fbpx

Os processos de Security na retomada da economia

14 ago 2020 AMS, Áudio Alerta, Áudio e Vídeo, Avantia Labs, Energia, Experiência do Cliente, Infraestrutura, Security Talks, Tecnologia de Segurança

A discussão em torno dos desafios da área de segurança é muito comum nos dias de hoje, e não é diferente para uma empresa da área de energia. Recebemos na última edição do Security Talks Online o Marcelo Guedes, Head de Security da Enel.


Por ser uma empresa de origem italiana, as boas práticas em relação à prevenção ao Covid-19 chegaram primeiro por aqui.


Os desafios são muitos, e como gerenciar a segurança no meio à pandemia, e mesmo após ela?


Na opinião do Marcelo, o gestor de segurança após a pandemia terá que atuar de forma ampliada. Esta situação foi uma surpresa, mas a partir de agora será preciso fazer previsões e agregar valor para o negócio, mitigar riscos, e investir em ações preventivas, com o apoio da tecnologia.
No caso da Enel, soma-se aos desafios as questões geográficas, com operações em diferentes estados, cada um com uma regra diferente. É preciso pensar no novo e se preparar para a retomada, que virá acompanhada de muitas incertezas.


Até há pouco tempo, a segurança pensava sobre os ativos fixos, nas pessoas nos escritórios, e agora é preciso pensar em seus ambientes remotos, com diferentes realidades. A empresa já seguia rigorosos protocolos para expatriados, como mapeamento dos bairros e das regiões, que agora também são utilizados para os colaboradores que atuam em home office.


Inovação na Segurança
Um dos mercados que mais se inova e emprega a tecnologia é a segurança, e toda esta tecnologia precisa ser aplicada e analisada para gerar valor para a empresa. Além disso, o trabalho integrado entre as áreas da segurança, de mercado, de sustentabilidade e do pessoal de campo, é essencial para o sucesso da área.


Estamos passando por um momento de revolução, aprendendo e evoluindo, com planejamento a várias mãos. O gestor de segurança hoje precisa demonstrar expertise e agregar valor ao negócio, apontando todas as vulnerabilidades que estão incorridas em várias áreas da empresa.

Assista o episódio na íntegra:

Assista os episódios anteriores aqui

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish