fbpx

Central de Monitoramento inteligente.

21 jan 2022 AMS, Tecnologia de Segurança

Torne mais ágil e prática a gestão da segurança da sua empresa.

A central de monitoramento é um espaço para observar ambientes, pessoas, equipamentos, tudo o que gira em torno dos processos e operações, tanto internos quanto externos, de um estabelecimento. O maior objetivo de uma central de monitoramento é reunir e demonstrar dados extraídos a partir de equipamentos de segurança, para permitir agilidade no desempenho dos operadores, de forma confidencial, focada e restrita.

De modo mais seguro, os dados e informações são armazenados confidencialmente, sem que haja riscos de vazamento de informações, para serem analisados quando necessário por um profissional capacitado e experiente.

Funcionalidades dos equipamentos da central de monitoramento

Os equipamentos de segurança captam imagens e sons de ambientes, permitindo notificações sobre possíveis acidentes, riscos, falta de profissionais ou materiais, perda de equipamentos ou mau uso. Isso auxilia no momento das tomadas de decisão, para que sejam mais assertivas, a partir do que está sendo visto em tempo real. Há casos, também, em que é necessário confirmar ou comprovar uma informação. Assim, a busca nos dados captados pode se tornar um pouco mais fácil. 

Esses instrumentos da central de monitoramento, integrados a diversos tipos de softwares, permitem ainda conexão e funcionamento à distância, desde a troca de informações até o acesso aos ambientes, sem a necessidade de estar presente fisicamente no local. 

Indicação de leitura: Monitoramento Inteligente sem câmeras de última geração

A vantagem da Nuvem

Ao optar por um Software de monitoramento em nuvem, não há a necessidade de uma estrutura física, já que as “nuvens” ficam alocadas em grandes empresas multinacionais voltadas à armazenagem digital, trazendo economia e praticidade. 

Já o Software de monitoramento desktop funciona diretamente no computador e necessita de um servidor central para atuar. Além de ser necessário o uso de máquinas específicas que fiquem ligadas 24h por dia, todos dias. É preciso ter máquinas reservas, refrigeração contra superaquecimento, instalação de cabos de rede internamente no estabelecimento e backup físico (contando com o espaço para armazenamento deles). 

Integração da Inteligência Artificial aos equipamentos da central de monitoramento

O diferencial da Avantia é a customização de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning, que facilita na identificação e permite notificações assertivas de erros, oferecendo melhor funcionamento aos seus processos. Aproveitando o legado já existente, não há a necessidade da troca dos equipamentos de segurança do local, apenas atualizar os softwares e integrar o sistema à inteligência artificial, seguindo as necessidades e especificidades da empresa. 

Separamos algumas dicas para garantir o controle dos processos e manter o ambiente adequado para o exercício eficiente das funções:

  • O acesso às centrais de monitoramento deve ser restrito somente a pessoas autorizadas;
  • Câmeras de segurança devem estar ligadas e acessíveis ao operador;
  • Número mínimo de monitores para analisar, oferece maior foco e efetividade na tomada de ações assertivas.

Menos é mais

Juntamente à integração da inteligência artificial nos equipamentos, vem inúmeras tecnologias, como algoritmos, sistemas machine learning, neurais artificiais e, onde somos especialistas, analíticos de vídeo. Estes atuam de forma autônoma, identificando diversas situações por meio de softwares de monitoramento inovadores e personalizados. Isso faz com que não haja a necessidade de muitas telas que mostram todos os locais que estão sendo monitorados, pois a partir da integração entre câmeras e alarmes, é possível abrir a câmera específica da ocorrência quando o sistema da central de monitoramento recebe uma notificação. 

Dentre as vantagens em adotar a inteligência artificial como um meio de melhorar o monitoramento, podemos citar: 

  • Redução de custos;
  • Atividades de segurança otimizadas;
  • Monitoramento constante e altamente preciso;
  • Padronização nas tomadas de ações,
  • Melhoria na análise dos acontecimentos gerais.

Central de monitoramento segura 

Por ser um local que cuida da segurança geral, a central de monitoramento deve ser um ambiente protegido. É recomendável o uso de alarmes de intrusão, câmeras de segurança, medidas de segurança de T.I, controle de acesso eletrônico, sistema de alarme de incêndio, backup de energia.

Além disso, o número de operadores deve ser suficiente para lidar com todas as demandas. Precisam receber treinamentos periódicos e ter recursos de comunicação adequados. O mobiliário também deve atender às normas ergonômicas, entre outros, visando sempre o bem-estar do operador e a boa desenvoltura e desempenho de funções. 

Se você tem dúvidas sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar sua central de monitoramento, entre em contato com a gente!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish