fbpx

As certificações de segurança

17 abr 2023 Educação

Descubra quais são as mais valorizadas no mercado e como elas podem impulsionar a sua carreira.

Com o crescente aumento das preocupações com segurança física, a demanda por profissionais capacitados e certificados na área tem crescido consideravelmente. Para quem deseja ingressar nesse mercado de trabalho ou já atua nele, é importante conhecer as principais certificações na área de segurança.

No episódio do nosso Security Talks sobre: A importância do Toque Feminino na segurança, nossa convidada Manoella Marques, Especialista em Inteligência Protetora de Segurança Global – na Meta, compartilhou seus conhecimentos sobre as certificações mais procuradas pelos profissionais, quais as vantagens e como elas podem ajudar a alavancar a carreira de quem trabalha com segurança.

Uma das certificações mencionadas foi a CPP, Certified Protection Professional.

A certificação CPP é emitida pela ASIS International, uma das principais organizações do mundo em segurança. Para obter a certificação, é necessário passar por um processo rigoroso de avaliação que inclui teste escrito, avaliação de experiência profissional e referências, além de uma entrevista.

Além da certificação CPP, há outras certificações importantes na área de segurança:

A certificação CPP é emitida pela ASIS International, uma das principais organizações do mundo em segurança. Para obter a certificação, é necessário passar por um processo rigoroso de avaliação que inclui teste escrito, avaliação de experiência profissional e referências, além de uma entrevista.

Além da certificação CPP, há outras certificações importantes na área de segurança:

Certified Security Project Manager (CSPM): certificação emitida pelo Security Industry Association (SIA) para profissionais que atuam como gerentes de projetos na área de segurança. O processo de certificação inclui um teste escrito e avaliação de experiência profissional.

Certified Protection Professional – Board Certified (CPP-BC): certificação emitida pela ASIS International para profissionais que já possuem a certificação CPP e desejam demonstrar conhecimento em áreas específicas, como segurança cibernética ou gerenciamento de crises.

Ter uma certificação na área de segurança pode fazer a diferença na hora de buscar emprego ou ser promovido dentro da empresa. Além disso, as certificações podem ajudar a garantir que os profissionais estejam atualizados com as melhores práticas e tendências na área de segurança.

Segurança Cibernética

Atualmente, a segurança cibernética também se tornou uma das principais preocupações de empresas, organizações e governos em todo o mundo.

Com a crescente ameaça de ciberataques e a constante evolução das tecnologias, é fundamental garantir que as informações estejam protegidas contra potenciais vulnerabilidades.

Nesse contexto, as certificações em segurança cibernética se tornaram uma importante ferramenta para a validação de habilidades e conhecimentos em relação às melhores práticas de segurança da informação.

Essas certificações, concedidas por organizações reconhecidas internacionalmente, atestam que um profissional possui habilidades específicas e está apto a executar tarefas relacionadas à segurança cibernética de forma adequada.

Existem diversas certificações disponíveis para quem deseja trabalhar com segurança cibernética, algumas das principais:

CISSP (Certified Information Systems Security Professional): A certificação CISSP é uma das mais populares no mercado de segurança cibernética. Ela é voltada para profissionais com experiência em segurança de sistemas, redes e infraestrutura. Para obter a certificação, é necessário passar em um exame que avalia o conhecimento do profissional em áreas como segurança e gerenciamento de risco, criptografia, segurança de rede e gerenciamento de identidade e acesso.

CISM (Certified Information Security Manager): A certificação CISM é voltada para profissionais que atuam na área de gestão de segurança da informação. O exame avalia o conhecimento do profissional em áreas como governança de TI, gerenciamento de riscos, gerenciamento de incidentes e continuidade de negócios.

CompTIA Security+ A certificação CompTIA Security+: é uma das mais básicas na área de segurança cibernética, mas ainda assim é muito valorizada no mercado. Ela é indicada para profissionais iniciantes na área ou que desejam adquirir conhecimentos básicos sobre segurança de redes, criptografia, prevenção de ameaças e gerenciamento de identidade.

CEH (Certified Ethical Hacker):  A certificação CEH é uma das principais certificações em segurança da informação. Ela é emitida pelo International Council of E-Commerce Consultants (EC-Council) e é destinada a profissionais de TI que desejam aprimorar suas habilidades em segurança cibernética e ética hacker.O exame avalia o conhecimento do profissional em áreas como técnicas de hacking, análise de vulnerabilidades, exploração de redes e aplicativos.

Além dessas certificações, existem muitas outras disponíveis no mercado de segurança cibernética e física. A escolha da certificação ideal dependerá das habilidades e interesses do profissional, além das exigências do mercado de trabalho. Independentemente da escolha, é importante buscar sempre atualização e aprimoramento contínuo, pois a área de segurança está em constante evolução.

Na Avantia temos desafios diários para atender os clientes com a qualidade que merecem. Por aqui, temos  colaboradores certificados e valorizamos a cultura do aperfeiçoamento e aprendizado constante.

Para assistir na íntegra o episódio do Security Talks mencionado na matéria, e ficar por dentro de todas as informações acesse: A Importância do Toque Feminino na Segurança

Referências:

https://www.eccouncil.org/
https://www.kasolution.com.br/Home
https://www.isaca.org/

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish