fbpx

Como evitar perdas na indústria?

06 jul 2022 Industria, Security Talks

Conheça soluções tecnológicas aplicadas à prevenção de perdas na indústria

O assunto prevenção de perdas já é bastante conhecido e difundido, especialmente no varejo. Mas, quando esse tema aparece no segmento da indústria, o histórico e as referências são escassos e os parâmetros ainda vêm sendo construídos.

Muitas vezes, o foco da prevenção de perdas na indústria está voltado para a segurança patrimonial. Já, o controle de processos e a consequência direta nos custos, observado com o viés de prevenir perdas, tem ganhado mais atenção recentemente, e vem se tornando uma área estratégica, que une tecnologia e capital humano qualificado, e que contribui de forma sustentável para o aumento da rentabilidade dos negócios.

Foi isso que Gabriel Cunha, que atua como gestor corporativo da área de prevenção de perdas das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, contou em conversa com Antônio Egito, gerente de negócios da Avantia, durante uma recente edição do Security Talks.

Muitas indústrias ainda estão organizando suas áreas de prevenção de perdas. Algumas não existem com esse nome, embora já agreguem essa função no seu dia a dia. Áreas como auditoria, segurança, gestão de riscos, são alguns exemplos. Mas essa realidade está mudando.

A prevenção de perdas traz características estratégicas, tendo a missão de entregar mais sustentabilidade para as companhias e estabilidade para os colaboradores trabalharem com padrões e com segurança. Eficiência operacional é um dos compromissos da área de prevenção de perdas, na qual todos podem e devem atuar como fiscais.

Isso envolve o preparo de todo o time para uma visão mais analítica dos processos e dos problemas. “ Segurança patrimonial é importante, e não devemos baixar a guarda para isso, mas o que as áreas de prevenção de perdas precisam é de inteligência para acompanhar processos, para a busca da eficiência operacional, levando conhecimento aos gestores e entregando valor para a empresa”, ressaltou Gabriel.

Quando comparada ao varejo, que foca seus esforços de prevenção de perdas em campos como armazenagem e distribuição, a indústria traz o acréscimo dos riscos de perdas no processo produtivo. “Esse quesito torna o trabalho de prevenir as perdas na indústria bastante complexo, pois ainda não temos padrões para replicação, uma vez que cada indústria, embora seja do mesmo segmento de outra, traz muitas peculiaridades. Por ser uma área relativamente nova na indústria, não há muitos parâmetros e referências específicas”, destacou.

A falta dessas referências faz com que estudos e análises sejam a parte inicial de todo processo de implantação de uma área de prevenção de perdas na indústria. Gabriel mencionou que é preciso fazer uma análise de riscos, avaliando pontos fracos e fortes. “Também temos que entender o que existe em estrutura física para controle e segurança, o que é bom, o que está ultrapassado, assim como analisar as oportunidades para elaboração de um diagnóstico e de um plano de trabalho”.

As soluções envolvem investimento em tecnologia, capacitação de todo o time da área de prevenção de perdas e disseminação da cultura para os colaboradores de outros setores. Alguns exemplos do que pode ser aplicado para evitar perdas na indústria:

  • Atualização do parque de CFTVs: Com o uso de analíticos e inteligência artificial, o monitoramento deixa de ser passivo e passa a ser ativo e autônomo, o que possibilita fazer a gestão da segurança e dos processos produtivos da matriz e das filiais a partir de uma central de controle e monitoramento. As câmeras apoiam a operação, pois entregam as informações para as equipes serem proativas;
  • Manutenção:  Ter um contrato de manutenção alinhado com a empresa parceira que já faz o fornecimento de CFTV evita gasto de tempo e energia da equipe de trabalho e de mais recursos com a solução de eventuais problemas. Para isso, ter SLAs alinhados às necessidades é fundamental;
  • Videomonitoramento para auditorias e acompanhamento de processos: Por meio da CFTV, é possível fazer auditorias de prevenção de perdas e acompanhamento de padrão de processos sem a necessidade de ter alguém ao lado do operador;
  • Pallets: Identificar quantas caixas ou pallets vem da produção para os armazéns, de forma inteligente e autônoma, é um ganho que permite automatizar controles e inventários; 
  • Drones com câmeras: Essa ferramenta permite uma visão ampla do parque fabril, detectando previamente problemas em telhados, calhas, ou outras situações na estrutura;
  • Ronda com celular e app para gestão das ocorrências: O bastão de ronda e o rádio comunicador, substituídos pelo celular e por um aplicativo com leitura de QR Code, possibilita check list e permite registros e apontamentos de não conformidades. Com isso, os gestores das áreas impactadas recebem informações em tempo real, o que agiliza as tratativas;
  • Qualificação do time de segurança: Todo efetivo de segurança e da área de prevenção de perdas precisa estar preparado e motivado, com treinamentos atualizados e pleno conhecimento das ferramentas, otimizando o trabalho do dia a dia.

A tecnologia traz muitos recursos, e é preciso estar preparado para utilizá-los e atuar nas situações de risco. “As câmeras, por exemplo, mostram tudo, mas você tem que saber para onde olhar e o que procurar. A prevenção de perdas é um processo investigativo”, diz Gabriel.

Mais segurança para as indústrias

Entre os segmentos de mercado para os quais a Avantia oferece soluções inteligentes, está a indústria. Além de atuar com tecnologias para auxiliar no controle e prevenção de perdas, a segurança também é foco das tecnologias já existentes.

Através de inteligência artificial e analíticos de áudio e vídeo, algumas soluções oferecidas são:

  • Controle de acesso de pátio, portarias e recepções
  • Reconhecimento de placas de veículos
  • Rastreamento de veículos e cargas
  • Detecção do uso de EPIs
  • Análise de comportamento suspeito ou indevido
  • Detecção de objeto deixado ou retirado
  • Contagem de pessoas
  • Monitoramento de ambientes restritos
  • Alarme de abertura ou fechamento de porta
  • Alarme de temperatura
  • Sensores de incêndio, vazamento e ruídos
  • Analíticos de áudio, para detectar sons inusitados em ambientes internos ou externos

Para saber mais como as tecnologias desenvolvidas pela Avantia para a indústria e como elas podem impactar na redução do custo operacional, tornando suas operações mais eficientes e garantindo a segurança de pessoas e ativos, entre em contato com nossa equipe.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish