fbpx

Inteligência Artificial pode eliminar alarmes falsos na segurança eletrônica

11 jan 2021 AMS, Artigos, Áudio e Vídeo, Tecnologia de Segurança

Descubra como tornar o monitoramento eletrônico eficaz com a ajuda da inteligência artificial e, assim, evitar falsos disparos de alarmes

O disparo de sequências diversas de alarmes falsos é uma das piores situações para uma central de monitoramento eletrônico de uma empresa. Esses episódios podem colocar em dúvida a credibilidade do setor de segurança, levando as pessoas a desacreditarem em alarmes reais.

Mas o que pode causar alarmes falsos nas empresas? São situações diversas, como a interação dos usuários na ponta, a realização de testes por conta própria, desativação equivocada em momento fora do padrão estabelecido e a falta de ativação da central. Há, também, situações relacionadas a agentes da natureza, como disparos causados por chuvas ou ventos fortes, nevoeiros, raios, entre outros.

A presença de roedores também pode disparar alarmes devido ao rompimento de cabos ou, até mesmo, a danificação dos equipamentos. Outro erro comum é a falta de manutenção dos equipamentos de alarmes, gerando situações de mau funcionamento.

As consequências dos alarmes falsos

O falso disparo de alarmes de segurança podem trazer diversas consequências negativas para as empresas, tais como:

  • Desvio na prioridade de atendimento dos alarmes;
  • Alto consumo de recursos da central de monitoramento eletrônico;
  • Desconfiança e perda de credibilidade entre os usuários da solução;
  • Descrédito perante os serviços públicos, basicamente realizado pela polícia;
  • Geração de custos de manutenção desnecessários.

De que forma a inteligência artificial pode ajudar a evitá-los?

O videomonitoramento tradicional, que apenas possibilita a visualização de imagens, já é uma prática ultrapassada. O uso de inteligência artificial para controlar toda uma planta é cada vez mais comum e analíticos de vídeo aplicados nas câmeras otimizaram a atividade, tornando este monitoramento eletrônico proativo e eficaz, garantindo o tratamento de ocorrências.

A Avantia possui um conjunto próprio de analíticos de vídeo especialmente desenvolvidos para a atividade de segurança, sendo capazes de gerar alertas para a equipe de monitoramento eletrônico sempre que eventos de risco específicos são detectados. Todos esses recursos fazem parte do AvVA, uma suíte de aplicativos que realizam análise inteligente das imagens baseado em visão computacional. Esses analíticos podem ser aplicados em um parque de câmeras analógicas ou digitais através de software.
 
Vale ressaltar que reduzir a zero essa demanda é impossível, mas deve ser o foco do processo de gestão de alarmes falsos. Assim, a melhoria contínua das operações de atendimento se torna evidente e com um objetivo claro a ser alcançado.

A inteligência artificial acompanha a evolução tecnológica do mercado de segurança eletrônica, e a Avantia possui inovações que elevam essa evolução e entregam o melhor ao mercado de monitoramento eletrônico.

Coautor: Douglas Brito, gerente de negócios.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish