fbpx

Monitoramento inteligente sem câmeras de última geração

18 fev 2021 Institucional, Tecnologia de Segurança

Saiba como otimizar o seu sistema de monitoramento com os equipamentos existentes

Quando o assunto é investimento em analíticos de vídeo inteligente, muitos empreendedores/gestores que já possuem uma grande estrutura de câmeras analógicas acreditam ser necessário substituir todos os equipamentos e começar do zero, e que isso, consequentemente, significará um grande custo para a empresa. Essa visão é equivocada e vamos explicar por quê.

Em muitos casos, é totalmente possível aproveitar a estrutura de segurança analógica já existente na empresa e somente adaptá-la com as novas tecnologias disponíveis no mercado. O aproveitamento do legado significa agilidade na transição, menor valor de investimento e facilidade na adaptação às novas tecnologias.

A importância dos analíticos no monitoramento de segurança

De alguns anos para cá, os sistemas de monitoramento assumiram papéis que vão muito além da segurança de pessoas e patrimônios. Hoje, eles são utilizados para melhorar a gestão de colaboradores, para o levantamento de dados a fim de trazer informações estratégicas para diversos departamentos como marketing, recursos humanos e outros, na redução de custos de produção, entre muito mais aproveitamentos. E isso só é possível por conta da utilização dos analíticos inteligentes, que aos poucos foram dominando os equipamentos tradicionais.

Hoje, é possível desenvolver softwares baseados em Inteligência Artificial, que identificam eventos e padrões nas imagens monitoradas, tornando o monitoramento uma atividade completa e que agregue valor ao negócio. As atuais tecnologias também permitem acionar dispositivos remotamente, receber notificações quando há um evento fora do normal, subir imagens em nuvem e ter acesso ilimitado, online e mobile a elas, além da produção de relatório periódicos com dados captados pelo sistema.

Uma das principais vantagens do monitoramento inteligente é que a detecção inteligente de eventos torna a atividade mais assertiva e menos sujeita a erros. Assim, a equipe de operadores passa a atuar de forma mais produtiva e eficaz, já que não é necessário ficar atento a cada segundo dos vídeos.

Como fazer a adaptação

Câmeras IP que possuem tecnologia embarcada de análise de vídeo realizam automaticamente a gestão dos dados captados. Já os modelos analógicos não são conectados em rede e não possuem nenhum software que permita a detecção automática de eventos.

A solução, então, é rodar os softwares de análise inteligente fora da câmera. Caso o aparelho não suporte essa tecnologia, ainda há uma saída: utilizar a plataforma inteligente por meio de uma nuvem e aplicá-la no aparelho que realiza o armazenamento dos vídeos. Assim, a câmera analógica continuará gravando imagens normalmente.

Nesse caso, na etapa de storage haverá tratamento das imagens e o analítico inteligente, então, transmitirá para a central de monitoramento os respectivos alertas quando ocorrências forem verificadas pelo sistema presente na nuvem.

A Avantia é uma empresa altamente capacitada para avaliar seu sistema de monitoramento e propor as melhores adaptações com soluções próprias baseadas em inteligência artificial. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish