fbpx

Como melhorar a segurança nas escolas?

11 abr 2023 Educação

Conheça alguns recursos que podem auxiliar na proteção dos estudantes

Nos últimos dias, temos visto uma série de notícias sobre invasões em escolas. Infelizmente, essa não é uma situação nova, mas cada caso traz à tona a importância de discutir e implementar medidas de segurança nas instituições de ensino.

Todo ambiente precisa de um bom planejamento administrativo que priorize a segurança e no caso das escolas, é fundamental não apenas para a proteção dos alunos e professores, mas também para garantir que o ambiente escolar seja propício ao aprendizado e ao desenvolvimento humano.

Instituições de ensino muitas vezes se tornam alvos para pessoas mal-intencionadas, que podem entrar nas instalações com armas ou outros objetos perigosos e causar danos irreparáveis.

Conheça algumas boas práticas que podem auxiliar contra tais situações:

Gestão de Risco

A gestão de risco no ambiente escolar é fundamental e precisa ser uma preocupação constante dos gestores, que lidam com grande fluxo de alunos, entre crianças e adolescentes de diversas idades. Neste contexto, o cuidado deve ser redobrado.

Acidentes, brincadeiras perigosas, vulnerabilidade dos alunos na entrada e saída são apenas alguns dos riscos existentesnos ambientes escolares.

Outros problemas podem ser identificados quando não existem uma gestão eficiente na área, sem recursos de vigilância adequados, como:

– Perdas e furto
– Uso de materiais ilícitos
– Conflitos
– Presença de pessoas não autorizadas
– Atuação indevida de colaboradores, entre outros.

Saber destas tendênciase locais perigosos para os alunos é imprescindível para identificar quais são os grandes gargalos de segurança na escola, evitando assim situaçõesque coloquem os alunos em situações de risco.

Veja a seguir algumas orientações para aprimorar a gestão de risco no ambiente escolar:

1. Desenvolver um plano de análise de risco no ambiente escolar

Através da análise de riscos, todos os possíveis eventos são analisados e planos de ação podem ser elaborados para prevenção de acidentes e ocorrências negativas. Identificar as fraquezas é a base para fortalecer a gestão de uma instituição – inclusive estudantil.

Diante dos constantes indicadores de violência urbana e até dentro das escolas, a prevenção de riscos são assuntos de ordem no ambiente escolar. Para fazer esta análise, alguns pontos precisam ser respondidos, como a vulnerabilidade do local a alguma ameaça específica, os impactos negativos dessa ameaça e a probabilidade dessa ameaça afetar as pessoas e a instituição.

Nesta etapa são usados gráficos, registros de eventos e sequências, observação de rotina e outras técnicas, que fazem parte da gestão de risco.

2. Identifique situações e locais perigosos para fazer a gestão de risco

Pátios, quadras, playground e brinquedotecas podem ser os locais mais comuns para incidentes com alunos.

Quanto ao fluxo de pessoas, um local claro de risco para alunos e a instituição como um todo são os acessos. Ter o controle de entrada e saída de alunos e veículos pode evitar colocar em risco a integridade de todos com a presença de pessoas indesejadas e mal-intencionadas.

3. Oriente os alunos sobre os principais riscos

A comunicação clara por parte da escola com seus alunos sobre os perigos que rondam o ambiente escolar é fundamental para a proteção de todos. Palestras abordando sobre interação com estranhos na entrada e saída, riscos de violência sexual e demais perigos podem ser a garantia de uma vida escolar mais consciente.

Também é importante aliar as práticas escolares com ações de proteção patrimonial e o discurso claro de que o ambiente estudantil é inclusivo e seguro para todos. Manter este diálogo com os alunos pode permitir maior confiança na instituição e assim, impactar no processo educacional também.

4. Modernização dos sistemas de segurança

A educação já anda de mãos dadas com a tecnologia há bastante tempo. Instituições de ensino que contam com modernos sistemas de segurança tem mais opções de gerir os riscos no ambiente escolar, visualizando, por exemplo, envolvidos em uma briga ou o momento da entrada e a identificação de estranhos na escola.

Lembrando que o diálogo e a educação são mais eficazes na educação dos alunos, se há envolvimento deles em alguma situação perigosa.

A tecnologia atua como um complemento neste cenário, já que permite a visualização dos acontecimentos, o monitoramento do fluxo em diferentes áreas da instituição e até a detecção de determinadas situações dentro do ambiente escolar, como retirada de objetos de valor, contagem de pessoas dentro de uma sala, monitoramento de invasão e outras possibilidades do uso de tecnologia inteligente no sistema de segurança.

5. Integração de soluções de controle de acesso de pessoas e veículos

Como a educação dentro de uma instituição é prioridade, a segurança deve estar bastante estabilizada. Um sistema que integra sistemas de controle de acesso, segurança predial, monitoramento e entrada de veículos pode ser um grande auxílio para os gestores das instituições, que poderão se dedicar ainda mais para o exercício educacional.

É o momento de modernizar os seus sistemas de segurança? Vamos conversar!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish