorreram na história, assim teremos um melhor contexto a respeito dos tempos atuais.

Primeira revolução – 1700
Saímos da indústria que foi construída sem nenhum tipo de auxílio e partimos para a mecanização a vapor.

Segunda revolução – 1800
Exploração e Desenvolvimento da energia elétrica e a otimização do petróleo como matéria-prima e combustível.

Terceira revolução – Meados dos anos 70
A fase de automação de processos, conseguimos encontrar o uso de robôs e computadores.

Quarta revolução – 2010 – 4.0
Vivemos essa realidade há alguns anos e encontramos nela:

Percebemos que algumas mudanças ocorriam de, aproximadamente, 100 em 100 anos no meio tecnológico, hoje em dia, devido o avanço da ciência e a busca pelo novo, as mudanças acontecem de 25 em 25 anos ou até menos; algo que é natural, devido ao processo de evolução que nos encontramos.

Uma nova revolução pode estar próxima com a invenção da Internet 5G, e é importante frisar que, a cada ruptura há desemprego, e isso é inevitável, infelizmente, mas em contrapartida, para cada momento de reestruturação diante essas novidades, há novas oportunidades.

Para se tornar um profissional de Segurança 4.0 no mercado, é fundamental que a pessoa seja curiosa, além de ter uma graduação mínima na área de segurança. Ser instigante, ter um perfil “multifuncional” e pensar fora da caixa, esses são diferenciais que chamam a atenção.

Profissionalização 4.0 na pandemia

O profissional que atuará na área de segurança, deve a cada dia buscar se especializar e se reinventar para se manter no mercado de trabalho com sucesso, principalmente agora com a pandemia. Buscar o conhecimento hoje em dia acaba sendo mais fácil, pois o mundo on-line nos oferece diversos cursos e meios de aprendizagens.

A pandemia trouxe um novo cenário para todo o mundo, porém, o Brasil é um dos países que mais sofreu e ainda sofre com essa realidade, consequentemente os profissionais também.

A análise de riscos, nesse caso, é uma etapa fundamental que deve ser priorizada, para que a segurança seja efetiva e sane quaisquer tipos de riscos. O profissional que atua nessa frente, deve se atentar a todas as obrigatoriedades e especificidades que vieram com a pandemia, como o uso das máscaras; ambiente higienizado com álcool; o uso do álcool em gel; a temperatura das pessoas, entre outros.

Tarefas que anteriormente não eram necessárias, hoje são medidas importantes contra a disseminação do vírus, por isso a importância de sempre ser uma pessoa curiosa e que busca o conhecimento, se reinventando.

Mercado de trabalho
Quando falamos de profissionais que atuam na área de segurança, as empresas encontram muita dificuldade para achar um profissional qualificado, que mostre, além de tudo, resiliência para atuar em diversas frentes, caso seja necessário.

O mercado de trabalho, diante esse gap profissional, acaba buscando profissionais internos para ocupar essas funções de segurança, instruindo-os ou capacitando-os, para somente depois buscar fora da empresa.

Parcerias

De um modo geral, a segurança, seja ela qual for, mas principalmente o profissional que atua nessa área, deve ser inserido no dia a dia das pessoas de maneira natural, pensando que se tomarmos cuidados básicos, poderemos um cuidar do outro.

Quanto mais as pessoas buscarem informações como, por exemplo tecnologia em segurança, mais esse assunto é divulgado, porém, ainda precisamos expandir esses conceitos, saindo da “bolha” do segmento e abrindo para mais pessoas, que ainda não tem conhecimento a respeito, facilitando a propagação da informação e, consequentemente, fomentando o interesse de jovens pela profissão.

Lembrando que, quem trabalha com segurança, trabalha servindo e disseminando a segurança para todos, contribuindo para o bem comum e para o seu próprio engrandecimento.

Este assunto foi tema do episódio recente do Security Talks. Para saber mais, assista na íntegra:

Vamos conversar? Entre em contato com a Avantia para otimizar a segurança na sua empresa!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish