fbpx

ARTIGO: Onde está o Wally?

20 mar 2019 AMS, Artigos

*Por Deaulas Neto

Quem nasceu nos anos 90 provavelmente deve ter passado um bom tempo procurando esse rapaz. Em 1987, Martin Handford criou uma série de livros infantis chamados “Onde está o Wally?” onde o desafio concebido por ele era encontrar o Wally no meio de um (quase) carnaval de outros personagens.

Mas imagina só como ficou essa brincadeira depois da inteligência artificial (IA)? Agora existem sistemas baseados em IA que, literalmente, podem encontrar uma pessoa no meio de um carnaval.

A história da IA começou por volta dos anos 40, mas apenas na última década é que a gente pode ver mais de perto os benefícios trazidos por essa área da computação. Acredita-se que esses avanços são devidos à evolução dos hardwares – com placas mais potentes de GPU – e do próprio IA – com Machine Learning e Deep Learning.

A revolução tecnológica já transformou os mais diversos aspectos das nossas vidas, como a comunicação, mobilidade e entretenimento. Por exemplo, quem se lembra como eram os nossos dias sem os smartphones? Mandar mensagens por WhatsApp, chamar um Uber ou escutar uma música nesses aparelhos se tornou algo do mais do que comum no nosso dia a dia.

Agora chegou a vez do setor de segurança também passar por uma disrupção. As tecnologias como visão computacional, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) estão evoluídas e acessíveis em um ponto que permitem grandes mudanças no setor de Segurança.

Imagine, por exemplo, pessoas, empresas e governos colaborando ativamente com o objetivo de melhorar a segurança de uma população. Por meio da integração de câmeras públicas e privadas, analíticos de áudio e vídeo, sensores (IoT) e aplicativos de celular, poderíamos ter uma rede de tecnologia servindo como base para uma verdadeira comunidade de segurança.

E isso já está em fase de testes, a união de todos estes mundos para uma solução em comum. Essa plataforma de segurança pública e privada que se utiliza da inteligência artificial já está se tornando realidade.

Ainda existem muitos desafios pela frente, desde a criação de novas tecnologias até a mudança de hábito das pessoas. Não será fácil. Mas o futuro já chegou e, pelo menos, ficou bem mais fácil de achar “onde está o Wally”.

Deaulas Moreira Neto, Gerente de Produtos da Avantia

Deaulas Neto é formado em Ciência da Computação e tem MBA em Gestão Empresarial. Atua com desenvolvimento de softwares e soluções de tecnologia há mais de 10 anos. Além de ministrar palestras sobre o assunto, hoje é responsável pela área de Produtos da Avantia.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish