fbpx

Segurança eletrônica nos aeroportos

24 out 2023 Inteligência Artificial, Segurança Cibernética, Segurança Eletrônica, Tecnologia de Segurança

Conheça as tendências e soluções que oferecem mais proteção aos terminais aeroportuários

A segurança eletrônica nos aeroportos é um dos principais pontos de atenção para os profissionais da área. Considerando a localização, geralmente em grandes cidades, e estrutura com diversos ambientes acessíveis a funcionários e passageiros de múltiplas origens e destinos – os terminais aeroportuários apresentam condições que propiciam incidentes e interferências que “fogem” à normalidade.

Em São Paulo, o aeroporto de Guarulhos – maior complexo aeroportuário da América do Sul – conta com mais de 14 quilômetros quadrados e sistema viário próprio. No primeiro semestre de 2023, o aeroporto registrou a movimentação de, aproximadamente, de 19,4 milhões de pessoas. Com as férias escolares e as viagens programadas para o final do ano, é possível esperar por um fluxo intenso também nos próximos meses.


Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo

Para viabilizar o atendimento a essa demanda e aumentar a proteção de passageiros, bagagens, cargas e patrimônios, a Agência Nacional de Aviação (Anac) em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia e Receita Federal, prevê o investimento de mais de R$ 40 milhões até o final deste ano. O aporte faz parte do programa Aeroportos+Seguros, lançado pelo Governo Federal, após uma ocorrência de troca de malas de duas passageiras de Goiânia dentro do aeroporto internacional de Cumbica.

Soluções implantadas para mais segurança nos aeroportos

O sistema escalado para reforçar a segurança do aeroporto de Guarulhos e que, gradativamente, deve ser replicado para os demais aeroportos brasileiros, conta com novos dispositivos de raio-x e scanners corporais, mais câmeras de monitoramento na área de check-in, detectores de líquidos e explosivos, além de reconhecimento biométrico e identificação de colaboradores com chave individualizada para acesso a áreas restritas.

Além do tradicional: inteligência artificial é aliada à segurança eletrônica nos aeroportos

Mais que as habituais câmeras de monitoramento, os terminais aeroportuários necessitam de recursos avançados. Como é o caso das tecnologias com inteligência artificial, que são abarcadas pelos sistemas de segurança eletrônica, possibilitando ações preventivas na iminência de qualquer não conformidade identificada. Os softwares dotados de IA podem ser aplicados a sensores de inspeção de bagagens, por exemplo. Com visão computacional, baseada em padrões do comportamento humano, é possível reconhecer objetos suspeitos, otimizando o tempo gasto no processo e mitigando falhas na operação.

Outro avanço promovido pela integração da inteligência artificial à segurança eletrônica nos aeroportos é a análise perimetral das áreas – configuração essencial, considerando que qualquer invasão ou interferência nas pistas pode comprometer a segurança de passageiros e funcionários, além de gerar atrasos em pousos e decolagens.

Os sensores de perímetro conseguem identificar, classificar os diferentes elementos presentes no local e filtrar ocorrências, notificando sobre os pontos de atenção e ignorando aqueles que não representam risco. O sistema é capaz de alertar à distância a central de monitoramento, comunicando os padrões e a classificação do invasor. A tecnologia evita falsos alarmes e facilita a ação precisa dos operadores. 

Case Avantia: projeto Azul Linhas Aéreas

Um modelo de aplicação da inteligência artificial na segurança dos aeroportos é o projeto desenvolvido pela Avantia em parceria com a Azul Linhas Aéreas, para a concepção e implementação de um hangar para as aeronaves da companhia, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Uma solução de alta tecnologia, que contou com sistemas de vídeo monitoramento e câmeras inovadoras, com analíticos de vídeo que controlam o acesso de pessoas e veículos.

Veja mais sobre este projeto aqui >>  https://www.avantia.com.br/blog/projeto-inovador-criado-pela-avantia-para-a-azul/

A segurança aeroportuária é imprescindível para o crescimento econômico do país. Além do setor de turismo, o transporte aéreo impacta a importação e exportação, taxas de câmbio, entre outras áreas correlacionadas. Por isso, é essencial que a tecnologia para a proteção dos aeroportos esteja em constante evolução.

Segundo os dados apresentados no congresso Passenger Terminal Expo 2023, realizado em Amsterdã, a segurança nas operações do segmento terá avanços consideráveis nos próximos 20 anos, como a digitalização de processos, reforço em cibersegurança, uso de identidades digitais com ferramentas de inteligência artificial para analisar dados de passageiros, entre muitos outros novos recursos.

Fale com a Avantia e conheça mais sobre o desenvolvimento e gestão estratégica de sistemas de segurança em aeroportos e demais ambientes complexos.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish